Porto Velho (RO) quarta-feira, 20 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Turismo da FIMCA no Simpósio Amazônia


  
O professor José Marques Junior, coordenador do Curso de Turismo da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho, participou na tarde desta sexta-feira (18/09) da terceira edição do Simpósio “Amazônia: Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas – Etapa Rondônia, como um dos expositores do painel “Desenvolvimento Sustentável e o Ecoturismo”, mediado pelo deputado federal Moreira Mendes. 

O evento, realizado no auditório da seccional rondoniense da Ordem dos Advogados do Brasil, das 09h30 às 17h30, foi uma realização conjunta da Bancada de Rondônia no Congresso Nacional e da Comissão da Amazônia da Câmara dos Deputados, com o apoio da Fecomércio e OAB/RO. 

O pinel “Desenvolvimento Sustentável e Ecoturismo” foi o último de uma série de assuntos debatidos durante o dia, que abordaram os temas: O Meio Ambiente, desenvolvimento e a quebra do paradigma produtivo; A remuneração pelos serviços ambientais e a posição do país na Conferência de Copenhagen; Os órgãos de fomento e obras do PAC e as suas conseqüências na economia regional, a médio e longo prazo; Configuração territorial do Estado de Rondônia e o anseio de regiões pela emancipação municipal; As unidades de conservação, seus problemas, sua proteção e as potencialidades que elas geram para a sociedade; As políticas econômicas e sociais da União e suas conseqüências para economia local. 

Presidido pelo deputado federal Eduardo Valverde, coordenador da bancada federal de Rondônia, o evento contou coma participação dos senadores Valdir Raupp e Fátima Cleide e dos deputados federais Natan Donadon, Anselmo de Jesus, Ernandes Amorim e Moreira Mendes. Além dos parlamentares, participaram ainda representantes do Ministério das Cidades, Minas e Energia, Meio Ambiente, Agricultura, Casa Civil, INCRA, DNIT, Funasa, Secretaria Municipal e Estadual de Meio Ambiente, ONGs, e especialistas na área de sustentabilidade, infraestrutura e turismo. 

Durante o encontro, o professor José Marques, entregou um certificado de Menção Honrosa ao deputado Eduardo Valverde, por ter incluído na pauta de discussão do evento, a importância do ecoturismo para o desenvolvimento sustentável. O certificado foi entregue em nome da ABBTUR/RO - Associação Brasileira dos Bacharéis em Turismo. 

Em sua manifestação, o professor José Marques também agradeceu, em nome da FIMCA, a iniciativa do deputado Moreira Mendes, autor do projeto que regulamenta a profissão do turismológo no Brasil, ainda quando era senador da República, ressaltando a luta conjunta de entidades de classe como a ABBTUR (Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo) e a Contratuh (Confederação dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade), para conseguir a aprovação da matéria, que tramitou no Congresso Nacional por nove anos. 

De acordo com a proposta, que aguarda a sanção do presidente Luis Inácio Lula da Silva, o exercício da profissão ficará reservado aos bacharéis de Turismo ou Hotelaria e aos profissionais não-diplomados que comprovadamente já a trabalham no setor há, pelo menos cinco anos, contados da data de publicação da lei. O profissional diplomado em cursos equivalentes no exterior também poderá exercer a profissão no Brasil, desde que revalide seu diploma. 

Quanto à temática do painel, o coordenador afirmou que não dá para conceber o desenvolvimento sustentável da Amazônia sem levar em conta o ecoturismo, “pois se trata de uma atividade que defende o meio ambiente, preserva a cultura, desenvolve a economia e promove a integração social. Se falar em desenvolvimento sustentável tem que falar em turismo. E se falar em turismo, falou com a FIMCA”, concluiu.
As conclusões da etapa rondoniense serão encaminhadas ao III Simpósio Amazônia: Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas, a ser realizado em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas, também da Câmara dos Deputados, no auditório Nereu Ramos, em Brasília, dia 7 de outubro deste ano. 

Fonte: Sérgio Mello

Mais Sobre Turismo

Rolim de Moura entra no “Mapa do Turismo”

Rolim de Moura entra no “Mapa do Turismo”

A prefeitura de Rolim de Moura (RO, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMMADU) está realizando Inventário

Turismo: destinos turísticos de Rondônia impressionam pela beleza e economia, afirmam servidores

Turismo: destinos turísticos de Rondônia impressionam pela beleza e economia, afirmam servidores

Viajar é sempre uma experiência prazerosa, e é difícil encontrar quem não goste de conhecer novos lugares, fotografar diferentes paisagens e experimen

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

O Ministério do Turismo, Embratur, Governo de Rondônia e Sebrae realizam na próxima segunda-feira, 21 de outubro, o Seminário Investe Turismo. O Siste

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

O Turismo é uma grande mola propulsora dentro da economia de um país. Em Rondônia, seus potenciais estão latentes, necessitando de apoio para seu