Porto Velho (RO) domingo, 3 de julho de 2022
×
Gente de Opinião

Carlos Henrique

Impeachment: deputados criam pano de fundo para derrubar Hermínio Coelho


Enquanto o deputado Hermínio Coelho organiza, serelepe, uma grande festa para reunir os servidores da Assembleia nesta sexta, dia do servidor público, evento que pretende transformar em um grande comício em favor da eleição de Mauro Nazif, o ex-presidente da Casa, deputado Neodi Oliveira, articula a mudança do Regimento Interno para voltar ao cargo em 2013. A mudança exige dois terços dos votos e Neodi garante já possuir 13 dos 16 necessários.

Entusiasmado com o sucesso da festa que ofereceu com dinheiro público e impunemente aos servidores na quinta-feira que antecedeu o primeiro turno das eleições, quando apresentou e pediu votos para sua candidata, a vereadora Mariana Carvalho, o presidente da Assembleia quer repetir o feito. Ele parece contudo não perceber que Neodi articula a própria recondução ao cargo, usando como pano de fundo um movimento destinado a pedir o impeachment do governador Confúcio Moura.

A ideia é usar a pretextada votação do impeachment para apresentar e imediatamente votar a mudança do regimento, de modo a possibilitar o cancelamento da reeleição do presidente, efetivada por Valter Araújo quando era o dono da bola. Neodi quer porque quer voltar à Presidência, que poderia lhe garantir a reeleição em 2014. E, dissimuladamente, açula a imensa vaidade de Hermínio, além de confiar em seu escrutínio limitado, acenando com a perspectiva de ocupar o lugar de Confúcio Moura.

É claro que isso não seria possível, já que existe um vice-governador na parada. Mas a ambição de Hermínio pode leva-lo a crer num futuro brilhante sem qualquer esforço ou competência, até porque foi o que aconteceu na Assembleia, quando chegou à Presidência pela imensa sorte de estar no local certo e momento oportuno. Claro que o vice era ele. Claro também que o governo tem condições de abafar de imediato qualquer movimento dos deputados com a simples liberação de emendas parlamentares.


Nada disso, no entanto, parece obstacular os planos de Neodi e seus seguidores. Afinal, quando nada, cada um deles pode sair do episódio com generosas emendas parlamentares liberadas para garantia de um fim-de-ano repleto de alegrias. E mais emendas poderão sair para a aprovação do orçamento/ 2013.

Fonte: Blog do CHA


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Henrique

Falta de habilidade de Lúcio Mosquini estimula oposição

Falta de habilidade de Lúcio Mosquini estimula oposição

A julgar pelo andamento do desfile, o “Bloco do Eu Sozinho”, que o deputado Lúcio Mosquini tem imposto ao MDB desde sua posse na Presidência, para d

Gente de Opinião – 16 anos

Gente de Opinião – 16 anos

Gente de Opinião buscou desde sempre oferecer credibilidade e liberdade de expressão.

Williames Pimentel anuncia candidato a vice: Marco Antônio de faria

Williames Pimentel anuncia candidato a vice: Marco Antônio de faria

O candidato a prefeito de Porto Velho pelo MDB, o ex-secretário municipal e de estado da Saúde, Williames Pimentel, apresentou na manhã de ontem (18

Perícia técnica comprova fraude em denúncia contra o DNIT. PF não  investigou e enganou a justiça

Perícia técnica comprova fraude em denúncia contra o DNIT. PF não investigou e enganou a justiça

Não é a Brasília que o presidente da Assembleia, Laerte Gomes, deve encaminhar sua queixa contra o estado de conservação das rodovias federais em Ro