Quarta-feira, 11 de junho de 2014 - 06h50
Agência Brasil
Sheily Noleto - Enviada Especial
Pelo Aeroporto Marechal Rondon, na região metropolitana de Cuiabá, a bandeira e o uniforme da seleção chilena já são facilmente reconhecidos. Os torcedores do Chile começaram a chegar na maioria dos voos procedentes de São Paulo e Brasília. A Secretaria de Turismo de Cuiabá espera receber mais de 20 mil chilenos até o jogo de estreia da seleção do Chile com a Austrália, na sexta-feira (13).
Os grupos chegam em meio a pequenos reparos feitos no saguão do aeroporto, que passou por reforma e ampliação. Mas a obra não foi concluída antes do Mundial. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), depois da Copa o cronograma da reforma será reformulado, quando uma nova data deve ser agendada para a conclusão do terminal.
A temperatura máxima em Cuiabá, nessa terça-feira (10), foi 35 graus, com sensação térmica bem maior. O clima quente e tropical, porém, não desanimou alguns chilenos. “Está bom. Muito diferente do Chile, muita umidade, muito suor, mas é suportável”, disse Luis Haeger, técnico industrial.
Problema maior que o calor foi a comunicação entre estrangeiros e chilenos. Segundo Leonardo Escribar, engenheiro, de Antofagasta, a 1.800 quilômetros de Santiago, ele chegou a São Paulo e não conseguiu as informações que precisava para se deslocar até Cuiabá. “Não havia nenhum lugar para receber mapa, material de apoio. Todos da América Latina falam espanhol, falta o Brasil para que a gente possa se entender”, opinou.
Escribar acredita que a seleção chilena deve fazer uma boa estreia contra a Austrália na sexta-feira. Para o engenheiro, o time está forte e pode chegar à final do Mundial. “Vai ser Brasil e Chile no Maracanã, com vitória nossa de 2X1 sobre os donos da casa”, arriscou.
Boa parte dos chilenos que vem a Cuiabá deve chegar por via terrestre, entre hoje (11) e amanhã, em caravanas, de ônibus ou carros pequenos.
O governo de Rondônia, marcou presença na Edição 2025 do Meeting Brasil, que aconteceu nos dias 4, 5, 7, 11 e 13 de agosto, nos países do Paraguai,
Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário
A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários
Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira
Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma
Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho
Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da