Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Henrique

Impeachment: deputados criam pano de fundo para derrubar Hermínio Coelho


Enquanto o deputado Hermínio Coelho organiza, serelepe, uma grande festa para reunir os servidores da Assembleia nesta sexta, dia do servidor público, evento que pretende transformar em um grande comício em favor da eleição de Mauro Nazif, o ex-presidente da Casa, deputado Neodi Oliveira, articula a mudança do Regimento Interno para voltar ao cargo em 2013. A mudança exige dois terços dos votos e Neodi garante já possuir 13 dos 16 necessários.

Entusiasmado com o sucesso da festa que ofereceu com dinheiro público e impunemente aos servidores na quinta-feira que antecedeu o primeiro turno das eleições, quando apresentou e pediu votos para sua candidata, a vereadora Mariana Carvalho, o presidente da Assembleia quer repetir o feito. Ele parece contudo não perceber que Neodi articula a própria recondução ao cargo, usando como pano de fundo um movimento destinado a pedir o impeachment do governador Confúcio Moura.

A ideia é usar a pretextada votação do impeachment para apresentar e imediatamente votar a mudança do regimento, de modo a possibilitar o cancelamento da reeleição do presidente, efetivada por Valter Araújo quando era o dono da bola. Neodi quer porque quer voltar à Presidência, que poderia lhe garantir a reeleição em 2014. E, dissimuladamente, açula a imensa vaidade de Hermínio, além de confiar em seu escrutínio limitado, acenando com a perspectiva de ocupar o lugar de Confúcio Moura.

É claro que isso não seria possível, já que existe um vice-governador na parada. Mas a ambição de Hermínio pode leva-lo a crer num futuro brilhante sem qualquer esforço ou competência, até porque foi o que aconteceu na Assembleia, quando chegou à Presidência pela imensa sorte de estar no local certo e momento oportuno. Claro que o vice era ele. Claro também que o governo tem condições de abafar de imediato qualquer movimento dos deputados com a simples liberação de emendas parlamentares.


Nada disso, no entanto, parece obstacular os planos de Neodi e seus seguidores. Afinal, quando nada, cada um deles pode sair do episódio com generosas emendas parlamentares liberadas para garantia de um fim-de-ano repleto de alegrias. E mais emendas poderão sair para a aprovação do orçamento/ 2013.

Fonte: Blog do CHA


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Quer saber? Melhor  não cassar Sérgio Moro!

Quer saber? Melhor não cassar Sérgio Moro!

Só para incomodar: você, petista, acredita realmente haver algum benefício eleitoral para o PT ou Gleisi Hoffmann no encontro em Havana com o presid

Porto Velho não é a pior capital do País

Porto Velho não é a pior capital do País

Não tenho procuração para defender a prefeitura ou o governo do estado, mas não posso me abster de fazer a defesa de uma terra que me acolheu há qua

MDB: o ocaso de um coadjuvante de luxo

MDB: o ocaso de um coadjuvante de luxo

Lula está certo ao cobrar dos ministros a lembrança de que há um governo central no comando dos diversos órgãos da administração. E que embora cada

Fratura no fêmur: quebrou por que caiu ou caiu por que quebrou?

Fratura no fêmur: quebrou por que caiu ou caiu por que quebrou?

“As pessoas precisam entender que, em grande parte das vezes, a fratura do fêmur ou quadril em idosos não é causada por uma queda. Em muitos casos é

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)