Sexta-feira, 19 de abril de 2013 - 19h10
Confúcio, um polvo
Como gigantesco polvo, cheio de tentáculos, o governador Confúcio Moura busca influenciar os principais partidos do estado, que, diga-se de passagem, fazem parte da sua base aliada. Tem encontro do PDT? Lá vai ele, com discurso afiado. Hoje, estará discursando na reunião estadual do PSB, em Ariquemes, depois irá ao fórum dos Democratas na semana que vem, na convenção dos tucanos em Vilhena, etc.
No inicio do ano, numa entrevista exclusiva, o governador afirmou que tinha desconfiômetro e se percebesse que seu governo estava mal, não iria encarar o projeto de reeleição. De lá para cá, alguma coisa mudou, algumas obras começaram a sair e, agora, ele esta avaliando, nos colóquios regionais suas chances, para então se decidir. Sinaliza que esta mais entusiasmado, com a transposição dos servidores já andando e com os empréstimos acertados. A oposição espera ansiosa esta definição para traçar sua estratégia de combate.
A entrevista
Nosso editor Marcelo Freire, que foi a Brasília receber homenagem em nome do Diário obteve uma exclusiva com o ex -governador Jerônimo Santana, o primeiro eleito pelo voto direto. Bengala, prestes a completar 79 anos de idade, deu um depoimento contundente.
Bengala neles...
Com a língua comprida, Jerônimo não poupou ninguém. Dos seus sucessores reclamou que eles tiraram as placas de suas obras. Do atual presidente do PMDB Tomás Correia disse que é um enganador, porretadas no governo de coalizão de Confúcio. Imagino o que ele que ele deve estar falando dos adversários...
A maldição!
Era o final dos anos 80 quando a deputada federal Raquel Cândido afirmou no Congresso que quase 90 por cento da população em Porto Velho era ligada as drogas.
Foi uma maldição da bruxa! Hoje 70 por cento dos nossos presos são traficantes.
E os noiados, as dezenas, perambulam as ruas, como zumbis. Coisa de louco!
Mais atenção
Recebi email de do leitor Mário David Nunes elogiando a Assembléia Legislativa por algumas correções de rumos. No entanto, reclamou também mais atenção dos deputados, que segundo ele, estão aprovando projetos ler o que é. Citou vários casos de leis aprovadas que posteriormente foram suspensas.
As nominatas
As nominatas à Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados começam a se formar nos encontros regionais dos partidos. Veteranos como João Cahula (PPS-Rolim), Reditário Cassol (PP-Rolim), Assis Canutoo (DEM-Ji-Paraná), Sartori (PSDB-Vilhena), Lucia Tereza (PP-Espigão) são cogitados para a peleja 2014.
A reação
O PMDB começa a reagir às acusações do presidente da ALE Hermínio Coelho (PSD) contra o governo. Numa ponta, o presidente regional Tomás Correia – na falta de competência da bancada do PMDB – começa a largar o pau no adversário, de outro lado foram contratados escribas para repercutir coisas negativas da ALE.
Chiadeira
Do lado de Hermínio vemos um mantra: O PMDB e o governo do estado estariam tramando para ele ser preso, como ocorreu com Valter Araújo. Hermínio afirma taxativamente que a Operação Termópilas foi tramada pelo governador e que nos dias atuais, o secretário Marcelo Bessa trabalha num dossiê para derrubá-lo.
Via Direta
*** O inverno amazônico resiste e atrasa os trabalhos de recuperação das estradas *** O governo estadual promete 200 quilômetros de asfalto na capital em 2013 *** É a reconciliação de Confúcio com Porto Velho???
Porto Velho já vivencia um apagão de mão de obra
Reação cabe a quem sofreFocando a passagem da década anterior para esta, o livro Banzeiro Ò Kòtó, da documentarista Eliane Brum, pode ser visto com
Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!
Hora de remediarAs desgraças previstas pelos ambientalistas há meio século já começaram a acontecer, como a piora das secas e cheias. Ainda há frac
A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios
Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg
Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho
A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament