Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Henrique

Todo o mundo conversa e ninguém convence


Todo o mundo conversa e ninguém convence - Gente de Opinião

Embora o mundo político ofereça inesgotável material para divertir o público e provocar a hilariedade geral, o substantivo do título aí de cima refere-se a outro significado da palavra. Diversão, ou diversionismo, é instrumento ou manobra muito usada nos meios políticos para iludir os adversários, levando-os a crer que aquilo que aparenta ser definitivamente não é.

Interessante é que todo o mundo sabe disso e todos praticam, o que acaba resultando em uma divertida situação na qual cada um engana a si mesmo. Amabilidades, conversas demoradas, negociações, mil gentilezas e elogios na busca de alianças e acordos, tudo isso se esgota nesta semana, para dar espaço à verdadeira guerra que tem início marcado para o próximo domingo, primeiro de julho.

Até lá, nada do que foi dito até o momento merece credibilidade total. Os candidatos anunciados avançam, recuam ou desistem do jogo na dependência da avaliação de sua própria conjuminância (que palavra feia) de forças. E nós, jornalistas, sem outra coisa a fazer, divulgamos o que aparece e especulamos sobre tudo o mais.

Pode-se assegurar, por exemplo, que dois candidatos já estão fora do páreo: Erminio Coelho e Mariana Carvalho. O primeiro já anunciou sua decisão, enquanto Mariana ainda deverá fazê-lo.

A expectativa é que novos nomes abandonem a peleja no decorrer da semana. Meu amigo Mário Português, velho companheiro de Bangalô, caso tenha avaliado corretamente os resultados dos primeiros dias de exposição pública, deverá mostrar que tem juízo e abortar a iniciativa de uma candidatura que somente convence seu mentor, Ivo Cassol.

Mauro Nazif é outro candidato absolutamente introspectivo e já recuou tanto que já aparenta não convencer nem a si mesmo de que é candidato. Sua estrutura, que praticamente não existia, resume-se agora a ele e seu irmão. Até a comunidade árabe já desistiu de seu nome.

Lindomar Garçom é outro que está perto de jogar a toalha, especialmente depois de ter sido listado como inelegível pelo Tribunal de Contas. Ele diz que já pagou a multa e exibe o comprovante, mas permanece condenado por órgão colegiado, ou seja, ficha suja. Resta-lhe a esperança de que a decisão do TSE não tenha validade este ano, mas o estrago já está feito.

Resta aguardar o desenrolar dos acontecimentos nos próximos dias. O certo é que muita coisa vai mudar a o número de candidatos ficará reduzido no máximo a meia dúzia. Vamos ver.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A verdade não rende dividendos. Nem votos

A verdade não rende dividendos. Nem votos

Embora hilário e muito adequado às características conhecidas dos personagens desse diálogo, não consta que de fato ele tenha ocorrido. Nancy Astor,

Victória Grutzmacher conquista faixa preta no judô em Ji-Paraná

Victória Grutzmacher conquista faixa preta no judô em Ji-Paraná

Aluna da Judô Universo conquista faixa preta aos 21 anos, nos exames realizados sábado, em Ji-Paraná. Com aparência franzina, Victória Grutzmacher

Nova 364 antecipa obras do Arco Norte

Nova 364 antecipa obras do Arco Norte

Artigo que publiquei em 28 de fevereiro no Blog do CHA apontava providencial alternativa capaz de conquistar a opinião pública para o projeto de co

Família Bolsonaro “dusted the thread”   para Trump entender

Família Bolsonaro “dusted the thread” para Trump entender

“O tempo é senhor da razão, mas inimigo dos sonhos” – diz a sabedoria ancestral. Foi o que levou Bolsonaro à prisão domiciliar. Em um ato desespera

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)