Quarta-feira, 17 de agosto de 2016 - 05h19
	 
	O superintendente de Turismo, Júlio Olivar, esteve reunido na noite desta terça-feira (16) na sede da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Guajará Mirim (ACISGM) para um diálogo com a diretoria da entidade e os agentes econômicos de vários segmentos turísticos do município para falar sobre estratégias e diretrizes da política de Turismo e a formulação de planos e programas voltados ao desenvolvimento do setor.
	
	Durante o diálogo, Júlio Olivar recebeu do presidente da ACISGM, Delny Cavalcante Júnior, um documento com alguns pleitos que objetivam fomentar as atividades turísticas da cidade, como por exemplo, a regulamentação da Lei nº 48 de 23 de julho de 1985, que torna Guajará como a 1ª Estância Turística do estado de Rondônia, além de suporte técnico para a elaboração de um plano de desenvolvimento do turismo.
	
	O superintendente Turismo, Júlio Olivar, propôs inicialmente a elaboração de uma agenda que aponte as prioridades para investimento, e ouviu atentamente as reivindicações. Ele explica que o Governo do Estado tem todo interesse em contribuir para a efetivação de Guajará como estância turística, porém essa regulamentação cabe ao município, quanto ao suporte para elaboração de um plano de desenvolvimento, colocou a equipe técnica da Setur a disposição para que juntos possam elaborar medidas para o fortalecimento da infraestrutura turística, qualificação dos serviços e promoção do destino Guajará. Aproveitou para informar várias ações em curso na cidade, como por exemplo, a construção de dois centros culturais e revitalização da estação do Distrito do Iata e o mapa turístico que está sendo elaborado com parceiros.
	
	“Guajará é uma cidade com grandes potenciais, seja no ecoturismo, na cultura ou na gastronomia, é importante aproveitar melhor esse manancial que hoje está sendo desperdiçado como grande catalizador econômico para o município” enfatizou Júlio.
	
	Guajará Mirim tem 36 meios de hospedagem, Júlio Olivar destacou a necessidade do cadastramento destes hotéis e pousadas no Cadastur, que é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo para que seja possível alinhar um diálogo positivo quanto a promoção da cidade.
	
	Ao finalizar a reunião o superintendente propôs a criação de um guia turístico bilíngue, divulgando os principais atrativos da cidade, além de fazer uma interlocução com os proprietários de restaurantes para criação do prato oficial da cidade.
	
	Após a reunião o superintendente foi convidado a conhecer a culinária de Guajará Mirim que, por ser uma cidade fronteiriça, dispõe de uma gastronomia diferenciada com iguarias como a pipoca de pirarucu e o massaco, prato feito à base de carne seca e banana da terra.
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Ecoturismo, pesca esportiva, turismo de aventura, birdwatching e experiências de base comunitária, além de gastronomia com sabores e aromas tradicio

Rondônia se destaca na ABAV EXPO 2025 e celebra momento histórico com o lançamento do Selo Amazônia
O estado mostrou sua força em uma das maiores feiras de turismo da América Latina, que já nos dois primeiros dias desta edição recebeu mais de 31.90

Sebrae em Rondônia e Semtel levam empresários à Abav Expo 2025, no Rio de Janeiro
Nesta sexta-feira (10) encerrou-se a Abav Expo 2025, a maior feira do setor de turismo da América Latina, realizada no Expo Center, no Rio de Janeir

Rondônia recebe reconhecimento nacional pela gestão pública de turismo
Rondônia conquistou o 3º lugar no ranking nacional do Prêmio Mérito & Talento, promovido pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais
    Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)