Terça-feira, 29 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Nas últimas semanas, Porto Velho foi a capital mais quente do país


Nas últimas semanas, Porto Velho foi a capital mais quente do país - Gente de Opinião

Falsos milagres

O uso da tecnologia na medicina é importante e salva vidas, desde que aplicado por profissionais competentes. Tratar de problemas de saúde com base em mexericos de internet e falsos remédios milagrosos pode trazer males ainda mais graves e consequências imprevisíveis. Muita gente morreu por acreditar em milagreiros que empurravam misturas de ervas como panaceias universais para tudo, do bicho-de-pé ao coração fraco. Com saúde não se brinca nem se experimenta: é preciso ter a certeza de um tratamento profissional adequado.

Um trabalho admirável do etnobotânico Hemerson Dantas dos Santos Pataxó Hãhãhãi, o primeiro de sua especialidade no mundo, já catalogou 175 plantas medicinais utilizadas no tratamento de enfermidades como verminoses, diabetes e hipertensão, mas identificar as plantas e descobrir nelas efeitos positivos não significa que podem ser usadas sem critérios.

Há milhares de remédios indicados para as doenças conhecidas, mas nem por isso podem ser usados sem a indicação de especialistas capazes de orientar o tratamento e atestar a cura ou corrigir ações. Aplicações emergenciais são válidas, como o uso da própolis da abelha-canudo, que os antigos verificaram e a ciência comprovou ser capaz de acelerar a cicatrização de feridas e reduzir inflamações. Isso, porém, isso não dispensa o diagnóstico e o tratamento orientado por médicos especialistas.

......................................................................................................

As projeções

Depois de ter projetado candidaturas no ano que vem para o governo estadual ou ao Senado, o deputado federal Lucio Mosquini (MDB) deve mesmo pleitear a reeleição. Não conseguiu espaço em outros partidos para assegurar postulações maiores. De saída do MDB, onde perdeu a presidência estadual da legenda para o senador Confúcio Moura, Mosquini, aguarda a chamada janela partidária para trocar de partido, marcada para abril do próximo ano. Ele é bolsonarista raiz, mas menos fanático do que o empedernido coronel Chrisóstomo.

A transformação

Da falta da carne bovina nos anos 50, nos idos do território federal aos dias de hoje, Rondônia teve grandes transformações. Uma delas é com relação a fartura desta proteína, inexistente nas duas principais cidades rondonienses, Porto Velho e Guajará Mirim na época. Quando o produto chegava, geralmente da Bolívia, era uma disputa infernal, com a população farta de galinha e carne de porco. Hoje Rondônia conta com um dos maiores rebanhos de bovinos no País, ao lado de Goiás, Mato Grosso Sul, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará. Em tempo: o tarifaço de Trump deve ajudar a baixar o preço da carne em Porto Velho. O preço d arroba já está caindo.

Plano de 100 dias

Para adoçar a população de Rondônia que chiava com as tarifas a serem implementadas com a implantação de pedágio na BR 364, a empreiteira que ganhou a licitação para recuperar a rodovia, anuncia um plano de 100 dias introduzindo uma série de melhorias na estrada alvo de tantas tragédias ao longo dos seus 40 anos de pavimentação. Desde a inauguração pelo presidente João Figueiredo, ministro do Interior Mario David Andrezza e nosso eterno governador Teixeirão, a rodovia Marechal Rondon, que conecta Porto Velho a Cuiabá, nos anos 80, já que ceifou centenas de vidas em acidentes. A concessionária vai tratar apenas do trecho Porto Velho-Vilhena.

Calor e estiagem

Nas últimas semanas pelo menos em três oportunidades, Porto Velho foi a capital mais quente do país atingindo quase 40 graus com a sensação maior ainda no lombo dos rondonienses, como a população deve ter sentido na própria pele, buscando balneários e igarapés para se refrescar. Com tudo isto, se prenuncia mais uma grande estiagem, como ocorreu no ano passado. Estive bisbilhotando a situação dos bairros mais prejudicados na capital. Os poços caseiros já estão secando. A perfuração de um poço artesiano está custando cerca de R$ 7 mil. Para escavar o chamado poço amazônico, aquele caseiro, o preço está a razão de R$ 400,00 o metro. É coisa de louco!

Ovelhas e avestruzes

Com representantes ovelhas e vereadores avestruzes, a fiscalização do poder executivo nas esferas municipais e estaduais fica prejudicada em Rondônia. Veja o caso de Porto Velho, a capital dos rondonienses, é considerada a pior cidade do país em termos de abastecimento de água e coleta de esgoto, é campeã de feminicídios, as fezes pululam nas ruas, drogados e mendigos infestam o centro histórico assaltando os lojistas, temos um roubo de fiação e cabos elétricos que não acaba. Os setores de Saúde em colapso e da segurança em caos. E a fiscalização legislativa omissa.  

Via Direta

*** O comércio lojista está urrando em Porto Velho, mas as redes de supermercados estão em franca expansão, como são os casos do Grupo Gonçalves, com sede  estadual em Jaru e a rede Meta 21, sediada em Porto Velho ***O ex-prefeito de Porto Velho Mauro Naziz volta as lides políticas disputando uma cadeira a Assembleia Legislativa no ano que vem *** Buscando a recuperação, porque perdeu a última eleição a Câmara dos Deputados e o controle do PSB, para Vinicius Miguel *** Consultando as bases no Vale do Jamari, o ex-prefeito de Cacaulândia Adelino Follador deve voltar a disputar cadeira Assembleia Legislativa no ano que vem.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 29 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha e seu vice Sergio Gonçalves vão aparando as arestas

Governador Marcos Rocha e seu vice Sergio Gonçalves vão aparando as arestas

Cobiça criminosaA tarifa injustificada imposta ao Brasil pelo presidente Donald Trump, dos EUA, baseia-se na dupla mentira de que o Brasil estaria

Porto Velho caminha para lançar três candidatos ao governo de Rondônia

Porto Velho caminha para lançar três candidatos ao governo de Rondônia

Brasil sob ataqueO rebaixamento dos EUA pela agência Moody’s, indicando a incapacidade do governo americano de custear sua dívida, é um sinal da de

Barbas de molho e os jogos de cena

Barbas de molho e os jogos de cena

O futuro é hojeApesar dos temores embutidos nas chantagens tarifárias dos EUA, o Brasil aprimorou seu Estado, como se viu no caso do IOF, em que o

A forte tendência da renovação das cadeiras rondonienses na Câmara dos Deputados

A forte tendência da renovação das cadeiras rondonienses na Câmara dos Deputados

Amizade ficaráAo conhecido estilo de misturar mentiras e verdades para ver se as primeiras “colam”, o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaça queb

Gente de Opinião Terça-feira, 29 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)