Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia


Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia  - Gente de Opinião

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Hospital Central, unidade credenciada pela empresa IRB Prime Care, que tem sede em São Paulo e é de propriedade do médico Ivan Barbieri. 

 

Durante algumas horas em que o secretário esteve no hospital, sempre acompanhado pelo diretor presidente da unidade, Dr. Viriato Moura, e pelo Dr. Ivan, ele visitou o setor de regulagem, onde os pacientes que estão na fila de espera do SUS aguardando cirurgias fazem o pré-operatório com uma equipe de especialistas e têm suas cirurgias marcadas para os dias seguintes. 

 

Nessa ocasião, houve uma preleção por parte dos envolvidos no mutirão, quando os pacientes foram informados dos propósitos do projeto e de como seriam atendidos.  

 

Na fase seguinte, a visita continuou no setor de internação do hospital onde se encontravam pacientes já operados, e os que estavam aguardando para serem chamados nos instantes seguintes. Durante a visita, foram muitas as manifestações de gratidão por parte dos enfermos que, emocionados, diziam-se felizes por estarem vivenciando aquele momento, após tanto tempo de espera. Depoimentos desses pacientes chegaram a provocar lágrimas em alguns dos presentes, inclusive no próprio secretário. 

 

Em pouco dias, o hospital visitado já realizou mais de 300 cirurgias, entre as ortopédicas, urológicas e gerais. A equipe médica, formada por especialistas do Hospital Central e por alguns vindos de São Paulo, trazidos pela IRB, opera de 5 até às 23 horas, todos os dias, incluindo sábados domingos e feriados, segundo informou o Dr. Paulo Gondim, coordenador do setor de cirurgia do hospital. 

 

O proprietário da IRB, em entrevista, disse que pretende continuar fazendo o possível para atenuar esse crônico problema de saúde do nosso estado, que já passou por vários governos, o que foi endossado pelo secretário, que se dispôs a dar o suporte necessário para que isso ocorra o mais rápido possível. Disse ainda que essa é a maior prioridade do governador Marcos Rocha. 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Saúde de Porto Velho vive nova realidade após ações de Léo Moraes

Saúde de Porto Velho vive nova realidade após ações de Léo Moraes

Há pouco mais de um ano, a saúde pública municipal de Porto Velho foi classificada pelo Ministério da Saúde como estando em situação crítica após um

Ação estratégica garante reposição de estoques e fortalece assistência hospitalar em Rondônia

Ação estratégica garante reposição de estoques e fortalece assistência hospitalar em Rondônia

Com o objetivo de garantir assistência adequada e fortalecer o abastecimento de medicamentos e insumos hospitalares, o governo de Rondônia realiza d

Decisão do TCE-RO exige ação imediata para proteger pacientes diante da falta de insumos na rede estadual de saúde

Decisão do TCE-RO exige ação imediata para proteger pacientes diante da falta de insumos na rede estadual de saúde

Pacientes atendidos na rede estadual de saúde de Rondônia podem ter a segurança e a continuidade da assistência comprometidas em razão da insuficiên

Projeto Embaúba leva saúde, ciência e cidadania à comunidade em mais uma edição no Espaço Alternativo

Projeto Embaúba leva saúde, ciência e cidadania à comunidade em mais uma edição no Espaço Alternativo

O Projeto Embaúba realizou mais uma edição de sucesso no último sábado, reunindo acadêmicos, professores e a comunidade em uma grande ação de extens

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)