Segunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A disputa da ALE-RO repete ‘confinamento’ da década passada


  A disputa da ALE-RO repete ‘confinamento’ da década passada - Gente de Opinião


Quem não lembra, que na década passada, o então candidato a presidência da Assembléia Legislativa Natanael Silva (PP), confinou em uma fazenda próxima a capital, uma “boiada” de deputados aliados para garantir a fidelidade da sua manada até o dia da eleição? Com isso, assegurou em fevereiro de 2003 uma surpreendente vitória sobre o candidato governista Silvernani Santos, ungido do então governador José Bianco.

Naquela dramática disputa, uma deputada, então namorada do poderoso empresário Pedro André, considerada como voto de Silvernani, acabou votando em Natanael, justamente o adversário do empresário, causando o fim do tumultuado relacionamento apelidado na época de casal “Sansão e Dalila”. Foi um lance espetacular.


 

A disputa da ALE-RO repete ‘confinamento’ da década passada - Gente de Opinião
A disputa da ALE-RO repete ‘confinamento’ da década passada - Gente de Opinião

Pois é, a história política de Rondônia tem sido muito recorrente Ao meio de tantas traíras, na atual disputa, o sistema de confinamento voltou à baila, inspirado na vitória de Natanael. Pelo menos meia dúzia de deputados – os considerados mais volúveis – já estão confinados numa fazenda, a beira do aprazível Rio Mequéns, para garantir a fidelidade – e a vitória de um dos candidatos em 1º de fevereiro. Desta vez, o beneficiado é o favorito Valter Araújo (PTB-Porto Velho).

Enfim, temos lances curiosos de novo, na disputa do parlamento estadual. Formou-se uma coalizão frankstênica – do mesmo modo que foi constituída aquela que elegeu o atual governador Confúcio Moura – para emplacar o deputado estadual Valter Araújo no comando do parlamento estadual.

Com uma seleção de articuladores ao seu lado, de todos os credos – desde sabichões do quilate de Ivo Cassol, passando por Carlão de Oliveira e chegando até Expedito Júnior – Valter Araújo já conta com apoio inclusive dos deputados do Partido dos Trabalhadores – PT para chegar lá. Até a deputada eleita pelo prefeito Roberto Sobrinho, Epifânia, é considerada voto certo de Araújo.


 

A disputa da ALE-RO repete ‘confinamento’ da década passada - Gente de Opinião A disputa da ALE-RO repete ‘confinamento’ da década passada - Gente de Opinião


Encurralado pelas tropas do general Valter Araújo, a beira do Rio Madeira, o candidato da base aliada Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná) tenta reagir e para tanto, espera apoio do 7º Regimento da Cavalaria do general Custer, no caso do governador Confúcio Moura. Os governistas acreditam que a parada já está equilibrada, colocando mais pimenta na peleja, enquanto que a mídia da capital pende majoritariamente - e já festeja antecipadamente uma vitória avalassadora do postulante trabalhista. E ninguém lembra, sequer por prudência, ao falar em vitória antecipada, que na ALE, já teve virada de última hora? Amizael virou em 1985 sobre Amir Lando minutos antes do início da votação.
 

A disputa da ALE-RO repete ‘confinamento’ da década passada - Gente de Opinião A disputa da ALE-RO repete ‘confinamento’ da década passada - Gente de Opinião



Em Rondônia, onde os favoritos constantemente sucumbem perante as zebras, eis que Jesualdo vem pintado de listrado para a peleia. Por isso, precavendo-se contra a zebra, temos o confinamento de parlamentares, a beira do Rio Mequéns...
 

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV / Eventos
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Vidas ricasA Amazônia é cantada em prosa e verso por suas grandezas, desde sua ampla biodiversidade até o inigualável volume do Rio Amazonas e a var

Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas

Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas

Borboletas cínicasJusto quando um dilúvio desaba sobre o Sul, no Norte se especula sobre com que condições atmosféricas os participantes da COP30 s

 Sérgio Gonçalves vai apanhar muito nos debates que virão

Sérgio Gonçalves vai apanhar muito nos debates que virão

Eleições já não resolvemO mundo está diante de uma encruzilhada climática: ou aplica recursos financeiros e tecnológicos para evitar a catástrofe a

Junho começa com uma série de especulações e balões de ensaio para as eleições

Junho começa com uma série de especulações e balões de ensaio para as eleições

Leite sem vacaEm todos os sentidos, do pessoal ao empresarial, quem não acompanhar o progresso da ciência será atropelado, arriscando-se a chegar a

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)