Terça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Henrique

Empresários denunciam eleição


ELEIÇÃO NA FIERO PODE
PERPETUAR BANDALHEIRA

 

 
 
A ADVERTÊNCIA integra o texto da carta aberta distribuída ontem por empresários da indústria, ligados aos sindicatos representados na FIERO, que se preparam para eleger novo comando para a instituição em substituição a Denis Baú, cuja reeleição foi cancelada pelo Conselho Deliberativo e confirmada pela Justiça.
 
SEM COMANDO - A entidade está literalmente com problema de acefalia. Sem comando. O mandato de Baú expirou ontem, mas a junta governativa que seria indicada para substituí-lo não pode ser formada, já que a Assembleia convocada com esta finalidade foi suspensa por uma liminar concedida pelo juiz da 8ª Vara da Justiça do Trabalho. Embolou tudo. Enquanto a 5ª Vara autoriza, a 8ª Vara proíbe. Não dá para entender, mas parece uma literal “varada”.
 
Tal problema, contudo, deverá ser rapidamente corrigido. Talvez ainda hoje - acreditam os empresários. Mas o que efetivamente preocupa é a formação de grupos políticos interessados em assumir o controle da FIERO, menos para investigar eventuais desvios de conduta da diretoria que sai e “mais para tumultuar o processo”.
 
E acrescenta: “Em meio a balburdia na qual se preza mais o discurso político do que a verdade dos fatos, muitos ‘Industriais de Pastinha’, que sequer possuem uma mísera unidade industrial, que sequer dão um só emprego ao povo rondoniense, se arvoram em defensores da ética e da transparência”, mas que na verdade querem manter a FIERO como um cabide de empregos.
 
EIS A ÍNTEGRA DA CARTA:
 
Nos últimos meses muito tem se falado sobre as eleições na FIERO – Federação das Indústrias do Estado de Rondônia. Ao cidadão, que é empresário, industrial, que paga seus impostos direta e indiretamente talvez pareça ser um assunto de completo desinteresse, pois não lhe afeta. Grande engano.
 
A FIERO, como organização legitimada a representar as indústrias do Estado de Rondônia, tem imensa importância na vida de todos os cidadãos rondonienses. Seja pelos serviços que congrega através dos SESI’s e SENAC’s e IEL’s para qualificação profissional ou pelos projetos e campanhas sociais, seja por sua efetiva participação em conselhos de Governo, onde tem voto e voz, ou ainda, pela representação da força trabalhadora e geradora de riquezas do Estado junto ao CNI – Confederação Nacional das Indústrias, com sede em Brasília/DF que de forma direta influi em políticas do Governo Federal, que afetam a vida de todos os cidadãos.
 
Veja-se o exemplo recente da Campanha Institucional comandada pela FIESP – Poderosa Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, para aprovação na íntegra da Medida Provisória n.º 579, que entra outros aspectos visava à redução da Tarifa de Energia Elétrica, recentemente transformada na Lei Federal n.º 12.783/2013.
 
TAL CAMPANHA, legitimada pela justa proposta de seus afiliados (Sindicatos dos mais diversos segmentos das Indústrias Paulista), que pretendiam a redução dos custos de produção com economia nos gastos com energia elétrica, responsável por grande parte dos custos operacionais, teve imenso peso junto ao Congresso Nacional. A campanha encabeçada pela Federação Paulista, a nível nacional, mostrou a força e a coragem e determinação daquela federação, obtendo pelo êxito em seus propósitos
.
A partir deste mês será possível uma redução de quase 30% (trinta por cento) nos custos de energia, que tornarão a indústria nacional mais competitiva, evitando demissões e redução da renda do brasileiro. Neste exemplo recente, mostra-se a força da agregação, da associação por um fim comum. Assim é o sistema sindical do Brasil, seja de empregados, seja de empregadores. Assim, observa-se a importância da valorização dos sindicatos e da Federação, através de seus representantes, para bem administrar os anseios das categorias representadas, com benefícios para toda a sociedade.
 
NÃO É O QUE se vislumbra em nosso Estado. Se efetivamente existiram irregularidades, através dos meios legalmente previstos, seja no estatuto da Federação ou através das leis que regulamentam toda a atividade sindical, as mesmas devem ser apuradas e os responsáveis punidos. Assim funciona uma democracia. Havendo impossibilidade de permanência no cargo dos eleitos, conforme previsão legal, novas eleições devem ocorrer, cumprindo toda a liturgia para sua realização
.
Porém em meio a balburdia onde se preza mais o discurso político do que a verdade dos fatos, muitos “Industriais de Pastinha”, que sequer possuem uma mísera unidade industrial, que sequer dão um só emprego ao povo rondoniense, se arvoram em defensores da ética e da transparência.
 
Não se acaba com o mal com um mal maior.
 
SE HOJE a Federação pela a sua atual administração eleita não cumpre o nobre encargo de bem representar o setor industrial do Estado de Rondônia, como se alardeia, muito cuidado com os delatores. Muitas vezes se fala da comida para sobrar mais! Queremos o bem do Estado de Rondônia, queremos que seus representantes sejam legítimos e não envergonhem nosso povo. Se na Federação precisa-se de mudanças, que aconteçam, de forma legítima, legal e democrática.
 
Se houverem mudanças, que os representantes sejam industriais, que tenham orgulho de sua atividade produtiva, pois só assim terão orgulho em representar todos àqueles que através do suor, geram riquezas e trazem desenvolvimento para o Estado. Já é lamentável este conflito dentro da FIERO, pior será saber que o mesmo foi articulado com fins meramente políticos e pessoais, daqueles que fazem da atividade sindical não uma contribuição à sua classe, mas um cabide de empregos para amigos e parentes e até para o seu próprio sustento.

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova 364 antecipa obras do Arco Norte

Nova 364 antecipa obras do Arco Norte

Artigo que publiquei em 28 de fevereiro no Blog do CHA apontava providencial alternativa capaz de conquistar a opinião pública para o projeto de co

Família Bolsonaro “dusted the thread”   para Trump entender

Família Bolsonaro “dusted the thread” para Trump entender

“O tempo é senhor da razão, mas inimigo dos sonhos” – diz a sabedoria ancestral. Foi o que levou Bolsonaro à prisão domiciliar. Em um ato desespera

Prisão de golpistas no Brasil assusta Trump

Prisão de golpistas no Brasil assusta Trump

E essa agora? Secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, diz que o Brasil pode ser atingido por novo tarifaço de Trump, agora de 100%. Ex-primeiro minist

Proparoxítonas a nobreza na ponta da língua

Proparoxítonas a nobreza na ponta da língua

Tenho por hábito não reproduzir textos. Nem citações longas. Nada contra quem publica, como da própria autoria, textos alheios, com mudança do títu

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)