Segunda-feira, 8 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Henrique

Cassol tira Português do páreo. Garçom e Nazif comemoram


Aconteceu exatamente aquilo que estava previsto. O candidato Mário Português foi convencido pelo ex-governador Ivo Cassol e disputar a Prefeitura de Porto Velho e foi tirado do segundo turno pelo próprio, claro que com uma boa ajuda do também ex-governador José Bianco. Não fosse tal vinculação, que contribuiu decisivamente para os elevados índices de rejeição de Mário Português, o candidato estaria agora possivelmente no segundo turno, com grande possibilidade de se eleger, pois foi o único nome realmente novo na política municipal.

A verdade é que Porto Velho não perdoa Ivo Cassol por ter transferido para a cidade os efeitos deletérios (palavra horrorosa, mas de amplo significado: danoso, insalubre, nocivo, pestífero, prejudicial e venenoso, conforme ensina Aurélio) de sua briga com Roberto Sobrinho. O atual prefeito, mesmo procurando passar a ideia de uma fantástica aprovação de seu trabalho, também foi aquinhoado, só que quem apanhou foi Fátima Cleide. Da mesma forma, o nome de Bianco ainda encontra enorme rejeição em Porto Velho, por conta da demissão dos servidores. É bom lembrar que Ji-Paraná não concentra grande número de servidores estaduais, pelo que o que acontece aqui não vale lá.

NaDA

De volta a Mário Português, ele está corretíssimo ao condenar a agência de Ivo Cassol, a NDA, que contratou - dizem que a peso de ouro - para a campanha. Seus marqueteiros sabem exatamente isso, NaDA. Além, claro, de prestar ao ex-governador uma vassalagem nauseante. Isso ninguém me contou: eu mesmo vi, em uma reunião com as assessorias de imprensa do estado na residência oficial.

Meu amigo Carlão Sperança escreveu que a NDA conseguiu “amaciar” Mário Português. Não acredito. Não por Mário, que se não soubesse manter um bom relacionamento com o público não conseguiria sucesso na área comercial. Mas se a NaDA tivesse alguma competência nessa área já a teria aplicado em Ivo Cassol, cuja truculência só encontra paralelo em Dilma Roussef. E isso, pelo menos até agora, não os tem prejudicado eleitoralmente.

O que efetivamente o eleitor não admite é arrogância. Acir Gurgacz vai perceber isso quando tentar a reeleição.

Curioso é que tendo comido o pão que o diabo amassou nessa sua aventura eleitoral, Mário Português parece ter gostado do cardápio. Ele já anuncia a disposição de assumir o comando do PPS, hoje controlado por Cassol através de seu ex-vice, João Cahulla. Faz bem: o partido está absolutamente acéfalo em Rondônia, conforme atestam pessoas de dentro da agremiação.

O sucesso da empreitada depende, claro, na manutenção do patrimônio eleitoral agora conquistado. É esperar para ver.

Abaixo da cintura

Mal começou acampanha do segundo turno e toda aquela hipócrita fidalguia anteriormente exibida foi descaradamente abandonada. Os candidatos e seus defensores começam a desferir fortes golpes abaixo da linha da cintura. Pegou mal a manifestação claramente forjada contra o prefeito Dinho em Candeias. A redeTV estava lá para registrar, como se coincidentemente sua equipe estivesse passando por ali naquele momento. A coisa foi tão (mal) armada que é grande o risco do tiro sair pela culatra. É só esperar prá ver.

Do lado de Garçom também pipocam alguns tirombaços na direção do adversário. Alguns até divertidos, como o que diz que Mauro Nazif será denunciado no Procon pela prática ilegal de venda casada: ele e o mano Gilson – que não chega a ser considerado exatamente um amor de pessoa.

Fonte: Carlos Henrique

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Família Bolsonaro “dusted the thread”   para Trump entender

Família Bolsonaro “dusted the thread” para Trump entender

“O tempo é senhor da razão, mas inimigo dos sonhos” – diz a sabedoria ancestral. Foi o que levou Bolsonaro à prisão domiciliar. Em um ato desespera

Prisão de golpistas no Brasil assusta Trump

Prisão de golpistas no Brasil assusta Trump

E essa agora? Secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, diz que o Brasil pode ser atingido por novo tarifaço de Trump, agora de 100%. Ex-primeiro minist

Proparoxítonas a nobreza na ponta da língua

Proparoxítonas a nobreza na ponta da língua

Tenho por hábito não reproduzir textos. Nem citações longas. Nada contra quem publica, como da própria autoria, textos alheios, com mudança do títu

 “Congresso não vai perdoar se governo recorrer ao STF”

“Congresso não vai perdoar se governo recorrer ao STF”

Calma lá! Não é de minha lavra o despautério aí de cima. Quem disse isso foi o imortal Merval Pereira, 75 anos, presidente da ABL e colunista de O

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)