Sábado, 19 de setembro de 2009 - 17h35
O professor José Marques Junior, coordenador do Curso de Turismo da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho, participou na tarde desta sexta-feira (18/09) da terceira edição do Simpósio “Amazônia: Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas – Etapa Rondônia, como um dos expositores do painel “Desenvolvimento Sustentável e o Ecoturismo”, mediado pelo deputado federal Moreira Mendes.
O evento, realizado no auditório da seccional rondoniense da Ordem dos Advogados do Brasil, das 09h30 às 17h30, foi uma realização conjunta da Bancada de Rondônia no Congresso Nacional e da Comissão da Amazônia da Câmara dos Deputados, com o apoio da Fecomércio e OAB/RO.
O pinel “Desenvolvimento Sustentável e Ecoturismo” foi o último de uma série de assuntos debatidos durante o dia, que abordaram os temas: O Meio Ambiente, desenvolvimento e a quebra do paradigma produtivo; A remuneração pelos serviços ambientais e a posição do país na Conferência de Copenhagen; Os órgãos de fomento e obras do PAC e as suas conseqüências na economia regional, a médio e longo prazo; Configuração territorial do Estado de Rondônia e o anseio de regiões pela emancipação municipal; As unidades de conservação, seus problemas, sua proteção e as potencialidades que elas geram para a sociedade; As políticas econômicas e sociais da União e suas conseqüências para economia local.
Presidido pelo deputado federal Eduardo Valverde, coordenador da bancada federal de Rondônia, o evento contou coma participação dos senadores Valdir Raupp e Fátima Cleide e dos deputados federais Natan Donadon, Anselmo de Jesus, Ernandes Amorim e Moreira Mendes. Além dos parlamentares, participaram ainda representantes do Ministério das Cidades, Minas e Energia, Meio Ambiente, Agricultura, Casa Civil, INCRA, DNIT, Funasa, Secretaria Municipal e Estadual de Meio Ambiente, ONGs, e especialistas na área de sustentabilidade, infraestrutura e turismo.
Durante o encontro, o professor José Marques, entregou um certificado de Menção Honrosa ao deputado Eduardo Valverde, por ter incluído na pauta de discussão do evento, a importância do ecoturismo para o desenvolvimento sustentável. O certificado foi entregue em nome da ABBTUR/RO - Associação Brasileira dos Bacharéis em Turismo.
Em sua manifestação, o professor José Marques também agradeceu, em nome da FIMCA, a iniciativa do deputado Moreira Mendes, autor do projeto que regulamenta a profissão do turismológo no Brasil, ainda quando era senador da República, ressaltando a luta conjunta de entidades de classe como a ABBTUR (Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo) e a Contratuh (Confederação dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade), para conseguir a aprovação da matéria, que tramitou no Congresso Nacional por nove anos.
De acordo com a proposta, que aguarda a sanção do presidente Luis Inácio Lula da Silva, o exercício da profissão ficará reservado aos bacharéis de Turismo ou Hotelaria e aos profissionais não-diplomados que comprovadamente já a trabalham no setor há, pelo menos cinco anos, contados da data de publicação da lei. O profissional diplomado em cursos equivalentes no exterior também poderá exercer a profissão no Brasil, desde que revalide seu diploma.
Quanto à temática do painel, o coordenador afirmou que não dá para conceber o desenvolvimento sustentável da Amazônia sem levar em conta o ecoturismo, “pois se trata de uma atividade que defende o meio ambiente, preserva a cultura, desenvolve a economia e promove a integração social. Se falar em desenvolvimento sustentável tem que falar em turismo. E se falar em turismo, falou com a FIMCA”, concluiu.
As conclusões da etapa rondoniense serão encaminhadas ao III Simpósio Amazônia: Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas, a ser realizado em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas, também da Câmara dos Deputados, no auditório Nereu Ramos, em Brasília, dia 7 de outubro deste ano.
Fonte: Sérgio Mello
O governo de Rondônia, marcou presença na Edição 2025 do Meeting Brasil, que aconteceu nos dias 4, 5, 7, 11 e 13 de agosto, nos países do Paraguai,
Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário
A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários
Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira
Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma
Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho
Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da