Quarta-feira, 29 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Hiram Reis e Silva

Estado Democrático de Direito


Estado Democrático de Direito - Gente de Opinião

Bagé, 02.09.2021

 

O Coronel de Engenharia Higino Veiga Macedo, meu Caro Amigo e Mentor, enviou-me mais um texto de sua autoria que faço questão de compartilhar com os leitores.

 

Estado Democrático de Direito

Por Cel Eng Higino Veiga Macedo

 

Hoje são tantas autoridades a arrotar Estado Democrático de Direito que soa como palavras mágicas para postar, o falador, de estadista, liberal, líder. Em particular marxista como ator no faz de conta de defender liberdades. 

A frase é um amontoado de palavras sem nenhum nexo plausível. É uma solene exaltação pseudointelectual ao óbvio. Bem ao gosto dos marxistas: coloca-se a frase na conta do materialismo dialético, porque logo as palavras serão substituídas por outras de melhor formatação verborrágica que soarão melhor como jargão de discurso e palavras de ordem em manifestações manipuladas. 

Numa tentativa de entender o conjunto, é preciso a analisar palavra por palavra, começando pela etimologia e, seguindo sua evolução, entender o que realmente significa: a hermenêutica. 

O que se entende de fato por Estado é a definição simples e clássica: uma NAÇÃO organizada por leis e regras, consuetudinárias ou criadas. Portanto, só haverá Estado se houver leis e  costumes que regulem o que cada nacional possa fazer ou saiba como proceder. Nenhuma novidade desde gregos e romanos. Esse Estado tem sua etimologia em “status” que no latim refere-se a “condição, ordem, posição... O significado que interessa é o de CONDIÇÃO. No concerto de nações uma determinada nação atingiu a condição de Estado... É nação com “status”. Se for Estado, é por ser organizado por lei; se tem lei então automaticamente há direito e deveres, não só direito. 

Difícil é entender hoje a palavra Democrático. A dialética marxista repetiu tanto que hoje a língua portuguesa aceita a deturpação com significado real de liberdade, liberal. Pior é que não é esse o significado. Ah! Mas o povo assim a consagra e usa, dirá um apressado... O povo não... quem assim usa são os pseudo-intelectuais. Democrático (a) é a forma de escolha do administrador publico. O povo que é o “DEMO”, até  a chegada das repúblicas, não era todos votantes ou escolhedores, mas alguns com privilégios variados, segundo o povo. Só há todo o povo votante, forma democrática, nas republicas. Nas monarquias, a escolha por todo o povo é apenas para o legislativo que elege de forma indireta o administrador ou executivo. O Estado é representado por um monarca. 

A eleição em Cuba, na Coreia do Norte, na China é votada por todo o povo. Mas, partido único, sem opção nem de anular o voto ou votar em branco. É eleição com a participação de todo o povo, portanto democrática. Democrática mas não livre. Portanto, o fato de ser democrática não garante a liberdade, o espirito liberal. Daí a enorme confusão dada pelo significante democrático confundido com  o significado de liberdade. E, pelos exemplos citados de eleições, todos são Estados. E Estados Democráticos. Entretanto, não livres, com liberdade, com império do liberalismo. 

O entendimento de “de Direito”, na frase, é vergonhoso. É como solenizar que “a água é molhada”. Ora, se é Nação com “Status” é por ser organizada por leis. E, se tem leis, é estabelecido o direito. Pelos dicionários, direito é aquilo que é facultado a um indivíduo ou a um grupo de indivíduos por força de leis ou dos costumes. Diferente das definições marxistas: privilégios e regalias. Solenizam O Estado Democrático de Direito, mas se esquecem do Estado Democrático dos Deveres. Olhando a internet, conclui-se que: Direito é tudo o que a lei lhe oferece. Já Dever é tudo o que a lei te obriga a retribuir pelo direito. A contrapartida. 

Portanto, ao analisar as palavras da frase, vê-se que nada significa. A não ser uma frase sonora própria para jargão, chavões e ou palavras de ordem que ainda é muito cultivada por marxistas de variados matizes de vermelho.

 

Higino

 

 

Solicito Publicação

 

(*) Hiram Reis e Silva é Canoeiro, Coronel de Engenharia, Analista de Sistemas, Professor, Palestrante, Historiador, Escritor e Colunista;

·     Campeão do II Circuito de Canoagem do Mato Grosso do Sul (1989)

·     Ex-Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) (2000 a 2012);

·     Ex-Pesquisador do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx);

·     Ex-Presidente do Instituto dos Docentes do Magistério Militar – RS (IDMM – RS);

·     Ex-Membro do 4° Grupamento de Engenharia do Comando Militar do Sul (CMS)

·     Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS);

·     Membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil – RS (AHIMTB – RS);

·     Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS – RS);

·     Membro da Academia de Letras do Estado de Rondônia (ACLER – RO)

·     Membro da Academia Vilhenense de Letras (AVL – RO);

·     Comendador da Academia Maçônica de Letras do Rio Grande do Sul (AMLERS)

·     Colaborador Emérito da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG).

·     Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional (LDN).

·     E-mail: hiramrsilva@gmail.com.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 29 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porque Sou Brasileiro Republicano

Porque Sou Brasileiro Republicano

Bagé, RS, 27.10.2025 Mais uma vez tenho a honra de repercutir um artigo de meu Mestre Higino Veiga Macedo. “Consentio in genere, numero et gradu” Po

Da Natureza do Militar

Da Natureza do Militar

Bagé, RS, 06.10.2025 Mais uma vez tenho a honra de repercutir um artigo de meu Mestre Higino Veiga Macedo. “Consentio in genere, numero et gradu” Da

Ideologias e Seus Restos

Ideologias e Seus Restos

Bagé, RS, 03.09.2025 Mais uma vez tenho a honra de repercutir um artigo de meu Mestre Higino Veiga Macedo. “Consentio in genere, numero et gradu” Id

Soldado Holístico

Soldado Holístico

Bagé, RS, 25.08.2025 Mais uma vez tenho a honra de repercutir um artigo de meu Mestre Higino Veiga Macedo. “Consentio in genere, numero et gradu” So

Gente de Opinião Quarta-feira, 29 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)