Quarta-feira, 22 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

Rondônia recebe Plano Brasis com foco em transformar potencial em crescimento do turismo internacional no estado

Iniciativa da Embratur, plano de marketing internacional do Brasil vai promover o estado no exterior, destacando o ecoturismo, a gastronomia local e as experiências de base comunitária


Desenvolvido pela Embratur, em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo, o plano para Rondônia foi definido de forma participativa, com a colaboração de gestores e do trade turístico local (Crédito: Eudes Benício/Embratur) - Gente de Opinião
Desenvolvido pela Embratur, em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo, o plano para Rondônia foi definido de forma participativa, com a colaboração de gestores e do trade turístico local (Crédito: Eudes Benício/Embratur)

Ecoturismo, pesca esportiva, turismo de aventura, birdwatching e experiências de base comunitária, além de gastronomia com sabores e aromas tradicionais amazônicos. Esses são alguns dos atrativos e pontos fortes do turismo de Rondônia destacados no Plano Brasis, plano de marketing internacional do Brasil, que foi apresentado ao trade turístico rondoniense nesta quarta-feira (22). A apresentação aconteceu dentro da programação do Expo Turismo, maior encontro do turismo no estado, em Porto Velho. 

Desenvolvido pela Embratur, em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo, o plano articula a estratégia nacional de promoção do Brasil no exterior com as vocações de cada unidade da federação para uma promoção coordenada, fortalecendo a presença do estado no exterior e diversificando destinos. A Embratur está percorrendo os estados, apresentando os planos de ação individualizados e incentivando que a estratégia de promoção internacional regional e do país ocorra de forma integrada e colaborativa. 

O plano para Rondônia foi definido de forma participativa, com a colaboração de gestores e do trade turístico local, garantindo que a estratégia atenda às necessidades e realidades da região. “O Plano Brasis chega para articular a estratégia nacional de promoção do Brasil com as vocações de Rondônia. É um plano que foi pensado para destacar as características próprias de cada destino. Por isso ‘Brasis’. Somos diversos, muito países dentro de um só. A cooperação entre Embratur, governo estadual e o setor privado rondoniense potencializa a promoção de destinos da Amazônia”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. 

“Nosso objetivo é integrar os esforços para uma atuação coordenada, que resulte em mais visitantes internacionais, gerando emprego e renda para a população do estado”, completou Freixo. 

Na abertura oficial da ExpoTurismo, que antecedeu a apresentação do Plano Brasis, o governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha, destacou a importância da atividade turística para o estado. “Tivemos um crescimento de 18% no turismo internacional. A gente acredita no turismo como gerador de emprego e renda. O turismo fortalece o nosso estado. Temos que mostrar a todos que chegam aqui, o quanto nós somos importantes”, disse o chefe do Executivo. 

A apresentação técnica no auditório da Expo Turismo foi conduzida pela a gerente de Projetos Estruturantes da Embratur, Ana Paula Jacques e pelo gerente de Negócios e Estratégias para o Mercado Internacional da Agência, Alexandre Nakagawa. Foram discutidos mercados, segmentos e ferramentas com potencial de impulsionar a chegada de turistas internacionais para os destinos rondonienses. 

Para o diretor-superintendente do Sebrae Rondônia, José Alberto Anísio, o Plano Brasis vem para somar no desenvolvimento do setor no estado. “Rondônia está em crescente ascensão no turismo, com o investimento do governo federal, do governo estadual, da parceria com a Embratur, todas as entidades que têm relação com o turismo. E esse plano vem para nos fortalecer. Com o desenvolvimento desse setor, nós vamos ter outras cadeias produtivas que estão em formação. Com isso a parte turística acaba sendo agregada de forma direta e na ponta”, afirmou. 

“Esse é um momento bem importante do turismo. O Plano Brasis vem justamente para aproximar esses dados técnicos estratégicos, de conhecimento, para o trade. Na verdade, toda a gama de informações serve para o crescimento que nós desejamos e trabalhamos para chegar a cada dia”, acrescentou o superintendente estadual de Turismo, Gilvan Pereira. 

Plano Brasis 

O Plano Brasis foi instituído pela Portaria nº 11/2025 e sucede o Plano Aquarela, definindo as diretrizes para a promoção internacional do Brasil até 2027. O documento está alinhado ao Plano Nacional de Turismo 2024–2027 e foi construído com ampla participação de estados, municípios, entidades do setor turístico, setor privado e sociedade civil. 

Visando posicionar o Brasil como um destino internacionalmente reconhecido por sua diversidade e por suas experiências turísticas autênticas e sustentáveis, o Plano Brasis apresenta uma estratégia de marketing estruturada objetivos que se desdobram em caminhos estratégicos, direcionamentos táticos e um conjunto de ações, programas e projetos a serem implementados até 2027.  

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 22 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia se destaca na ABAV EXPO 2025 e celebra momento histórico com o lançamento do Selo Amazônia

Rondônia se destaca na ABAV EXPO 2025 e celebra momento histórico com o lançamento do Selo Amazônia

O estado mostrou sua força em uma das maiores feiras de turismo da América Latina, que já nos dois primeiros dias desta edição recebeu mais de 31.90

Sebrae em Rondônia e Semtel levam empresários à Abav Expo 2025, no Rio de Janeiro

Sebrae em Rondônia e Semtel levam empresários à Abav Expo 2025, no Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira (10) encerrou-se a Abav Expo 2025, a maior feira do setor de turismo da América Latina, realizada no Expo Center, no Rio de Janeir

Rondônia recebe reconhecimento nacional pela gestão pública de turismo

Rondônia recebe reconhecimento nacional pela gestão pública de turismo

Rondônia conquistou o 3º lugar no ranking nacional do Prêmio Mérito & Talento, promovido pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais

Governo de RO reforça potencial turístico do estado durante lançamento da Marca da Amazônia

Governo de RO reforça potencial turístico do estado durante lançamento da Marca da Amazônia

Internacional, o governo de Rondônia participou na quarta-feira (8), do lançamento da Marca da Amazônia, iniciativa que tem como objetivo promover a

Gente de Opinião Quarta-feira, 22 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)