Porto Velho (RO) domingo, 26 de maio de 2019
×
Gente de Opinião

Rondônia Inca

40 mil turistas chegam ao Rio em transatlânticos


Alana Gandra
Agência Brasil

Rio de Janeiro - Sete navios de cruzeiro estão atracados no Pier Mauá, na capital fluminense, e para a tarde de hoje (10) está prevista a chegada do oitavo navio programado para o período. No total, são esperados 40 mil turistas, entre tripulantes e passageiros, que irão aproveitar parte do carnaval no Rio de Janeiro.

Quatro navios sairão ainda hoje para Salvador (BA) e para a Argentina. Os demais permanecerão no Rio, onde ocorrerá, a partir de hoje, o desfile das escolas de samba do grupo especial. Amanhã (11), mais dois transatlânticos atracarão no píer, com 5 mil argentinos a bordo. Essas embarcações deixarão a cidade no dia 12.

O gerente de Operações do Pier Mauá, Alexandre Gomes, informou à Agência Brasil que a expectativa é que esses turistas gerem para o município uma receita de US$ 15 milhões. O cálculo leva em conta um gasto médio, por turista, de US$ 300 por dia. “Isso inclui o tripulante, que é um turista em potencial”, destacou Gomes. “Ele também visita a cidade e movimenta a economia tanto quanto o passageiro”, completou.

Com o movimento intenso de pessoas no Pier Mauá, a Secretaria Municipal de Transportes faz, durante todo o dia de hoje, uma operação especial para o desembarque dos passageiros. Devem trabalhar no local 30 operadores de trânsito e guardas municipais, apoiados por veículos e painéis de mensagens.

Com o fechamento da Avenida Rodrigues Alves para o trânsito de carros alegóricos das escolas de samba, o embarque de táxis foi transferido para a pista em frente à Superintendência da Polícia Federal. O secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, destacou que o “desembarque simultâneo de milhares de turistas, em meio à restrição viária da zona portuária por causa do carnaval, representará um grande desafio”. Por isso, a prefeitura pediu ao sindicato dos taxistas e dirigentes de cooperativas reforço na oferta de táxis no cais do porto durante todo o domingo.

Segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), a temporada brasileira de 2013, iniciada em novembro do ano passado, trará ao país, até abril, mais de 760 mil turistas em 15 transatlânticos, que percorrerão 19 cidades da costa.

De acordo com o ranking da Associação Internacional de Cruzeiros Marítimos (Clia, na sigla em inglês), o Brasil ocupa, no momento, a quinta posição no mercado de cruzeiros. Em primeiro colocado estão os Estados Unidos, com 10,09 milhões de passageiros transportados em 2011, seguido da Inglaterra, com 1,56 milhão; Alemanha (1,2 milhão); e Itália (889 mil).

O Brasil vem em seguida, com 805 mil turistas transportados na temporada 2011/2012, encerrada em maio do ano passado. A Clia considera o ano de janeiro a dezembro. Já a Abremar computa os números por temporada, cuja duração média é seis meses.
 

Mais Sobre Rondônia Inca

Governo divulga relatório da ONU de 2015 sobre presídios brasileiros

  Débora Brito - Repórter da Agência Brasil A Secretaria Especial de Direitos Humanos publicou o relatório elaborado pelo Subcomitê das Nações Unidas

OMS alerta sobre a necessidade de prevenir e tratar os diversos tipos de hepatites

Renata Giraldi Agência Brasil Brasília – Na véspera do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou hoje (27)

Usina Jirau monitora mercúrio na saúde da família

As equipes do Programa da Saúde da Família (PSF) que atuam nas unidades de saúde dos distritos de Fortaleza do Abunã, Nova Mutum Paraná e Abunã se tor

Marinha Raupp e prefeitos reúnem-se com ministério do Turismo para desenvolver plano Turístico nos municípios da BR 429

Brasília - A deputada federal Marinha Raupp (PMDB), juntamente com os prefeitos de Costa Marques, Seringueiras, São Miguel e São Francisco do Guaporé,