Segunda-feira, 8 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Henrique

Articulista diz que deputada é vítima de 'fogo amigo'


Pobre Epifânia!

Articulista diz que deputada
é vítima de 'fogo amigo'

Não consegui entender as razões da defesa - dissimulada no texto, mas escancarada nos bastidores – que meu caríssimo amigo Leo Ladeia resolveu fazer da deputada Epifânia Barbosa, a quem classificou como “estigmatizada” e sugeriu que esteja sendo “marcada para morrer”.

Já descontado o raciocínio limitado deste pretensioso analista, não me ocorre qualquer outra razão para justificar os indicativos que apontam para a cassação de Epifânia que não suas próprias declarações à Polícia Federal, quando reconheceu ter recebido uma caixa de sapatos repleta de grana enviada por Valter Araújo.

Ela disse, como já foi repetidamente noticiado, que posteriormente devolveu o dinheiro, mas que votou nele assim mesmo, pois o jogo do então candidato à Presidência da Assembléia era duro.

Vai daí que, imagino, tenham começado as especulações que dão como certa a cassação. É, “ora, ora, ora”, um atentado à cláusula pétrea constitucional de presunção de inocência? Pode ser que a defesa da deputada use isso, mas apenas para abrir o discurso, posto ser isoladamente um argumento fraco.

Ninguém, nem mesmo Valter Araújo ou Demóstenes Torres, está previamente condenado, a não ser pelas especulações dos analistas. E não tem nada errado com isso. A imprensa noticia, os analistas especulam, mas quem decide são os parlamentares. Mas os deputados sabem que realmente “é preciso acionar a guilhotina e rápido”, como adverte Leo Ladeia.

Como disse, meu raciocínio é meio lento, pelo que recorro a inteligências mais consistentes para argumentar. Leo disse que “a cassação do Demóstenes Torres deverá acontecer, mas com rito processual e de igual forma os ritos legais precisam ser respeitados aqui. Que qualquer deputado pague o seu erro na justa medida do que preceitua a lei e pelo crime que efetivamente cometeu”.

E dá a entender que bastaria a cassação de Valter Araújo, já considerado – lembra ele – “indefensável” para o presidente Hermínio Coelho (Vídeo AQUI), para que os demais deputados “se safem”. Leo ainda pergunta: “A quem interessa que a deputada Epifânia Barbosa – estigmatizada – seja cassada antes que o seu julgamento ocorra?”

A isso eu posso responder: a ninguém. Todos esperam que ela seja julgada e, se tiver que pagar por algum erro, que assim seja, definitivamente e sem demora. Com relação ao tal fogo amigo, vou esperar ansiosamente pelos esclarecimentos prometidos pelo meu amigo para entender.

Fonte: Blog do CHA
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Família Bolsonaro “dusted the thread”   para Trump entender

Família Bolsonaro “dusted the thread” para Trump entender

“O tempo é senhor da razão, mas inimigo dos sonhos” – diz a sabedoria ancestral. Foi o que levou Bolsonaro à prisão domiciliar. Em um ato desespera

Prisão de golpistas no Brasil assusta Trump

Prisão de golpistas no Brasil assusta Trump

E essa agora? Secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, diz que o Brasil pode ser atingido por novo tarifaço de Trump, agora de 100%. Ex-primeiro minist

Proparoxítonas a nobreza na ponta da língua

Proparoxítonas a nobreza na ponta da língua

Tenho por hábito não reproduzir textos. Nem citações longas. Nada contra quem publica, como da própria autoria, textos alheios, com mudança do títu

 “Congresso não vai perdoar se governo recorrer ao STF”

“Congresso não vai perdoar se governo recorrer ao STF”

Calma lá! Não é de minha lavra o despautério aí de cima. Quem disse isso foi o imortal Merval Pereira, 75 anos, presidente da ABL e colunista de O

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)