Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Henrique

Plantão do TCE mostra serviço


Não sei quem está de plantão no TCE, mas deve ser alguém fortemente influenciado pelas manifestações dos ministros do Supremo no julgamento do mensalão.

Release do órgão “esclarece” que foram determinadas, em “tutelas antecipatórias inibitórias, a suspensão de cinco procedimentos licitatórios”. Não sei o que diabos significa isso, mas com certeza deve ser muito grave.

JURIDIQUÊS - Comentávamos certa vez, no café em que nos reuníamos aos domingos na praça Marechal Rondon em frente à banca de revistas do Juscelino, que o juridiquês é pleno de verbetes ameaçadores.

Elegemos um dos mais graves, o tal do “Interdito proibitório”, cuja tradução alguém disse ser “ação de preceito cominatório utilizada para impedir agressões iminentes”. Continuei sem entender, embora convencido de que é coisa da maior seriedade. Se você, leitor, se confrontar com algum, melhor contratar um advogado.

A PROPÓSITO: paramos de nos reunir depois que os comensais começaram a morrer. Primeiro foi Teobaldo Viana. Depois, um advogado paraibano baixinho cujo nome não me ocorre agora. Em seguida foi Manelão e Paulo Queiroz. Podia não ter coisa alguma com o café expresso do Juscelino. Mas, na dúvida...

PREVISÕES– Fim de ano é época das previsões. Videntes, numerólogos, astrólogos, babalorixás, todos, até Mãe Hermínia 7 Copas – a vidente do baralho – arriscam suas previsões, entre as quais sempre aparece uma como “vai morrer um político importante no mundo”. Não tem erro. Outra certeza: “protesto contra não sei o que vai fechar a BR”.

Acerta também o vaticínio quem prever uma nova operação da Federal. O planejamento começa pelo encarregado da pesquisa na velha Enciclopédia Britânica: - Achei um legal, chefe: Operação Onomatopeia!

- Muito bom. Mas o que é isso?

- Tá escrito aqui que é a imitação de um som com um fonema ou palavra.

- Entendi. Manda programar os computadores para a varredura de telefones. Qualquer “Hummm...” é suspeito. “Hum?” quer dizer “quanto?” e “Hummm!” é aprovação. “Huumm-hum!!!”, cumplicidade. Se pintar um “Uau!”, pode algemar.

- Começamos por onde?

- Vai ao TCU ou AGU, pega uma boa lista de indícios e chama um promotor. Ah! Dá uma passada no TCE. Quem sabe não tem por lá mais alguma tutela antecipatória inibitória? E não se esqueça de avisar a imprensa.


FALANDO SÉRIO: dá nojo essa conversa fiada de “Mexeu com Lula, mexeu comigo!” Desejo sinceramente que aqueles que pensam assim possam ir visita-lo na cadeia, se possível já no início de 2013.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A verdade não rende dividendos. Nem votos

A verdade não rende dividendos. Nem votos

Embora hilário e muito adequado às características conhecidas dos personagens desse diálogo, não consta que de fato ele tenha ocorrido. Nancy Astor,

Victória Grutzmacher conquista faixa preta no judô em Ji-Paraná

Victória Grutzmacher conquista faixa preta no judô em Ji-Paraná

Aluna da Judô Universo conquista faixa preta aos 21 anos, nos exames realizados sábado, em Ji-Paraná. Com aparência franzina, Victória Grutzmacher

Nova 364 antecipa obras do Arco Norte

Nova 364 antecipa obras do Arco Norte

Artigo que publiquei em 28 de fevereiro no Blog do CHA apontava providencial alternativa capaz de conquistar a opinião pública para o projeto de co

Família Bolsonaro “dusted the thread”   para Trump entender

Família Bolsonaro “dusted the thread” para Trump entender

“O tempo é senhor da razão, mas inimigo dos sonhos” – diz a sabedoria ancestral. Foi o que levou Bolsonaro à prisão domiciliar. Em um ato desespera

Gente de Opinião Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)