Terça-feira, 1 de fevereiro de 2011 - 16h44
Por 15 votos a favor para a chapa dos “Independentes”, contra oito da “Chapa 2” liderada pelo deputado Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná), e uma abstenção – do ausente deputado Ribamar Araujo (PT-Porto Velho) - o deputado Valter Araújo (PTB-Porto Velho), foi eleito nesta tarde de terça-feira o novo presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia.
Em desvantagem, pouco antes da sessão solene, os governistas tentaram suspender a eleição, mas não conseguiram liminar favorável. Na votação, um fato estranho, indicando uma possível trairagem: o deputado estadual peemedebista Edson Martins (Urupá) tinha sido nome incluído em duas chapas. Acredita-se que tenha se definido apenas na hora do voto, pois era contado como apoio de Valter Araújo e citado nos bastidores como um dos parlamentares confinados no pitoresco esquema do episódio que ficou conhecido como “Bigh Brother Legislativo”.
Vale ressaltar como às composições frankstênicas tem vencido eleições em Rondônia. Ao governo estadual, Confúcio Moura ganhou uma eleição na qual sua coalizão tinha desde Democratas aos Comunistas, incluindo tradicionais adversários dos peemedebistas. O resultado é aquele que todos já sabiam: no atual governo não se fala a mesma língua e o próprio Confúcio já se queixa publicamente disto.
Na eleição de Valter Araújo, hoje, estavam do mesmo lado os petistas do prefeito Roberto Sobrinho, com os petebistas de Valter Araújo, os tucanos de Expedito Junior e Carlão de Oliveira, lém dos deputados cassolistas. Então, eram parlamentares de todos os credos no mesmo chapão. Da mesma forma, que Confúcio tem dificuldades para domesticar sua aliança, Valter Araújo poderá ter as suas, embora aparentemente, esses parlamentares de ideologias díspares se mostrem unidos.
![]() |
Com racha interno no seu próprio partido e em briga com o PMDB, os deputados petistas votaram contra a chapa governista, mesmo mantendo cargos de primeiro escalão na gestão Confúcio Moura. Um claro sinal, que a aliança governista em 30 dias já se transformou numa canoa furada.
A considerar ainda nesta eleição, onde Valter Araújo foi favorito desde o início, foi à clara falta de articulação do governo Confúcio Moura para eleger o candidato da base aliada. Seu agrupamento de apoio tinha 14 deputados, e mesmo com ampla maioria, foi derrotada por articuladores experientes. Méritos para o parlamentar trabalhista que soube angariar sua vitória ao meio das insatisfações dos deputados governistas com o Palácio Presidente Vargas. Araújo com esta vitória já desponta também como um forte candidato a prefeitura da capital em 2012. E tudo com ajuda dos petistas de Eduardo Valverde, Fátima Cleide e Roberto Sobrinho. Teriam optado em pular cirandinha com Valter Araújo, ao se aliar ao PMDB de Confúcio, Raupp, Amir Lando???.
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
As mudanças partidárias projetadas ao longo de 2025
Tudo se transformaHá um imenso cemitério de almas virtuais nas nuvens. São pessoas que abandonaram perfis criados nas redes sociais ou que falecera
O clã Rocha vem com tudo para as eleições de 2026
O Brasil mudouUm dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo, o cacique Raoni disse em entrevista à imprensa internacional que vai pedir ao pr
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história