Quarta-feira, 19 de setembro de 2012 - 15h07
Belezas naturais, paisagens que mais parecem obras primas pela leveza e delicadeza da harmonia das cores transcende uma tranqüilidade sem igual em Ouro Preto do Oeste, localizado a cerca de 300 km de Porto Velho, Capital de Rondônia, o município se tornou a primeira estância turística do Estado e visa fomentar o desenvolvimento da região através do setor.
A definição e enquadramento de Ouro Preto do Oeste como estância só foi possível após a aprovação da lei complementar nº 664, de 07 de maio de 2012, de autoria do deputado Estadual Jaques Testoni (PSD) e que estabeleceu os requisitos mínimos para criação de estâncias no Estado e emissão do título concedido pelo próprio governo estadual através da Secretaria de Turismo (SETUR). Os municípios com essa classificação poderão receber aportes financeiros específicos para incentivo ao turismo.
A iniciativa do parlamentar para criação da lei surgiu da necessidade de fomentar a economia da região que depende deste setor para impulsionar o crescimento do município, uma vez que não há indústrias instaladas em Ouro Preto do Oeste e conseqüentemente poucas vagas de emprego, exceto pelo comércio varejista. “Industrialização do município vai demorar. O turismo tem um potencial que pode ser explorado antecipadamente e gerar empregos”, afirmou Jaques. A expectativa é gerar até 500 vagas para prestação de serviços do segundo setor, ou seja, pessoas habilitadas para receber os visitantes.
As características específicas para definição de um município como estância estabelecido pela lei são: localidades beneficiadas por recursos naturais e paisagísticos, medicinais, históricos, cachoeiras, lagos, rios, florestas tropicais, bosques e parques municipais que garantam um fluxo constante de turistas além de dispor de uma estrutura razoável para receber esses turistas como restaurantes, hotéis, hotéis fazenda, além atrações para esportes radicais.
Outros municípios de Rondônia com potencial para o desenvolvimento do ecoturismo são: Porto Velho, Guajará Mirim, Vilhena e Ji-paraná. O parlamentar explica que para esses municípios serem classificados como estâncias deverão apresentar projeto à SETUR que encaminhará os técnicos para avaliação e classificação.
Os recursos destinados para estruturação de Ouro Preto do Oeste serão liberados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDS) através de parceria com o governo do Estado, na ordem de R$ 10 milhões.
Fonte: Rafaela Schuindt MTB/RO 977
Sexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Ecoturismo, pesca esportiva, turismo de aventura, birdwatching e experiências de base comunitária, além de gastronomia com sabores e aromas tradicio

Rondônia se destaca na ABAV EXPO 2025 e celebra momento histórico com o lançamento do Selo Amazônia
O estado mostrou sua força em uma das maiores feiras de turismo da América Latina, que já nos dois primeiros dias desta edição recebeu mais de 31.90

Sebrae em Rondônia e Semtel levam empresários à Abav Expo 2025, no Rio de Janeiro
Nesta sexta-feira (10) encerrou-se a Abav Expo 2025, a maior feira do setor de turismo da América Latina, realizada no Expo Center, no Rio de Janeir

Rondônia recebe reconhecimento nacional pela gestão pública de turismo
Rondônia conquistou o 3º lugar no ranking nacional do Prêmio Mérito & Talento, promovido pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais
Sexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)