Domingo, 9 de outubro de 2011 - 11h13
O deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO) recebeu a Diretoria da Associação Brasileira de Odontologia em seu gabinete para discutir um projeto considerado de alta relevância social, que pretende levar assistência a saúde bucal de pessoas contaminadas pelo vírus HIV. O parlamentar manifestou sua preocupação com os altos índices de contaminação divulgados pelo Ministério da Saúde para o estado de Rondônia.
O secretário geral da Associação Brasileira de Odontologia, cirurgião dentista de Cacoal-RO, Marco Aurélio Vasques, expôs ao parlamentar a existência de um projeto da ABO que ainda estava em definição.
Durante a reunião, foi tratada da alta incidência de AIDS em Rondônia e a ABO demonstrou que o estado é o terceiro da região Norte em contaminação - que é a região do Brasil onde mais cresceu a contaminação na última década.
O projeto consiste em assistir as pessoas contaminadas em tratamento no SUS, com a realização de ações educativas e preventivas sobre saúde bucal aos contaminados e tratamento curativo nas sedes das ABOs nas capitais. “ A boca é uma das regiões de maior significado para os portadores do vírus, com manifestações bucais, infecções oportunistas e perda dentária por problemas gengivais”.
Nilton Capixaba solicitou à ABO que iniciasse o projeto piloto no estado de Rondônia e firmou compromisso de buscar recursos federais para permitir o desenvolvimento do projeto. Consultado por telefone, o presidente da ABO, Newton Miranda de Carvalho, que estava em reunião da Federação Dentária Internacional no México, atendeu o pedido do deputado e se comprometeu em iniciar o projeto por Porto Velho. Agora, a ABO e Nilton Capixaba tentarão viabilizar os recursos necessários para suprir essa lacuna na assistência a esses pacientes.
Dados são alarmantes - Conforme os dados epidemiológicos sobre a AIDS divulgados pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2010, a região Norte tem a terceira maior taxa de incidência de AIDS no Brasil, onde 20,1 em cada 100.000 habitantes foram contaminados com o vírus HIV no ano de 2009.
Na região Sudeste, que ocupa o segundo lugar em incidência, cuja população é 5,5 vezes maior que a da região Norte, 20,4 em cada 100.000 habitantes foram contaminados no mesmo ano.
Ao contrário do que se pensa, a maior exposição ao vírus está entre os heterossexuais, que constituem 30,5% dos homens e 87,5% das mulheres contaminados.
Participaram da reunião os seguintes representantes da ABO: Marco Vasques (secretário Geral da ABO); Wesley Borba Toledo (Tesoureiro Geral); Tarcísio Pinto – (Presidente da ABO Taguatinga); Christiano Ramos (assessor)
Fonte: Marcelo Freire
O governo de Rondônia, marcou presença na Edição 2025 do Meeting Brasil, que aconteceu nos dias 4, 5, 7, 11 e 13 de agosto, nos países do Paraguai,
Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário
A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários
Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira
Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma
Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho
Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da