Quarta-feira, 20 de outubro de 2010 - 13h58
Thais Leitão
Agência Brasil, Rio de Janeiro – Ao participar hoje (20) da abertura da 38ª edição do Congresso Brasileiro de Agências de Viagens (Abav 2010), o ministro da Justiça, Luiz Barretto, disse que um dos maiores desafios do setor para os próximos anos é estar preparado para a nova classe média brasileira, com a incorporação de aproximadamente 30 milhões de brasileiros no mercado de consumo.
Barretto reafirmou seu otimismo em relação ao desempenho do setor que, segundo ele, crescerá mais de 12% este ano. O Abav 2010 começou hoje (20), no Rio de Janeiro e a expectativa é que o evento atraia 24 mil visitantes e movimente R$ 26 milhões. O congresso é considerado o maior do turismo no Continente Americano.
“Essa nova classe média está colocando em sua prateleira o tema do turismo e o grande desafio é entender sua cultura, seus hábitos para termos produtos voltados para esses consumidores, ávidos por fazer sua primeira viagem”, afirmou.
Barreto disse não acreditar que a valorização do real em relação ao dólar esteja prejudicando o mercado interno. Segundo ele, o brasileiro continua viajando para destinos dentro do país. “O brasileiro continua viajando. É evidente que torna [o real valorizado] mais barato viajar para fora, mas isso [viajar para o exterior] também é importante. Torço pra que ele [o turista brasileiro] viaje cada vez mais pelo Brasil, mas acho importante também outras experiências”.
O ministro afirmou que o governo federal está se empenhando em melhorar a qualidade dos serviços oferecidos ao turista, como forma de se preparar para os eventos esportivos que o país vai sediar nos próximos anos. Ele destacou, no entanto, que a melhoria da infraestrutura aeroportuária é um das principais questões que precisam ser enfrentadas.
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, também destacou a importância da ampliação da infraestrutura para acompanhar o crescimento da demanda em função do aumento do poder aquisitivo da população e da realização dos eventos esportivos. “O brasileiro está viajando mais, está se hospedando mais. Por isso, precisamos de mais hotéis, mais aeroportos, rodovias, rodoviárias”, acrescentou.
Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário
A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários
Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira
Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma
Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho
Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da
Empresárias da Europa chegam a Porto Velho de olho em turismo e negócios
Uma imersão amazônica e nas histórias, tradições, cultura, belezas e paladar porto-velhense fizeram parte da agenda de um grupo de turistas e investid