Segunda-feira, 6 de dezembro de 2010 - 15h19
“Brazil's Devil's Railway gets new lease of life”, é o título da matéria da jornalista Louise Sherwood, para dizer que a Estrada de Ferro Madeira Mamoré foi reformada. (“Estrada de Ferro recebe nova oportunidade de vida “). A reportagem está postada no site BBC News e narra uma longa parte da história da saga da Madeira Mamoré desde o início, em 1900 e a grande missão do americano Percival Farquhar que aceitou o desafio em que muitos já haviam fracassado. O rico empresário da Pensilvânia ganhou a concessão pelo governo brasileiro para construir uma ferrovia que iria levar a borracha do Brasil e do litoral da Bolívia para o mundo. Seria a terceira tentativa de fixar trilhos nesta parte da floresta Amazônica, onde corredeiras traiçoeiras originadas dos cortes dos rios Madeira e Mamoré os tornavam inavegáveis.
A matéria diz ainda que cerca de 20.000 homens, provenientes de países como os EUA, Inglaterra, Escócia, Alemanha, China, India, Barbados e Granada, aceitaram as ofertas de emprego que prometia muitas riquezas na nova terra, mas a realidade era outra. Os homens tiveram que cortar caminho pela mata fechada no calor intenso e umidade, enquanto chuvas torrenciais e inundações frequentemente levaram os trechos já concluidos da obra. Entre as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores, estavam também as emboscadas dos povos indígenas e os ataques de animais selvagens. Muitos operários também morreram de malária, febre amarela e tuberculose. “Estima-se que cerca de 6.000 pessoas morreram durante a construção que ficou conhecida como a Ferroviária do Diabo”, diz a matéria.
Barbadianos
A reportagem traz alguns depoimentos como o do pioneiro José Bispo de Moraes ex-trabalhador ferroviário, que trabalhou na linha desde o início 1950 por cerca de 20 anos. “Colocamos tudo nessa ferrovia, o nosso trabalho, nosso sangue, e isso era a nossa vida " e de Manuel Soares da Silva, “comecei a trabalhar na ferrovia com 17 anos como assistente de telefonista antes de ser maquinista. Não havia cursos de formação. Aprendemos tudo no próprio trabalho”, disse o ferroviário.
Em um contexto geral, a matéria coloca a revitalização da Estrada de Ferro como a única forma de salvar o patrimônio Histórico de Porto Velho. “Nós entendemos o interesse pela recuperação da Estrada de Ferro no exterior, principalmente por países que valorizam a cultura e a história. São poucos patrimônios históricos que foram restaurados no mundo e nós buscamos valorizar o que é nosso e estamos muito felizes por entregar à população, esta primeira etapa de um novo espaço de lazer”, disse o prefeito Roberto Sobrinho.
Para ver a matéria na íntegra, acesse o site : http://www.bbc.co.uk/news/world-latin-america-11578463
Por: Nara Vargas
Fotos: BBC News
Rondônia se destaca na ABAV EXPO 2025 e celebra momento histórico com o lançamento do Selo Amazônia
O estado mostrou sua força em uma das maiores feiras de turismo da América Latina, que já nos dois primeiros dias desta edição recebeu mais de 31.90
Sebrae em Rondônia e Semtel levam empresários à Abav Expo 2025, no Rio de Janeiro
Nesta sexta-feira (10) encerrou-se a Abav Expo 2025, a maior feira do setor de turismo da América Latina, realizada no Expo Center, no Rio de Janeir
Rondônia recebe reconhecimento nacional pela gestão pública de turismo
Rondônia conquistou o 3º lugar no ranking nacional do Prêmio Mérito & Talento, promovido pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais
Governo de RO reforça potencial turístico do estado durante lançamento da Marca da Amazônia
Internacional, o governo de Rondônia participou na quarta-feira (8), do lançamento da Marca da Amazônia, iniciativa que tem como objetivo promover a