Sábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Roraima tem 18 casos de dengue tipo 4 confirmados



O Instituto Evandro Chagas (IEC), referência do Ministério da Saúde (MS) na região Norte, emitiu recentemente os resultados de 92, das 109 amostras do soro sanguíneo enviados pela Secretaria Estadual de Saúde Roraima (Sesau). Desses, seis deram positivo para o DENV-4. Com isso, sobe para 18 o número de casos confirmados da doença.

Os índices são dos bairros Liberdade, Buritis, Santa Tereza, Jóquei Clube, Cidade Satélite, Senador Hélio Campos, Sílvio Leite, Alvorada, Caranã e Jardim Floresta. Foram registrados 17 casos confirmados em Boa Vista e um no município do Cantá, distante 38 quilômetros da Capital.

De acordo com a coordenadora geral do Departamento Estadual de Vigilância em Saúde, Roberta Calandrini, dos seis novos casos, não há registro da doença em crianças. As investigações – o levantamento do histórico das pessoas que tiveram os casos de DENV-4 confirmados – serão realizadas pelo município.

Roberta explica, ainda, que o DENV-4 não é mais perigoso que os demais sorotipos da doença (DENV-1, DENV-2 e DENV-3). Há 28 anos o vírus DENV-4 não circulava no País. “Como passamos muito tempo sem casos do DEN 4, existe o risco de muitas pessoas serem infectadas e, consequentemente, as unidades de saúde sofrerem uma superlotação”, explica.

Segundo ela, hoje, o lixo doméstico é considerado o principal foco de larvas do mosquito da dengue. “Quase 60% dos criadouros estão em cascas de ovo, copos descartáveis e tampas de garrafas, por exemplo”.

Além do lixo doméstico, lugares de depósito de móveis, vasos, pratos e frascos de plantas estão entre os principais focos aqui no Estado.

Roberta alerta que a população continua sendo o principal aliado no combate a dengue. Por isso, os moradores devem manter os quintais limpos, separar e armazenar de forma correta o lixo, ou seja, conferir se há criadouros em itens como potes, latas e garrafas vazias. “Se a população não colaborar, o Estado pode desenvolver uma epidemia”, afirma.

ALERTA

Para o Ministério da Saúde (MS), Boa Vista está em situação de alerta em relação ao vírus da dengue. Roraima fechou o ano de 2010 com um aumento de 93,05% de casos de dengue notificados. Pelos dados do SISANET, sistema de informação da Secretaria Estadual de Saúde Roraima (Sesau), em 2009 foram notificados 6.167 casos; Já em 2010 foram 11.906. Um aumento de 5.739 notificações.

O Índice de Infestação Predial (IIP) é considerado satisfatório quando é menor de 1%. Boa Vista está em situação de médio risco por apresentar 1,4% do indicador. De acordo Roberta Calandrini, esse índice aponta que o Estado precisa intensificar as ações de combate a dengue.

Fonte: BV News
 

Gente de OpiniãoSábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

TCE considera adequado o valor pago pelo hospital de Porto Velho e aponta necessidade de ajuste técnico no laudo de avaliação

TCE considera adequado o valor pago pelo hospital de Porto Velho e aponta necessidade de ajuste técnico no laudo de avaliação

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) analisou a aquisição do imóvel destinado ao Hospital Universitário de Porto Velho e reconheceu q

Prefeitura de Porto Velho realiza coleta inédita do exame DNA-HPV, neste sábado (28)

Prefeitura de Porto Velho realiza coleta inédita do exame DNA-HPV, neste sábado (28)

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realiza neste sábado (28) a primeira ação de coleta do exame DNA-HPV

Saúde entrega primeiro lote 100% nacional de medicamento para transplantados e anuncia R$ 90 milhões para inovação em saúde

Saúde entrega primeiro lote 100% nacional de medicamento para transplantados e anuncia R$ 90 milhões para inovação em saúde

Anúncios históricos realizados pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta terça-feira (24), no Rio de Janeiro (RJ), fortalecem o Complexo Eco

Operação Sorriso - ONG realiza programa cirúrgico gratuito em Porto Velho, a partir desta quinta-feira

Operação Sorriso - ONG realiza programa cirúrgico gratuito em Porto Velho, a partir desta quinta-feira

Porto Velho (RO) recebe a partir desta quinta-feira (26 de maio), até o dia 31 deste mês, mais um programa cirúrgico da Operação Sorriso, organização

Gente de Opinião Sábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)