Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Saúde Bucal: assistência às pessoas contaminadas pelo HIV


O deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO) recebeu a Diretoria da Associação Brasileira de Odontologia em seu gabinete para discutir um projeto considerado de alta relevância social, que pretende levar assistência a saúde bucal de pessoas contaminadas pelo vírus HIV. O parlamentar manifestou sua preocupação com os altos índices de contaminação divulgados pelo Ministério da Saúde para o estado de Rondônia.

O secretário geral da Associação Brasileira de Odontologia, cirurgião dentista de Cacoal-RO, Marco Aurélio Vasques, expôs ao parlamentar a existência de um projeto da ABO que ainda estava em definição.

Durante a reunião, foi tratada da alta incidência de AIDS em Rondônia e a ABO demonstrou que o estado é o terceiro da região Norte em contaminação - que é a região do Brasil onde mais cresceu a contaminação na última década.

O projeto consiste em assistir as pessoas contaminadas em tratamento no SUS, com a realização de ações educativas e preventivas sobre saúde bucal aos contaminados e tratamento curativo nas sedes das ABOs nas capitais. “ A boca é uma das regiões de maior significado para os portadores do vírus, com manifestações bucais, infecções oportunistas e perda dentária por problemas gengivais”.

Nilton Capixaba solicitou à ABO que iniciasse o projeto piloto no estado de Rondônia e firmou compromisso de buscar recursos federais para permitir o desenvolvimento do projeto. Consultado por telefone, o presidente da ABO, Newton Miranda de Carvalho, que estava em reunião da Federação Dentária Internacional no México, atendeu o pedido do deputado e se comprometeu em iniciar o projeto por Porto Velho. Agora, a ABO e Nilton Capixaba tentarão viabilizar os recursos necessários para suprir essa lacuna na assistência a esses pacientes.

Dados são alarmantes - Conforme os dados epidemiológicos sobre a AIDS divulgados pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2010, a região Norte tem a terceira maior taxa de incidência de AIDS no Brasil, onde 20,1 em cada 100.000 habitantes foram contaminados com o vírus HIV no ano de 2009.

Na região Sudeste, que ocupa o segundo lugar em incidência, cuja população é 5,5 vezes maior que a da região Norte, 20,4 em cada 100.000 habitantes foram contaminados no mesmo ano.

Ao contrário do que se pensa, a maior exposição ao vírus está entre os heterossexuais, que constituem 30,5% dos homens e 87,5% das mulheres contaminados.

Participaram da reunião os seguintes representantes da ABO: Marco Vasques (secretário Geral da ABO); Wesley Borba Toledo (Tesoureiro Geral); Tarcísio Pinto – (Presidente da ABO Taguatinga); Christiano Ramos (assessor)

Fonte: Marcelo Freire
 

Mais Sobre Turismo

Setur se reúne com municípios que integram os pólos turísticos para desenvolver a pesca esportiva em Rondônia

Setur se reúne com municípios que integram os pólos turísticos para desenvolver a pesca esportiva em Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), vem realizando reuniões em vários municípios do Estado com o objetivo

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Jaci Paraná é um distrito distante cerca de 90 quilômetros da sede, a capital Porto Velho, possui cerca de 18 mil habitantes e foi muito impactado c

Setor de turismo é capacitado para a formatação de roteiros em Porto Velho

Setor de turismo é capacitado para a formatação de roteiros em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou mais uma capacitação on-line tendo como foco o fortalecimento da economia no período pós-pandemia. O tema tratado

Setur assina Carta do Turismo na Amazônia durante Simpósio de Pesca Esportiva

Setur assina Carta do Turismo na Amazônia durante Simpósio de Pesca Esportiva

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), assinou a Carta do Turismo na Amazônia durante o primeiro Simpósio de