Porto Velho (RO) domingo, 26 de setembro de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Aula enogastronômica com o italiano Antônio Maccieri


 

Aula enogastronômica com o italiano Antônio Maccieri - Gente de Opinião


O enólogo Antônio Maccieri, diretor da vinícola Riunite, ministrou uma aula enogastronômica para os acadêmicos do Curso de Gastronomia da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho. A atividade foi realizada nesta quarta-feira, 30/06, na cozinha do moderno Centro de Gastronomia, ainda em construção, e contou com a presença da coordenadora, professora Marília Teixeira Berno, alem de outros professores do curso.

Antonio Maccieri é um dos mais conceituados winemakers do mundo. Com sua vasta experiência no mundo dos vinhos, responsável pela elaboração de rótulos como o Riunite, Casa Bella Malvasia e Bonarda, Mont´Arquato Barbera, Cabernet Sauvignon e o imponente Duca di Ferro, Maccieri liderou os participantes numa verdadeira viagem pela história, química, produção, tipos, classificação, consumo e harmonização do vinho com os diversos tipos de pratos.

A aula foi encerrada com a degustação dos vinhos assinados pelo enólogo, acompanhada com queijos, pães, pastas e massas preparadas especialmente para o evento pelos acadêmicos de gastronomia.

Antonio Maccieri

O enólogo italiano Antonio Maccieri está dividindo seu tempo entre a Itália e o Brasil, onde representa a importadora Magna Import. Profundo conhecedor de vinhos, ele é a quarta geração de produtores da bebida de Baco, dedicando-se há mais de 35 anos em uma carreira de destaque na vinicultura da Itália e Europa.

Dedicou muito tempo da sua vida como Diretor Técnico e Comercial da cooperativa Riunite, onde foi o criador do Riunite Lambrusco, que hoje é um dos mais vendidos do mundo. A vinícola está presente em 64 países, sendo líder de mercado em 24 deles. Para obter estes resultados, Maccieri estabeleceu uma política comercial e de marketing agressiva, acompanhando todos os esforços e crescimento da marca.

Hoje, é o responsável pela produção de dois novos vinhos frisantes da empresa italiana Casa Bella: o Casa Bella Bonarda (tinto) e o Malvasia (branco), consumidos nos restaurantes de maior prestígio e nos bares mais badalados de vários países do mundo. Além dos frisantes, acaba de chegar ao Brasil a nova linha de vinhos secos Mont´Arquato Barbera, Mont´Arquato Cabernet Sauvignon e o Duca di Ferro Barbera/Bonarda, todos de sua criação. Todas essas marcas são trazidas com exclusividade pela Magna Import, além dos vinhos portugueses da DFJ, dos chilenos da Emiliana, os argentinos Andean Vineyards e o italaiano Chianti La Ginestra.

Maccieri nasceu na região da Reggio Emilia, na Itália, e estudou na Faculdade de Enologia de Alba. Em 1972, iniciou sua carreira profissional como consultor na Cantina Riunite, onde logo assumiu a Direção de Pesquisa e Desenvolvimento. No período entre 1977 e 1982 realizou extensas pesquisas sobre novos produtos, como os vinhos frisantes, que se tornaram um grande sucesso mundial, principalmente na Europa e nos Estados Unidos.

Maccieri chegou a ficar conhecido como "Papa do vinho jovem e vinho frisante". As pesquisas de Maccieri levaram-no também a colaborar com grupos de pesquisa da Universidade de Bologna (Itália), Davis (Califórnia) e escolas superiores de Enologia da África do Sul e Austrália. Em 1985, foi promovido a Diretor Técnico e Vendas da Riunite, acumulando também o cargo de Consultor de Enologia Italiana e da Comunidade Européia.

Em 1991, lançou na Itália o livro "Il Lambrusco Reggiano", um completo estudo sobre o Lambrusco, abrangendo os aspectos técnicos de produção, relatos antigos do vinho Lambrusco e as melhores combinações enogastronômicas elaboradas com a participação de grandes chefes.

No ano de 1993, Antonio Maccieri foi relator em inúmeros congressos internacionais em diferentes convenções como Nova York e Montreal. Em 2001, foi responsável pela consultoria para a produção de um espumante com a metodologia clássica de “champenois”. Após 3 anos, em 2004, o enólogo encerra o contrato com a Riunite e inicia um novo projeto inspirador, como consultor técnico, enólogo, marketing e comercial da Casa Bella.

Após a renovação efetuada na tecnologia e nas vinificações da Casa Bella, estuda e aperfeiçoa as novas linhas de produtos Viticoltori Arquatesi e Mont’Arquato, produzidos nas colinas de Piacenza, Itália. O que resultaria em prêmios consecutivos:

Em 2007 ganha o prêmio Vinitaly com o vinho Mont’Arquato Cabernet Sauvignon.

Em 2008 ganha novamente o prêmio Vinitaly com o vinho Mont’Arquato Barbera DOC.

E em 2009 ganha por mais uma vez o prêmio na Vinitaly, com o vinho Mont’Arquato Duca Di Ferro – Guturnio DOC Reserva 2005 – Barrica e com Passito DOC Malvasia 2004.


Fonte: Sergio Mello
 

Mais Sobre Turismo

Sedam discute propostas para fomentar turismo de pesca esportiva em Rondônia

Sedam discute propostas para fomentar turismo de pesca esportiva em Rondônia

Em benefício do desenvolvimento pesqueiro do Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) se r

Governo de Rondônia promulga Lei de Política de Turismo e define estratégias de implementação do Plano Estadual de Turismo

Governo de Rondônia promulga Lei de Política de Turismo e define estratégias de implementação do Plano Estadual de Turismo

A Lei n° 5.093 que institui a política estadual de turismo em Rondônia, já está em vigor. O texto foi aprovado pelo Poder Legislativo no dia 17 de a

Setur abre 3ª edição do “Famtour” para exploração turística do Polo Vale do Jamari

Setur abre 3ª edição do “Famtour” para exploração turística do Polo Vale do Jamari

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), anuncia a 3ª edição do “Famtour”, um projeto de familiarização turíst

Turismo em Rondônia é destaque na televisão

Turismo em Rondônia é destaque na televisão

O turismo de Rondônia ganha destaque mais uma vez na SIC TV, uma das afiliadas mais antigas da RECORD TV no Brasil. “Rolê Especial Verão” estreia se