Terça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Henrique

Vitória de Confúcio Moura já no primeiro turno?


 

Quem presta atenção no que rola na política assegura que não. Mas é forçoso admitir ser esta talvez a única estratégia capaz de atrair algum eleitor insatisfeito, especialmente aqueles pegos com a botija já na goela, como o missivista presidente do PHS, Herbert Lins. Ele e outros partidos de escambo, revoltados por não conseguirem abrigo sob as asas do Executivo.
 
Nunca me imagineicapaz de produzir tamanho disparate. Mas ao presidente da Assembleia não resta alternativa a não ser continuar insistindo com as mesmas acusações estapafúrdias contra o governador Confúcio Moura. É claro que isso não convence a ninguém, mas pode atrair alguns votos das viúvas de Cassol e Cahulla, por exemplo, além da indefectível claque remunerada, para conseguir a reeleição.
 
A história de sair candidato ao governo, pode esquecer: não passa de mais um devaneio de sua excelência. Ainda que, contra todas as evidências, fosse capaz de convencer seu partido, o PSD, a lhe conceder a legenda, ele próprio não seria besta a ponto de apostar todas as fichas com as cartas de que dispõe, especialmente quando o adversário tem cacife para cobrir com muita folga a aposta.
 
O certo é que esta a cada dia mais nítida a perspectiva de vitória de Confúcio Moura já no primeiro turno. Não é só pela proposta orçamentária de R$ 6,9 bilhões para 2014 ou pelo crescimento projetado de quase 7% para este ano, contra uma perspectiva otimista de 2,5% da União. Isso, apesar das reduções impostas pela União a todos os estados nos repasses do FPE. É por todo um conjunto de ações governamentais em cada um dos municípios.
 
A exposição do governador no jantar a ele oferecido pela Fecomércio deixou maravilhados os empresários presentes. E não é para menos. Confúcio acenou com a possibilidade, por exemplo, de duplicar rapidamente o rebanho bovino de Rondônia, com o aproveitamento das áreas degradadas, a partir do fornecimento de calcário a custo baixo. Ele anunciou a inauguração da nova usina de Espigão do Oeste, que vai ampliar de 36 para 480 mil toneladas a produção.
 
E informou que pelo menos três novas usinas serão construídas em diferentes pontos do estado. O que vai interferir inclusive na redução do custo de transporte. Isso significa que o produtor rural, além de incorporar ao patrimônio grandes áreas sem valor de mercado, ainda poderá lucrar com o plantio de grãos ou formação de novas pastagens para ampliação do rebanho. Junte-se a isso o incremento da regularização fundiária e quero ver quem, em meio a esse povo, vai deixar de votar em Confúcio no próximo ano. Estes foram apenas dois itens da longa exposição feita pelo governador, que apresentou o trabalho do executivo em todas as áreas e foi demoradamente aplaudido pelos empresários.
 
Daí a pergunta: em sua luta pela sobrevivência, Hermínio não está certo em berrar?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova 364 antecipa obras do Arco Norte

Nova 364 antecipa obras do Arco Norte

Artigo que publiquei em 28 de fevereiro no Blog do CHA apontava providencial alternativa capaz de conquistar a opinião pública para o projeto de co

Família Bolsonaro “dusted the thread”   para Trump entender

Família Bolsonaro “dusted the thread” para Trump entender

“O tempo é senhor da razão, mas inimigo dos sonhos” – diz a sabedoria ancestral. Foi o que levou Bolsonaro à prisão domiciliar. Em um ato desespera

Prisão de golpistas no Brasil assusta Trump

Prisão de golpistas no Brasil assusta Trump

E essa agora? Secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, diz que o Brasil pode ser atingido por novo tarifaço de Trump, agora de 100%. Ex-primeiro minist

Proparoxítonas a nobreza na ponta da língua

Proparoxítonas a nobreza na ponta da língua

Tenho por hábito não reproduzir textos. Nem citações longas. Nada contra quem publica, como da própria autoria, textos alheios, com mudança do títu

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)