Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Henrique

ALE tem que demitir 800 para fechar contas de 2012


Está explicado. Todo o discurso do presidente Hermínio Coelho com agressões pessoais ao governador Confúcio Moura tem uma única razão: dinheiro. Ele quer se socorrer na elevação do repasse do Executivo para fechar as contas de 2012 e escapar da Lei de Responsabilidade Fiscal, que o tornará inelegível. Quer também evitar a demissão de pelo menos 800 ocupantes de cargos comissionados, que certamente irá decretar o fim de sua boa vida na política.

A Assembleia tem hoje em seus quadros quase dois mil servidores, mas apenas 423 são estatutários. São em torno de 1600 cargos comissionados, dos quais a metade pode ser exonerada com apenas uma canetada de Hermínio. Mas é justamente o que ele tenta evitar, pois se efetivada a demissão, ele dificilmente conseguirá se eleger até mesmo para a presidência do Sindicato dos Motoristas e Trocadores, aquele cuja sigla SITETUPERON só não é mais feia do que a própria situação de Hermínio.

Vale lembrar que ele pode esquecer de sua recondução à Presidência, pois seus adversários estão apenas aguardando o momento certo para mudar o regimento interno e garantir a degola. E, para continuar usando uma simbologia tão cara ao gosto pessoal do presidente, a cada dia mais trunfos são reunidos por Neodi, para bater com o chamado “pafão”, uma batida com dez cartas que, em algumas mesas de pife-pafe o ganhador leva o dobro das fichas.

A situação é pesada. A fúria ensandecida de Hermínio na Tribuna da Assembleia nada mais é que desespero puro e simples. Ele agride o governador na esperança de ser chamado para negociar. Como Confúcio, experiente, não se verga a esse tipo de chantagem, nem mesmo se as finanças do estado estivessem uma verdadeira maravilha, a tendência não exclui a possibilidade de Hermínio Coelho ser retirado de plenário por um piripaque ou em uma camisa de força.

O prefeito Roberto Sobrinho disse em entrevista ter ouvido de Hermínio – à época em que ambos sentavam à mesma mesa – que o deputado somente consegue fazer política com muito dinheiro o falando mal. Como dinheiro não vem mesmo, resta o desabafo.

Seus adversários batem palmas de contentamento.

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A verdade não rende dividendos. Nem votos

A verdade não rende dividendos. Nem votos

Embora hilário e muito adequado às características conhecidas dos personagens desse diálogo, não consta que de fato ele tenha ocorrido. Nancy Astor,

Victória Grutzmacher conquista faixa preta no judô em Ji-Paraná

Victória Grutzmacher conquista faixa preta no judô em Ji-Paraná

Aluna da Judô Universo conquista faixa preta aos 21 anos, nos exames realizados sábado, em Ji-Paraná. Com aparência franzina, Victória Grutzmacher

Nova 364 antecipa obras do Arco Norte

Nova 364 antecipa obras do Arco Norte

Artigo que publiquei em 28 de fevereiro no Blog do CHA apontava providencial alternativa capaz de conquistar a opinião pública para o projeto de co

Família Bolsonaro “dusted the thread”   para Trump entender

Família Bolsonaro “dusted the thread” para Trump entender

“O tempo é senhor da razão, mas inimigo dos sonhos” – diz a sabedoria ancestral. Foi o que levou Bolsonaro à prisão domiciliar. Em um ato desespera

Gente de Opinião Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)