Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas


A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas - Gente de Opinião

Gol científico

Muitos gols na reta final do Campeonato Brasileiro, com os clubes buscando se qualificar para milionárias competições internacionais, mas o golaço do ano vem da ciência: a descoberta de uma substância da natureza com amplo potencial para substituir defensivos químicos prejudiciais à saúde humana. Chamada de “Composto 2”, ela apresentou atividade capaz de inibir totalmente a germinação das sementes de plantas daninhas indesejadas, efeito comparável ao herbicida sintético acifluorfeno.

A conquista foi obtida pela combinação de esforços e pesquisas de cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais, do Departamento de Agricultura dos EUA e da Embrapa Meio Ambiente. “Estamos diante de uma fronteira científica em que microrganismos invisíveis podem se transformar em aliados estratégicos da agricultura”, afirma o entusiasmado estudo em que é revelada a descoberta do “Composto 2”.   

A ciência, nas últimas décadas, vem apresentando com um misto de orgulho e vergonha pesticidas sintéticos muito eficientes na proteção de lavouras contra ervas daninhas, insetos e fungos. O orgulho vem de proporcionar o aumento da produtividade agrícola, ampliando como nunca a oferta de alimentos, mas tendo como contrapartida negativa a vergonha por causar intoxicações, doenças e danos ambientais. O Composto 2 começa a dissolver a vergonha em um novo e justificado orgulho.

...............................................................................................................

Fora da peleja

O deputado estadual Laerte Gomes, ex-presidente da Assembleia Legislativa, parlamentar estadual mais votado no pleito de 2022 desistiu a candidatura Câmara dos Deputados no pleito 2026. O representante do PSD desta forma ajuda as pretensões dos ex-prefeitos Jesualdo Pires (PSB) e Esaú Fonseca (União Brasil), reduzindo o divisionismo do eleitorado e Ji-Paraná em condições de emplacar dois representantes no ano que vem. Ex-prefeito de Alvorada do Oeste e já na terceira legislatura na ALE, acredita-se que o próximo passo de Laerte será disputar a Prefeitura de Ji-Paraná.

Rivalidades tribais

Com a pré-temporada das eleições 2026 já em andamento, as rivalidades tribais vão se acentuando em Rondônia. Desde o conflito estabelecido entre o Coronel Braguim, provável candidato ao governo de Rondônia com o deputado estadual Delegado Camargo, postulando ao Senado, as encrencas de cachorros grandes, como aquela do senador Marcos Rogerio (PL) descendo a ripa nas costas do governador Marcos Rocha (União Brasil). A tendência é aumentar a disputa por espaço político e a oposição ao governo estadual e aos prefeitos municipais vai aumentando.

Barba, cabelo e bigode

Enquanto no Brasil inteiro o bolsonarismo vai desmoronando, inclusive para as eleições presidenciais em Rondônia o conservadorismo ameaça fazer barba, cabelo e bigode. Descontado Porto Velho, onde o centro e a esquerda ainda têm força, em todo o interior rondoniense, com mais de dois terços do eleitorado, predominam os valores conservadores. É incrível, um estado conservador, onde se pratica o feminicidio em larga escala, onde a maioria dos presidiários se dizem evangélicos e uma grande fatia dos corruptos se fazem de evangélicos. Mas sim, os conservadores e os evangélicos e os pseudos ameaçam fazer o governador, os dois senadores e a maioria dos deputados estaduais e federais.

É coisa arriscada?

Mas é coisa arriscada. Nesta altura do campeonato a população rondoniense já deve estar careca de saber que a prática das rachadinhas – aquele negócio do funcionário ser obrigado a repartir seu salário pela metade com o parlamentar contratante– é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas principalmente aquelas com mais recursos, como é o caso de Porto Velho. O que leva este costume arraigado ser praticado em Rondônia, em Brasília e em todo o País? A impunidade. A justiça deveria saber que é só apertar comissionados, investigar imposto de renda, extratos bancários que o bicho pega. Mas se omite.

Em consulta

O MDB rondoniense segue entendimentos, dentro e fora do partido para encontrar um candidato ao governo do estado, como fez ao lançar a juíza Euma Tourinho nas recentes eleições a prefeitura de Porto Velho –agora ela ingressou no Podemos – e que teve uma participação expressiva naquele pleito, o partido busca uma liderança capaz de crescer e fazer bonito ante o bolsonarismo, o que pode impactar também numa ajuda aos seus candidatos a Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. Para atrair um nome, os emedebistas citam a tradição da legenda, já que foi o partido que mais elegeu governadores desde a criação do estado.

Via Direta

*** Temos mais deputados estaduais com o coração na boca, com medo de operações policiais contra as rachadinhas. O bicho está pegando, a justiça tarda mais não falha *** Por falar em justiça, o ex-deputado federal Nilton Capixaba está de volta as articulações políticas e procura limpar sua barra da inelegibilidade  para disputar uma cadeira a Câmara dos Deputados pela região de Cacoal *** Temos na região do Triângulo em Porto Velho novos desbarrancamentos na estrada do Belmont. Chuvas intensas podem aumentar a buraqueira *** Por falar em chuvarada, o inverno amazônico está forte na região do setor chacareiro. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em desvantagem, a BR paralela e a campanha ao governo estadual começa com polarização

Em desvantagem, a BR paralela e a campanha ao governo estadual começa com polarização

Bicho abençoado Como não há limites para a investigação científica – se houvesse, os rígidos princípios religiosos do passado teriam queimado em f

Sergio Gonçalves confirmou a disposição de disputar o governo estadual

Sergio Gonçalves confirmou a disposição de disputar o governo estadual

Políticos e lagartasA diplomacia e as Forças Armadas do Brasil têm entre seus méritos maiores manter a paz por todos os meios, sobretudo pela não i

Haverá uma grande renovação dos quadros da Assembleia Legislativa em 2026

Haverá uma grande renovação dos quadros da Assembleia Legislativa em 2026

Ação trumpeana“Mundo, estranho mundo”, dizia Carlos Drummond de Andrade. Quando o povo da Groelândia se sente ofendido pela exigência do presidente

A estimativa da direita em Rondônia é de fazer a barba, cabelo e bigode

A estimativa da direita em Rondônia é de fazer a barba, cabelo e bigode

Deserto verdejanteDepois de meio século advertindo para o aquecimento global e as consequências terríveis do desmatamento na Amazônia, seria terrív

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)