Domingo, 8 de abril de 2012 - 18h48

A vitória da ex-senadora Fátima Cleide no segundo turno das prévias do PT, neste domingo, projeta desde já uma aliança com o PMDB, indicando o vice. Tudo sob medida, já que o PMDB chutou suas definições para julho, esperando uma vitória da ex-senadora. Também é possível que o PDT, mais adiante, entre na coalizão.
Não se sabe como a facção liderada pelo prefeito Roberto Sobrinho conseguiu perder a parada. No primeiro turno Sobrinho jogou contra suas traves, lançando dois candidatos e rachando os votos da sua ala, facilitando o resultado para a ex-senadora. No segundo turno, mesmo comprovando ter ampla maioria no Diretório Municipal, com os votos dos seus dois ungidos, ele deixou passar ao segundo turno justamente a candidatura de Cláudio Carvalho – impedido de disputar as eleições caso vitorioso na escolha - já que teve suas contas rejeitadas pela justiça eleitoral. Com tantos equívocos, para dar e vender, não deu outra.
Tem coisa ainda para ser explicada mais a frente sobre o que ocorreu neste domingo, porque nunca na história das articulações políticas em Rondônia, se errou tanto neste campo. Sobrinho errou mais que o personagem Cebolinha de Mauricio de Souza, na sua eterna luta contra Mônica. Ou ele não é tão “cabaço” assim como ficou parecendo? Pode ser, cara pálida leitor, que Sobrinho foi obrigado – por instâncias superiores – a perder. Se foi isto, o prefeito engoliu goela abaixo, via Diretório Nacional, a candidatura de Fátima Cleide.
De qualquer forma a ex-senadora reverteu um quadro que lhe era desfavorável tanto no primeiro como no segundo turno. Sua vitória garante ao partido o que de melhor existe nos seus quadros para a difícil disputa a prefeitura da capital. Seu desafio agora será juntar os cacos da legenda - e ela esta disposta a esquecer todos os desaforos e agir como uma grande mãe petista - e seguir em frente.

Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cenário nebuloso em Rondônia e o racha bolsonarista
Pregando no desertoA expressão vem da profecia de João Batista, em um tempo no qual as caravanas na Judeia concentravam pessoas para viagens cruzan

A candidatura do coronel Braguim ao governo de Rondônia começa a criar asas
Diálogo de surdosOs presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, tiveram há pouco uma amistosa conversa por telefone. A imprensa amer

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas
Gol científico Muitos gols na reta final do Campeonato Brasileiro, com os clubes buscando se qualificar para milionárias competições internacionais

Governador Marcos Rocha deve concluir seu mandato, desistindo do Senado
Pílulas de vidaPara a surpresa geral, uma empresa de tecnologia da China anunciou que trabalha para estender a vida humana até 150 anos. Contraria
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)