Sexta-feira, 26 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Parte dos vereadores de Porto Velho querem a Marquise e a prefeitura quer a Amazon Fort


Parte dos vereadores de Porto Velho querem a Marquise e a prefeitura quer a Amazon Fort - Gente de Opinião

Ciência e sociedade

Por ser o melhor a fazer, ingênuos ambientalistas acreditaram que a ideia de preservar a floresta amazônica ao máximo iria sensibilizar a opinião pública, os governos, a Justiça e o mercado e proporcionar a vitória inevitável da proposta. No entanto, em uma sociedade profundamente dividida, até as melhores ideias encontram forte oposição. O lema da Revolução Francesa, que representou o tripé do liberalismo – liberdade, igualdade e fraternidade – deu só na vitória parcial da primeira, dando início ao capitalismo, que em suas diversas etapas resultou no aumento da desigualdade e em guerras eternas, como os conflitos no Oriente Médio e o da Ucrânia, que já se estende por oito anos, ignorando a fraternidade humana.

Só a união da ciência com a sociedade poderá resultar em vitória sobre os desafios, como demonstram as ações em torno do Amazontech, evento promovido por empreendedores, pesquisadores, líderes comunitários, investidores, representantes internacionais e autoridades que desde 2001 foca meios para apressar a transformação social e econômica da Amazônia Legal.

Com o avanço da destruição florestal, o melhor a fazer nestas condições é vigiar pelo cumprimento das leis ambientais, aproveitar o protagonismo da Justiça para fortalecer as causas preservacionistas e se escorar no avanço da ciência e da tecnologia para garimpar meios de valorizar a floresta em pé.

.......................................................................................

Guerra do lixo!

Com boa parte dos vereadores apadrinhando a Marquise Ambiental e a prefeitura de Porto Velho mais chegada a Amazon Fort, segue a guerra pelo vultuoso contrato da coleta de lixo e resíduos sólidos na capital rondoniense, entre um vai e vem  com liminares na justiça. O Prédio do Relógio insiste na Amazon Fort, num contrato emergencial. Os vereadores na defesa da Marquise, cujo contrato foi quebrado e se ficar de fora da peleja será ressarcida por uma multa milionária. A Marquise presta serviços a Porto Velho a mais de 30 anos e seu primeiro contrato foi firmado ainda com o saudoso prefeito Chiquilito Erse o final dos anos 80.

Com revitalização

Uma proposta, num relatório de 21 páginas, visando a revitalização da rodovia Álvaro Maia, como se chama a nossa Br-319, que conecta Porto Velho a Manaus, foi apresentada na Assembleia Legislativa do Amazonas pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos), que participou de várias expedições ao longo da estrada nos últimos anos. O parlamentar defende uma revitalização sustentável para a estrada e no seu relatório sugere medidas neste sentido explicando que se trata de um estudo técnico, depois de ouvir desde ribeirinhos a engenheiros, enfim todas as partes interessadas.

PEC dos criminosos

Não é à toa que os dirigentes nacionais dos partidos se apressaram em pressionar suas bancadas federais para aprovar a chamada PEC da Blindagem também conhecida na imprensa como a PEC dos Criminosos. Ocorre que com esta proposta aprovada também tornam os dirigentes partidários imunes, como os parlamentares que são eleitos pela população. O fato é que além de muitos parlamentares envolvidos em maracutaias, também a maioria dos dirigentes nacionais tem um passado comprometedor, como Antônio Ueda, presidente do União Brasil, já investigado pelas suas ligações com facções criminosas. É disto para pior.

Fazendo as contas

Possíveis candidatos ao Senado estão fazendo as contas sobre as eleições do ano que vem. A coisa começa pelos atuais senadores Marcos Rogério (PL-Ji-Paraná) e Confúcio Moura (MDB-Ariquemes), cujos aliados acreditam que estariam com mais chances nos seus projetos de reeleições. Mas também examinam suas possibilidades a ex-deputada federal Mariana Carvalho (União Brasil-Porto Velho), Delegado Camargo (Ariquemes, a caminho do Podemos), Silvia Cristina (PP-Ji-Paraná), entre outros nomes. Já estão na peleja o governador Marcos Rocha (Porto Velho) e o ex-senador Acir Gurgacz (Ji-Paraná) que já estão com o pé na estrada.

A interiorização

O ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves atual presidente da Associação Rondoniense de Municípios-AROM tem usado a entidade para projetar sua interiorização. Ele mira a sucessão do governador Marcos Rocha e já tem a adesão de muitos prefeitos na sua caminhada. Através de um assessoramento eficiente aos municípios na obtenção de recursos, Hildão tem conquistado apoio dos dirigentes municipais e através deles, especula-se, está sendo escolhido seu postulante a vice-governador. As consultas já foram iniciadas. Numa outra ação, ele está formando as nominatas de candidaturas a Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados para o ano que vem.

Nomes fortes

Ji-Paraná, que tem tradição de eleger deputados federais de qualidade – cito os casos de Assis Canuto, Orestes Muniz, Eurípedes Miranda e Edison Fidelis para exemplificar – poderá contar com três candidaturas de peso para a Câmara dos Deputados nas eleições do ano que vem. São os nomes do ex-prefeito Jesualdo Pires, do atual deputado estadual Laerte Gomes, do ex-prefeito Esaú Fonseca. Desde as primeiras eleições em 1982, a capital da BR emplaca pelo menos dois federais. Unindo as forças políticas locais, o município terá condições de eleger os três na disputa do ano que vem. Infelizmente existem obstáculos: Se contabilizam pelo menos 15 candidatos fragmentando o eleitorado do município.

Via Direta

*** Dirigentes nacionais do PC do B convocam os diretórios do Acre, Rondônia e Amazonas para eleger representantes ao Congresso Nacional nas eleições do ano que vem *** Em Rondônia o partido tem no comando o professor Francisco Pantera, combativo dirigente desde as décadas passadas *** Com as eleições do ano que vem a prefeitura de Porto Velho perderá vários secretários, a começar por Paulo Moraes Junior, irmão do prefeito, que vai disputar uma cadeira a Assembleia Legislativa *** Anda para a ALE deve entrar na disputa a vice-prefeita Magna dos Anjos e a Câmara dos Deputados a ex-emedebista Euma Tourinho, ocupando cargo o primeiro escalão.   

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Senado fará diligencia externa nas terras embargadas em Rondônia

Senado fará diligencia externa nas terras embargadas em Rondônia

Pressão sobre a Justiça “A impunidade é a mãe da reincidência. Na medida em que não se pune, não se apura, isso gera um estímulo indireto para as p

Os políticos rondonienses adoram mamar nas tetas dos recursos públicos em família

Os políticos rondonienses adoram mamar nas tetas dos recursos públicos em família

Tarefas diplomáticas Ao fim do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados o mais importante não são as penas em si, que nunca serão

Lideranças antigas da política rondoniense estão voltando as pelejas eleitorais

Lideranças antigas da política rondoniense estão voltando as pelejas eleitorais

Descobertas em sérieOcorrem em todo o planeta descobertas científicas a todo instante, combinando evolução tecnológica, ampliação das dotações de r

Existe uma certa desconfiança com relação as possíveis candidaturas de Hildon e Fúria

Existe uma certa desconfiança com relação as possíveis candidaturas de Hildon e Fúria

Casca de andirobaÀ medida que se aproxima a realização da COP30, em novembro, mais interesses procuram tirar uma casquinha do evento, com críticas,

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)