Quinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Henrique

Nova Assembleia, práticas antigas


 
O rígido sistema de contingenciamento de gastos imposto à Assembleia pela nova mesa diretora parece não valer para todos. Circula na internet um edital da Superintendência de Compras e Licitações autorizando a contratação, dispensada a licitação, da empresa  Exame – Assessoria e Treinamento Ltda, por R$ 72.600,00. O dinheiro destina-se à realização de um curso de treinamento para os servidores da casa sobre “O Legislativo e suas Atribuições”.
 
Este blogueiro não tem a menor disposição de começar a nova legislatura já baixando o cacete na Assembleia. Até porque o Blog do CHA dá um trabalho danado e não rende um tostão furado. E escrever é a única coisa (honesta) que aprendi a fazer para sobreviver. Mas não dá para engolir essa contenção de despesas “pero no mucho” para os amigos do rei.
 
Vamos admitir, para argumentar, que seja realmente necessária a realização de um curso desses. Porque então não usar a Escola do Legislativo, que está lá exatamente para fazer isso? E com a experiência adquirida em vários cursos aplicados sobre o assunto. O professor Zamirton Rocha (espero não complicar sua vida ao citá-lo), técnico legislativo do quadro permanente, produziu inclusive uma cartilha nacionalmente premiada pelo programa Interlegis.
 
Não questiono a honorabilidade da empresa, embora o relacionamento comercial com a Assembleia tem demonstrado há décadas a capacidade de contaminar até as freiras carmelitas descalças de São José de Ávila. E por mais elaborado que seja o curso, em três dias não será possível ensinar muita coisa a um bando de cabos eleitorais recém contratados como comissionados nos gabinetes parlamentares.
 
É coisa que a Escola do Legislativo faria de graça e com pé nas costas. E com metade dessa grana poderiam ser adquiridos os equipamentos que tanta falta fazem por ali, a ponto dos professores serem obrigados a levar os próprios data-shows para as aulas. Seria interessante, que o Ministério Público destacasse alguém para participar do curso.
 
Como disse, não pretendo partir para a briga com o legislativo. Mas convém não abusar.
 
A propósito – Duas denúncias publicadas neste blog irreverente contra a Assembleia foram levadas pelo Ministério Público ao judiciário, para acabar com a farra. Na primeira delas, aquela em que uma canetada presidencial transformou um grupo de celetistas em estatutários, a Justiça acabou com a mamata. Na outra, sobre a multidão de comissionados, está sendo determinada a moralização da casa, o que não deixa de favorecer o atual presidente, obrigado a administrar a montanha de dívidas de9ixadas pelo antecessor. Não sei se tive alguma influência nos dois casos. Mas se tive, disso muito vou me orgulhar. Voltarei ao assunto.
 

Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Proparoxítonas a nobreza na ponta da língua

Proparoxítonas a nobreza na ponta da língua

Tenho por hábito não reproduzir textos. Nem citações longas. Nada contra quem publica, como da própria autoria, textos alheios, com mudança do títu

 “Congresso não vai perdoar se governo recorrer ao STF”

“Congresso não vai perdoar se governo recorrer ao STF”

Calma lá! Não é de minha lavra o despautério aí de cima. Quem disse isso foi o imortal Merval Pereira, 75 anos, presidente da ABL e colunista de O

Marcos Rocha X Sérgio Gonçalves

Marcos Rocha X Sérgio Gonçalves

O Governador não quer dialogar com seu vice. Quer explicar que se ele não se afastar, quem sabe para uma vaga no TCE, arrisca-se a desprezar a sor

 “Lei Confúcio” anula   restrições do INCRA para 40 mil produtores

“Lei Confúcio” anula restrições do INCRA para 40 mil produtores

Consta haver precedentes históricos, que remetem ao império, na decisão da ditadura militar de despachar para os confins da Amazônia os problemas so

Gente de Opinião Quinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)