Em março de 2017, as apreensões nas fronteiras caíram 64% em relação ao mesmo mês do ano anterior
Segundo The Dailey Signal , o mês de março trouxe o menor número de apreensões ao longo da fronteira sul dos EUA desde pelo menos o ano 2000.
Essa redução pode ser creditada às rígidas políticas de execução adotadas desde a posse do presidente Donald Trump, juntamente com a agora credível ameaça de deportação que os imigrantes ilegais enfrentam.
Em março de 2000, havia 220.032 imigrantes ilegais presos tentando entrar nos Estados Unidos ilegalmente. Ao longo dos anos desde o ano 2000 (o primeiro ano em que as estatísticas mensais estão disponíveis), o número de apreensões na fronteira sudoeste sofreu um declínio geral , apesar das flutuações ocorridas ao longo dos anos.
As flutuações sazonais ocorrem todos os anos, mas em fevereiro e março deste ano, a dramática diminuição de apreensões chamou a atenção de muitos.
O mês de março mostrou uma queda de 64% nas apreensões em relação ao mesmo mês de 2016 e uma queda de 30% desde fevereiro deste ano. As apreensões são geralmente vistas como a melhor métrica de quantos imigrantes ilegais cruzaram a fronteira com sucesso.
O momento dessas diminuições não é uma coincidência. As políticas que foram implementadas desde a posse de Trump fizeram com que muitos repensassem os riscos que estão dispostos a correr para entrar ilegalmente nos Estados Unidos.
Ao passar para o fim de políticas como a chamada " captura e liberação " da imigração, Trump enviou uma forte mensagem àqueles que entrariam e permaneceriam ilegalmente nos EUA.
O Departamento de Segurança Interna está aumentando a detenção de travessias ilegais de fronteira, expandindo o uso de remoções aceleradas e transferindo mais recursos do Departamento de Segurança Interna e Justiça para a fronteira, para que as fronteiras não precisem ser enviadas ao interior dos EUA casos ouvidos.
Além dessas ações na própria fronteira, a Segurança Interna sob Trump também está restaurando a aplicação interior das leis de imigração dos EUA.
A Homeland Security procura expandir 287 (g) acordos, que permitem que as agências estaduais e municipais de voluntariado sejam treinadas e delegadas para fazer cumprir a lei federal de imigração. O departamento anunciou que vai prender e processar aqueles que pagam contrabandistas para levar crianças ou outros imigrantes ilegais através da fronteira.
Além disso, os agentes de Imigração e Fiscalização Aduaneira (ICE) não estão mais sendo forçados a fechar os olhos aos imigrantes ilegais que encontram nos EUA, mas agora podem fazer seu trabalho e fazer cumprir as leis de imigração do país.
Em suma, a diminuição drástica de apreensões ao longo da fronteira sul deve-se à fiscalização nos Estados Unidos. Para muitos que se tornariam imigrantes ilegais, aparentemente não vale mais a pena enfrentar a perigosa caminhada pela fronteira, porque não têm mais certeza de que serão ignorados pelos oficiais de imigração.
Embora ainda haja mais a ser feito no interior dos EUA, em nossas fronteiras e em países e regiões que enviam imigrantes ilegais, a revitalização da imigração é uma base fundamental para futuras políticas de imigração.