Quarta-feira, 17 de março de 2010 - 15h54
Graças ao esforço da Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur) a capital rondoniense passa a fazer parte do Comitê Gestor da rota turística Amazônia –Andes - Pacífico, cujo objetivo é atrair turistas do Peru para a região mais cobiçada do planeta. O comitê é composto pelos estados do Acre, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia (Porto Velho).
O coquetel de lançamento do início da operação aérea Rio Branco – Cusco – Lima será na próxima quinta-feira (18) no Hotel Vila Rica em Porto Velho, às 17h30min. “Durante o evento, o comitê vai explicar como será feita conexão da capital de Rondônia com Rio Branco (AC) por meio da rota Amazônia – Andes – Pacífico e como o trabalho está sendo feito junto às agências de viagens, o trade turístico e a imprensa”, informa o coordenador de turismo da Prefeitura, Juan Alex Yamamoto.
O vôo pré-inaugural para o Peru acontece dia 1º de abril, uma quinta-feira. Ele sai de Rio Branco às 10 horas (horário local) e terá 1h10min de duração até Cusco. De lá, mais 55 minutos até Lima, capital peruana. O retorno a Rio Branco será no dia cinco, pousando às 9h30min.
Yamamoto explica que desde o ano passado o comitê trabalha na criação dessa nova rota. A intenção é divulgar os principais pontos turísticos dos estados do Norte e fazer com que os turistas que visitam o Peru também possam conhecer as belezas das cidades encravadas na Amazônia. “Isso vai atrair recursos e aquecer a economia da região. Desta forma, a Prefeitura terá mais dinheiro para investir em prol do turismo e da população em geral”, avalia.
Conexão
Cusco é uma cidade no Peru situada no sudeste do Vale de Huatanay ou Vale Sagrado dos Incas, na região dos Andes, com população de 300.000 habitantes. Brasil e Peru são ligados por via aérea através dos vôos que partem de São Paulo com destino a Lima. São Paulo era o único que oferecia a conectividade com o País vizinho.
Estrutura
Por meio da Coordenadoria de Turismo, a Prefeitura de Porto Velho também trabalha para criar a estrutura necessária ao melhor atendimento possível dos turistas que vierem à capital do Estado. Essa estrutura passa pela elaboração do roteiro turístico, trabalho com hotéis e taxistas, dentre outros segmentos que estarão envolvidos diretamente com as pessoas que visitarem a cidade. “Não basta apenas fazer parte do Comitê Gestor. Precisamos estar preparados para receber esses turistas, caso contrário, eles nunca mais voltarão e ainda farão propaganda negativa”, enfatiza.
Fonte: Augusto José
O governo de Rondônia, marcou presença na Edição 2025 do Meeting Brasil, que aconteceu nos dias 4, 5, 7, 11 e 13 de agosto, nos países do Paraguai,
Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário
A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários
Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira
Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma
Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho
Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da