Sexta-feira, 28 de setembro de 2012 - 06h09
Alana Gandra
Agência Brasil
Rio de Janeiro - No período de 28 a 30 deste mês, o Rio de Janeiro vai se tornar a capital turística do Brasil, com a realização, no Píer Mauá, do Salão de Turismo – Brazil International Tourism Exchange (Brite 2012 ). O evento tem o patrocínio do Ministério do Turismo e reunirá, para participar da Bolsa de Negócios, 140 buyers (operadores estrangeiros compradores) de cerca de 30 países da África, Ásia, do Oriente Médio e Leste Europeu para conhecer os principais destinos turísticos do estado e do país.
“Esse é um módulo da grande universidade do turismo. A gente quer que o turista venha e fique aqui”, disse à Agência Brasil o coordenador da área internacional do Brite 2012, Carlos Muzzio. Estão previstos 2,4 mil encontros na Bolsa de Negócios entre os compradores internacionais e 90 vendedores de destinos turísticos brasileiros e do setor hoteleiro.
Ele destacou que os operadores que vão para o exterior tentar trazer negócios para o Brasil fazem um tipo de exportação. “O turismo é uma indústria exportadora. Só que eu tenho que ir lá no mercado e brigar para que os turistas venham ao Brasil, em vez de ir para o México, os Estados Unidos ou a Europa”, disse.
A ideia, acrescentou, é mudar a percepção do turista estrangeiro de que o Rio, e por extensão o Brasil, se limitam a samba, praia, mulher e carnaval. “O Brasil tem muito mais que isso”, argumentou. A estratégia é utilizar matérias-primas que não são muito exploradas no exterior, como, por exemplo, o lado histórico e o fato de o Rio ser a única cidade imperial das Américas. “É a única cidade com uma floresta urbana”, lembrou.
Com o Brite 2012, a meta da Secretaria de Turismo do estado é ampliar em pelo menos 12% o número de visitantes a partir de 2013. Carlos Muzzio destacou, entretanto, que a concretização dessa expectativa “não depende só dos profissionais do turismo. Depende que o estado promova e ofereça toda a infraestrutura”. Ele defendeu que os gargalos em aeroportos, trânsito, rodovias e qualidade dos hotéis sejam solucionados com urgência.
Outro ponto importante do Brite é o Fórum do Conhecimento, cuja meta é mostrar a importância da capacitação de novos profissionais e estudantes das áreas de turismo e hotelaria e promover a aproximação entre esses profissionais. Especialistas do setor hoteleiro e turístico mostrarão aos estudantes como funciona essa indústria. Políticas públicas de turismo são um dos temas a serem abordados. “A coisa mais importante é que toda a cadeia [do turismo] estará lá”, ressaltou o coordenador.
No Salão do Turismo, a ideia é promover os destinos do Rio de Janeiro e do Brasil por meio da exposição de produtos e roteiros regionais característicos. Cada região brasileira mostrará produtos artesanais típicos, que serão comercializados. No total, 24 estados vão expor e vender seus produtos.
Muzzio disse que, atualmente, o mercado brasileiro é exportador. Cerca de 70% dos assentos aéreos
são ocupados por brasileiros, informou. Visando a incrementar o turismo doméstico, haverá um grande feirão de viagens durante o Brite, aberto a consumidores brasileiros, que poderão comprar pacotes turísticos a preços que só estarão disponíveis no evento. “Quero, com isso, fazer com que a economia gire e que os brasileiros fiquem aqui dentro”.
Representantes de 55 secretarias estaduais e municipais de Turismo estarão presentes ao evento. O desenvolvimento sustentável da indústria hoteleira, novas tendências, código de conduta ambiental são temas que serão debatidos no Encontro Internacional de Hotelaria, que ocorrerá também dentro do Brite 2012.
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