Porto Velho (RO) sábado, 20 de julho de 2019
×
Gente de Opinião

Rondônia Inca

Semusa: Capacitação para combate a Hanseníase


Com o objetivo de aumentar o índice de cura para os casos de hanseníase na cidade de Porto Velho, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) promoverá, nos dias 13 a 17 de maio, o seminário Capacitação em Hanseníase para Profissionais da Estratégia da Saúde da Família. O objetivo é investir na formação dos profissionais ligados às Unidades Básicas de Saúde (UBS), ou seja médicos, enfermeiros, agentes etc. O evento será realizado na Faculdade de Ciências Administrativas e de Tecnologias (Fatec) durante os três primeiros dias de atividades. Nos dois últimos dias, a continuidade será nas dependências da Unidade Básica de Saúde Ernandes Índio, localizada na Avenida Mamoré com a Avenida José Vieira Cahula, no bairro Esperança da Comunidade, setor Leste.

O conteúdo da parte teórica do evento, que durará nos três primeiros dias, será constituído basicamente de aulas ministradas por profissionais especialistas, tanto dos próprios quadros da Semusa como também da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa). Além disso, haverão também mesas redondas, debates e reflexões sobre os trabalhos realizados. Nos dois últimos dias do evento acontecerão as atividades práticas, que visam treinar os profissionais quanto ao diagnóstico e tratamento da hanseníase.

Para a segunda parte do evento, em que serão realizadas as atividades práticas, os agentes da Unidade Básica de Saúde Ernandes Índio deverão, previamente, realizar um levantamento para detectar casos de manchas na pele e outras formas de indícios da doença entre os moradores próximos à região daquela UBS. Os trabalhos práticos do Seminário serão realizados com esses enfermos.

“Queremos intensificar nossos esforços no sentido de alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de detectar e levar tratamento a, pelo menos, 90% dos casos de doentes com a hanseníase. Por isso, é fundamental a capacitação dos profissionais. Sabemos que a formação não pode apenas contemplar uma visão teórica do assunto, por isso, será bastante interessante reunir os profissionais para atuarem de maneira prática. Pensamos conseguir grandes resultados por meio dessas atividades”, esclarece Amanda Diniz, coordenadora do Departamento de Atenção Básica (DAB/Semusa).

Fonte: Decom
 

Mais Sobre Rondônia Inca

Governo divulga relatório da ONU de 2015 sobre presídios brasileiros

  Débora Brito - Repórter da Agência Brasil A Secretaria Especial de Direitos Humanos publicou o relatório elaborado pelo Subcomitê das Nações Unidas

OMS alerta sobre a necessidade de prevenir e tratar os diversos tipos de hepatites

Renata Giraldi Agência Brasil Brasília – Na véspera do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou hoje (27)

Usina Jirau monitora mercúrio na saúde da família

As equipes do Programa da Saúde da Família (PSF) que atuam nas unidades de saúde dos distritos de Fortaleza do Abunã, Nova Mutum Paraná e Abunã se tor

Marinha Raupp e prefeitos reúnem-se com ministério do Turismo para desenvolver plano Turístico nos municípios da BR 429

Brasília - A deputada federal Marinha Raupp (PMDB), juntamente com os prefeitos de Costa Marques, Seringueiras, São Miguel e São Francisco do Guaporé,