Quarta-feira, 26 de agosto de 2015 - 14h05
Jeep Clube e ICMBIO analisam os Campos de Humaitá para esportes off road
Membros do Jeep Clube de Porto Velho visitaram neste final de semana o Parque Nacional Mapinguari, conhecido como Campos de Humaitá a convite dos gestores da unidade de conservação que é administrada pelo ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). A visita teve como objetivo fazer um diagnóstico das potencialidades de uso público da área em esportes de aventura.
O chefe do Parque Nacional Mapinguari Wilhan Assunção, explicou que os parques nacionais são unidades de conservação e pertencem à categoria de proteção integral, onde é permitido e incentivado o desenvolvimento de atividades de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico, como ferramentas para garantir a conservação da biodiversidade.
Contudo, para a realização das atividades dentro dos parques nacionais é necessário primeiramente a regulamentação, através de um documento formal denominado de plano de manejo da unidade de conservação. O objetivo do plano de manejo é mapear as áreas de uso, das atividades permitidas e das infra-estruturas necessárias para garantir a conservação da biodiversidade de forma compatível com a qualidade e segurança para os usuários que desenvolvem atividades de recreação no interior da unidade de conservação.
No Brasil já há visitação em vários parques nacionais que já passaram pelo processo de planejamento e regulamentação das atividades e onde é permitido o uso público para atividades sustentáveis, mas é necessário um planejamento detalhado e um ordenamento que assegure a proteção ambiental. Na opinião do Chefe do Parque, a região é propícia para atividades esportivas e turísticas.
Além do Jeep Clube, estiveram presentes na visitação dirigentes de empresas turísticas especializadas em aventura e praticantes de bike, motocross, caiaque e quadrículos.
O Presidente do Jeep Clube, Antônio Ferreira, o “Toninho” elogiou a iniciativa da equipe gestora do Parque Nacional Mapinguari e destacou que a área dos campos de Humaitá é propícia para esportes off road, atraindo aventureiros de outros estados. Vejo como uma excelente oportunidade de divulgação do Parque e de benefício para a população do entorno.
Saulo Giordane, da Amazônia Aventure, empresa especializada em turismo de aventura, disse que o Campos de Humaitá tem áreas de cerrado, floresta e rios que permitem a prática de diversos esportes, além de estar próximo a Porto Velho, viabilizando a logística para quem vem de outros Estados.
A visita serviu para os gestores do Parque Mapinguari identificarem quais as atividades de aventura com potencial para a respectiva implementação de acordo com a vocação da unidade de conservação. O próximo passo, finaliza Wilhan Rocha, será formalizar o processo e encaminhá-lo à direção nacional do Instituto para avaliação técnica e jurídica. "
Fonte: Alexandre Badra
O governo de Rondônia, marcou presença na Edição 2025 do Meeting Brasil, que aconteceu nos dias 4, 5, 7, 11 e 13 de agosto, nos países do Paraguai,
Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário
A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários
Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira
Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma
Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho
Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da