Segunda-feira, 8 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Henrique

PT quer empossar Genoíno mesmo condenado pelo STF


A argumentação do partido é do mais puro pragmatismo. Afinal, devem demorar ainda alguns meses até que aquele negócio da “dosimetria” da pena seja finalmente definido pelo Supremo e ele possa ocupar seu merecido espaço na cadeia. Isso pode? Pode, pois a sentença ainda não está transitada em julgado.

Mas é mais uma clara manifestação do mais escandaloso desprezo pela opinião pública e por tudo aquilo que o PT pregou pelos quatro cantos do país para chegar ao poder. Se bem que aquela história de pureza ética, se já existiu, o partido nem se lembra. Caso contrário não teria se aliado desavergonhadamente a Paulo Maluf na campanha em São Paulo.

A verdade é que o PT não se considera punido. Como já disse aqui, seu raciocínio não incorpora os parâmetros e balizamentos legais que normatizam a convivência democrática. Simplesmente por não terem qualquer compromisso com a democracia, nem com o estado de direito. Tudo isso é mero instrumento, como já foi a imprensa que hoje demoniza e a Igreja Católica, para chegar ao poder. Um fim, que no entendimento dos dirigentes partidários, justifica os meios, quaisquer que sejam eles.

Pior é que muita gente acredita. Pela esperança de também levar alguma vantagem nessa falta de vergonha. Ou porque é burro mesmo.

Alguma esperança

Será também empossada pelo PT mineiro na Câmara Federal a ex-reitora da UFJF, Margarida Salomão, que disputou e perdeu a Prefeitura de Juiz de Fora. Extremamente competente, Margarida Salomão poderá fortalecer a bancada mineira e oferecer algum combate à sandice paulista que controla o partido. Acho que o mais provável é que ela acabe sendo expurgada. Caso isso venha a ocorrer, ela certamente será recebida com festa por qualquer partido.

I am who i am

É possível que o ministro Ricardo Lewandowski, relator do mensalão, considere que o pedido de desculpas do mesário paulista, que o hostilizou mandando-o abraçar José Dirceu e negou ter trocado seu nome para "Liberandowski", seja um remédio para aplacar o repúdio nacional por sua conduta como advogado de defesa dos réus. Não é.

Lewandowski, que seguiu até mesmo a cartilha petista ao responsabilizar a imprensa pelo episódio, continua firme na defesa de seu procedimento. “Sou quem eu sou”, afirma ele, como a exibir uma coerência que se tem não pratica. Ministro do Supremo, ele poderá, claro, continuar a ser o que é, mas seguramente não terá mais a boa vida de antes, quando era naturalmente festejado aonde chegasse. A realidade é outra. A cada duas pessoas que ele notar conversando, sempre vai pensar que uma delas estará descendo o cacete nele. E mais: sua família certamente não haverá de ser poupada. É o preço da fidelidade.

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Família Bolsonaro “dusted the thread”   para Trump entender

Família Bolsonaro “dusted the thread” para Trump entender

“O tempo é senhor da razão, mas inimigo dos sonhos” – diz a sabedoria ancestral. Foi o que levou Bolsonaro à prisão domiciliar. Em um ato desespera

Prisão de golpistas no Brasil assusta Trump

Prisão de golpistas no Brasil assusta Trump

E essa agora? Secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, diz que o Brasil pode ser atingido por novo tarifaço de Trump, agora de 100%. Ex-primeiro minist

Proparoxítonas a nobreza na ponta da língua

Proparoxítonas a nobreza na ponta da língua

Tenho por hábito não reproduzir textos. Nem citações longas. Nada contra quem publica, como da própria autoria, textos alheios, com mudança do títu

 “Congresso não vai perdoar se governo recorrer ao STF”

“Congresso não vai perdoar se governo recorrer ao STF”

Calma lá! Não é de minha lavra o despautério aí de cima. Quem disse isso foi o imortal Merval Pereira, 75 anos, presidente da ABL e colunista de O

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)