Porto Velho (RO) sábado, 25 de setembro de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Saúde Bucal: assistência às pessoas contaminadas pelo HIV


O deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO) recebeu a Diretoria da Associação Brasileira de Odontologia em seu gabinete para discutir um projeto considerado de alta relevância social, que pretende levar assistência a saúde bucal de pessoas contaminadas pelo vírus HIV. O parlamentar manifestou sua preocupação com os altos índices de contaminação divulgados pelo Ministério da Saúde para o estado de Rondônia.

O secretário geral da Associação Brasileira de Odontologia, cirurgião dentista de Cacoal-RO, Marco Aurélio Vasques, expôs ao parlamentar a existência de um projeto da ABO que ainda estava em definição.

Durante a reunião, foi tratada da alta incidência de AIDS em Rondônia e a ABO demonstrou que o estado é o terceiro da região Norte em contaminação - que é a região do Brasil onde mais cresceu a contaminação na última década.

O projeto consiste em assistir as pessoas contaminadas em tratamento no SUS, com a realização de ações educativas e preventivas sobre saúde bucal aos contaminados e tratamento curativo nas sedes das ABOs nas capitais. “ A boca é uma das regiões de maior significado para os portadores do vírus, com manifestações bucais, infecções oportunistas e perda dentária por problemas gengivais”.

Nilton Capixaba solicitou à ABO que iniciasse o projeto piloto no estado de Rondônia e firmou compromisso de buscar recursos federais para permitir o desenvolvimento do projeto. Consultado por telefone, o presidente da ABO, Newton Miranda de Carvalho, que estava em reunião da Federação Dentária Internacional no México, atendeu o pedido do deputado e se comprometeu em iniciar o projeto por Porto Velho. Agora, a ABO e Nilton Capixaba tentarão viabilizar os recursos necessários para suprir essa lacuna na assistência a esses pacientes.

Dados são alarmantes - Conforme os dados epidemiológicos sobre a AIDS divulgados pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2010, a região Norte tem a terceira maior taxa de incidência de AIDS no Brasil, onde 20,1 em cada 100.000 habitantes foram contaminados com o vírus HIV no ano de 2009.

Na região Sudeste, que ocupa o segundo lugar em incidência, cuja população é 5,5 vezes maior que a da região Norte, 20,4 em cada 100.000 habitantes foram contaminados no mesmo ano.

Ao contrário do que se pensa, a maior exposição ao vírus está entre os heterossexuais, que constituem 30,5% dos homens e 87,5% das mulheres contaminados.

Participaram da reunião os seguintes representantes da ABO: Marco Vasques (secretário Geral da ABO); Wesley Borba Toledo (Tesoureiro Geral); Tarcísio Pinto – (Presidente da ABO Taguatinga); Christiano Ramos (assessor)

Fonte: Marcelo Freire
 

Mais Sobre Turismo

Sedam discute propostas para fomentar turismo de pesca esportiva em Rondônia

Sedam discute propostas para fomentar turismo de pesca esportiva em Rondônia

Em benefício do desenvolvimento pesqueiro do Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) se r

Governo de Rondônia promulga Lei de Política de Turismo e define estratégias de implementação do Plano Estadual de Turismo

Governo de Rondônia promulga Lei de Política de Turismo e define estratégias de implementação do Plano Estadual de Turismo

A Lei n° 5.093 que institui a política estadual de turismo em Rondônia, já está em vigor. O texto foi aprovado pelo Poder Legislativo no dia 17 de a

Setur abre 3ª edição do “Famtour” para exploração turística do Polo Vale do Jamari

Setur abre 3ª edição do “Famtour” para exploração turística do Polo Vale do Jamari

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), anuncia a 3ª edição do “Famtour”, um projeto de familiarização turíst

Turismo em Rondônia é destaque na televisão

Turismo em Rondônia é destaque na televisão

O turismo de Rondônia ganha destaque mais uma vez na SIC TV, uma das afiliadas mais antigas da RECORD TV no Brasil. “Rolê Especial Verão” estreia se