Terça-feira, 15 de julho de 2025 - 11h57
A dor física era constante, e a espera por uma cirurgia que nunca chegava era ainda mais difícil. Para dezenas de mulheres que há anos convivem com doenças ginecológicas, a angústia agora está dando lugar à esperança. A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), está disponibilizando cirurgias eletivas por meio de convênio com o Hospital Santa Marcelina, renovado em maio deste ano.
“Nós estamos executando cirurgias gerais e cirurgias ginecológicas, como cirurgia de vesícula, de hérnia, de retirada do útero e de ovário”, declarou Diego Almeida, diretor técnico do Hospital Santa Marcelina.
De acordo com o prefeito Léo Moraes, esse convênio é muito importante para atender quem mais precisa. "A realização das cirurgias tem sido um passo importante para desafogar a fila de espera e, mais do que isso, transformar a vida de quem já havia perdido a esperança".
Cláudia Máximo Brandão é cuidadora hospitalar e aguardava há dois anos por uma cirurgia de histerectomia. As dores vinham de quatro anos atrás, e a espera parecia interminável. Agora, ela fala com otimismo sobre o que está por vir. “Acredito que agora, com essa cirurgia aí, não vou ter mais problemas e seguir a vida com melhorias”, contou emocionada.
Vilma Maria sofreu com dores por mais de dez anos e chegou a desistir por causa do tempo de espera, dos custos e das dificuldades, até que, finalmente, sua chance chegou.
“Eu fui para a consulta, aí me indicaram pelo CEM e fiquei aguardando para fazer a cirurgia, e enfim recebi a ligação. Fiquei muito feliz, por poder me sentir assim”, destacou.
Juliana Fernandes também passou por um longo período de espera. Convivia com um cisto no ovário esquerdo há quatro anos e aguardava há dois anos e meio pela cirurgia. O medo era que o quadro de saúde se agravasse. Agora, ela vê um novo horizonte.
“Eu tô feliz que vou fazer minha cirurgia e vou ficar com saúde, ter uma vida melhor. Poder fazer atividade física, que não tô podendo fazer, vou ter uma vida melhor”.
PARCERIA
A parceria entre o Hospital Santa Marcelina e a Prefeitura de Porto Velho representa um importante avanço no atendimento à saúde pública do município. “Esse é o propósito, ajudar quem mais precisa. O Santa Marcelina está muito grato e muito feliz de poder contribuir com a saúde pública”, destacou Crislaine de Sousa, gerente técnica administrativa do hospital.
O secretário municipal de Saúde, Jaime Gazola, reforça que o acesso às cirurgias acontece exclusivamente via regulação, iniciada nas unidades básicas de saúde. “Faça a sua regulação, que em breve a gente vai convocar você para fazer a sua consulta pré cirúrgica, para assim fazer a cirurgia lá no Hospital Santa Marcelina”.
Com a continuidade dos procedimentos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) reafirma seu compromisso com o fortalecimento do SUS e a promoção do cuidado integral à saúde dos porto-velhenses.
Gestão Marcos Rocha promove reestruturação com investimentos em unidades de saúde de Rondônia
O governador Marcos Rocha vem promovendo uma reestruturação abrangente da rede hospitalar estadual, com investimentos simultâneos em unidades de saú
Fiscalização do TCE-RO em hospitais estaduais aponta falhas graves na estrutura, pessoal e insumos
As Fiscalizações Permanentes na Saúde realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia tiveram como foco, neste domingo (13/7), hospitais pú
Governador Marcos Rocha investe na infraestrutura da saúde de Rondônia
O governador Marcos Rocha vem promovendo uma reestruturação abrangente da rede hospitalar estadual, com investimentos simultâneos em diversas unidad
TCE-RO fiscaliza início da reforma na ala cardiovascular do Hospital de Base
Começou, nesta semana, a reforma na ala de clínica cardiovascular do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho.A obra, aguardada há mais de