Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Henrique

Teoria do caos - Por Carlos Henrique



Teoria do caos:
De como a torcida
do atraso ataca o país
que pode dar certo
 
Gente de Opinião
 
A história do Brasil que pode dar certo se choca com a saga do Brasil que trabalha para se dar mal. Observa-se hoje, em todos os setores da vida nacional, fortes indicativos de um grande esforço para manter o fusca parado. Leve, fácil de pegar no tranco, basta um pequeno esforço e um motorista minimamente capaz. Mas não: sempre que alguns resolvem empurrar, outros se instalam à frente e fazem força em direção contrária. Dá nos nervos!

Estamosperigosamente próximos do que disse Gonzaguinha em uma brilhante advertência poética: "O copo está cheio e já não há mais como engolir". O fazer quando a lógica, o bom senso e a seriedade são tão vergonhosamente atropelados pelo ridículo? Como pode um país sério conviver com realidades assim tão antagônicas? De um lado, a estimulante notícia do sucesso no anúncio da privatização da Eletrobrás. Ao mesmo tempo, um ex-presidente da República e candidato melhor postado nas pesquisas posa para a vergonhosa foto na qual aparece executando o "passinho da sarrada do romano" ao som de "Vai e toma sua gostosa" com meia dúzia de militantes?

Gente de Opinião

Mas suas manifestações na rede, é claro também, repercutem, nas salas de aula. E o resultado é desastroso, especialmente porque ela não tem a menor noção das bobagens que publica. A professora mereceria, no mínimo, ser submetida a um sério exame de capacitação técnica. E demitida do serviço público pois que, a julgar pelo que escreve, com certeza iria naufragar nas provas.

Quanto aJair Bolsonaro, é claro ainda que ele (e nem ninguém) não deveria ter sido transformado em alvo pela garota para lançamento de votos. E ela não representa coisa alguma a não ser a educação equivocada que certamente terá recebido. A violência de sua atitude, longe de merecer aplausos e reconhecimento da professora, deveria ser exemplarmente punida. Pode ser que não, mas não chega a ser de todo inverossímil o raciocínio de liga ambas as agressões. Quem pode assegurar que a agressão à professora não começou a ser construída logo após sua opinião sobre o ovo de Bolsonaro? Seria o "efeito borboleta", que ilustra a teoria do caos.

E o deputado,já condenado por burrice, deveria sim, por igual motivo, ter cassados seus direitos políticos, por ser absolutamente incapaz. Explico: ele não foi condenado por ter respondido à altura a deputada Maria do Rosário, que o chamou de estuprador. Foi condenado pela burrice de considerar brilhante sua resposta e repeti-la, depois, fora do contexto da agressão que sofrera. Se a agressão e a resposta estivessem circunscritas ao mesmo ambiente não haveria como condenar Bolsonaro e poupar a deputada petista. Mas o idiota achou bonito o que fez e repetiu. Pior: esse pulha quer ser presidente da república. Pior ainda: um monte de gente acha que deve.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A verdade não rende dividendos. Nem votos

A verdade não rende dividendos. Nem votos

Embora hilário e muito adequado às características conhecidas dos personagens desse diálogo, não consta que de fato ele tenha ocorrido. Nancy Astor,

Victória Grutzmacher conquista faixa preta no judô em Ji-Paraná

Victória Grutzmacher conquista faixa preta no judô em Ji-Paraná

Aluna da Judô Universo conquista faixa preta aos 21 anos, nos exames realizados sábado, em Ji-Paraná. Com aparência franzina, Victória Grutzmacher

Nova 364 antecipa obras do Arco Norte

Nova 364 antecipa obras do Arco Norte

Artigo que publiquei em 28 de fevereiro no Blog do CHA apontava providencial alternativa capaz de conquistar a opinião pública para o projeto de co

Família Bolsonaro “dusted the thread”   para Trump entender

Família Bolsonaro “dusted the thread” para Trump entender

“O tempo é senhor da razão, mas inimigo dos sonhos” – diz a sabedoria ancestral. Foi o que levou Bolsonaro à prisão domiciliar. Em um ato desespera

Gente de Opinião Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)