Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

Rio: hotéis mais baratos devem ter 100% de ocupação na Jornada da Juventude, estima sindicato


 

Gente de Opinião

 

Alana Gandra
Agência Brasil

Rio de Janeiro - O índice de ocupação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) nos hotéis que oferecem preços mais acessíveis, do tipo hostel e albergue, inclusive na zona sul, deve chegar a 100%, informou o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio). Os preços da diária nesse tipo de hospedagem variam entre R$ 50 e R$ 85.

Segundo o presidente da entidade, Pedro De Lamare, não há mais vagas disponíveis nesses estabelecimentos para atender aos fiéis que chegam à cidade para o evento, que começa na próxima semana.

Grupos de peregrinos e visitantes fecharam alguns albergues com antecedência e conseguiram, com isso, preços mais razoáveis. Para os fiéis que não providenciaram vagas previamente, De Lamare sugeriu que procurem a rede convencional de hotelaria. Ele destacou que muitos grupos estão buscando alugar apartamentos por temporada.

Para a hotelaria convencional, a previsão da entidade é ocupação em torno de 55%, de acordo com a entidade. O presidente do SindRio acredita, porém, que o índice poderá subir até o final da semana, com a proximidade de início da jornada. “Como estamos no período das férias escolares e o Rio já é um destino turístico muito procurado, a gente tem bastante turista na cidade, brasileiros e de fora, eu acredito que para o final dessa semana devem começar a chegar mais pessoas ligadas à jornada”

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (Abih-RJ) informou que a ocupação média de hotéis convencionais está em 61,97%. As regiões mais procuradas até agora são o centro da cidade, com 69,53% dos quartos ocupados, Copacabana e Leme, com 68,35%, e Ipanema e Leblon, com 57,31%. A Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio,  tem 47,18% dos quartos reservados para o evento.

Os hotéis de três e quatro estrelas respondem por 63,78% das reservas. Para o presidente da Abih-RJ, Alfredo Lopes, isso confirma a expectativa da entidade. “A maior parte dos participantes da Jornada Mundial da Juventude optou por hospedagens econômicas e alternativas, e não a hotelaria padrão de três a cinco estrelas localizada no corredor turístico da cidade”, disse.

Para atrair os visitantes, a Abih-RJ está dando continuidade à campanha de descontos de até 50%, iniciada por ocasião da Copa das Confederações, em junho. Os descontos nas tarifas variam entre 10% e 50%.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par

Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Um Brasil para os brasileiros. Essa é a principal missão do programa Conheça o Brasil, um movimento nacional coordenado pelo Ministério do Turismo, qu

Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo

Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo

Representada pela secretária municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Glayce Bezerra, a Prefeitura de Porto Velho foi agracia

Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’

Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’

Começou hoje em Brasília mais uma edição do ‘Salão do Turismo’ e Rondônia participa da programação através do Sistema Comércio, com os braços sociai

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)