Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Fumantes com mais de 40 anos devem fazer exame de espirometria



São Paulo, 19 de julho de 2010 – Um total de 90% dos casos da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) está associado ao tabagismo. A enfermidade, que está em terceiro lugar no ranking das causas de morte no mundo, diminui a capacidade de respiração do indivíduo e apresenta tanto características da bronquite crônica quanto as do enfisema pulmonar.

O exame de espirometria, que mede a velocidade e a quantidade do ar respirado, deve ser realizado a partir dos 40 anos, principalmente em fumantes. A doença é silenciosa, não apresenta sintomas no início, mas se desenvolve de maneira progressiva. “A DPOC pode ser diagnosticada precocemente por meio do exame e se tratada adequadamente pode melhorar a qualidade de vida do paciente”, afirma Luiz Francisco Ribeiro Médici, pneumologista e coordenador técnico do Centro de Reabilitação Pulmonar do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.

O conceito de reabilitação pulmonar é recente no Brasil. No Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos o serviço existe há cerca de cinco anos e é realizado por médicos e fisioterapeutas, com o apoio de nutricionistas e psicólogos. Exercícios aeróbicos, treinamento de força muscular, técnicas para conservação de energia e até orientação aos pacientes e familiares são realizados nas sessões de reabilitação. O tratamento contínuo com a reabilitação diminui as visitas em ambulatórios médicos e a necessidade de internações constantes.

Segundo a fisioterapeuta do centro de reabilitação pulmonar, Raquel Arantes Cunha, o trabalho abrange exercícios específicos não apenas da parte pulmonar, mas também para a área muscular e cardíaca. “O pulmão, o coração e os músculos são as três principais engrenagens para o bom funcionamento do corpo humano. Como o sistema pulmonar dos portadores de DPOC é debilitado é importante que essas outras áreas estejam em ótimas condições para compensar essa deficiência”, explica.

Sobre a DPOC

A doença pulmonar obstrutiva crônica é uma doença crônica dos pulmões que diminui a capacidade para respiração. A doença provoca inflamação dos brônquios com produção exagerada de muco e destruição da parede de alvéolos (unidade respiratória) gerando a sensação de falta de ar. A doença pode ser considerada leve, moderada ou grave de acordo com a intensidade dos sintomas. Em todos os casos o paciente pode apresentar tosse, produção de catarro, falta de ar e chiados no peito. Evitar o fumo é uma forma de prevenção da doença. O primeiro passo para o tratamento é parar de fumar e na sequência seguir a orientação do especialista.

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 780 médicos. Anualmente, realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 205 mil consultas ambulatoriais, 140 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,3 milhões de exames.

Fonte: Janaína Gomes - janaina@tree.inf.br  

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho passou a contar, a partir de segunda-feira (2), com carretas equipadas para atendimentos oftalmológicos, por meio do programa Agora Tem

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Com o aumento das doenças virais durante o inverno amazônico, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da imunização de criança

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO), referência regional no cuidado oncológico e na promoção da saúde preventiva, inicia

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurança

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurança

O Hospital Regional de Guajará-Mirim, Dr. Julio Perez Antelo, recebeu no sábado, 24, o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA), avaliação

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)