Sábado, 18 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

O que não se vende


O que não se vende - Gente de Opinião

         O que não se vende, da gente pobre, é o fio de esperança.

Para Carolina de Jesus não se expurga a fome, a angústia de ver os filhos passando todas as necessidades. Porém, mesmo naquele quarto despejado, e jamais desejado, não se vende e nem se perde a alegria de estar viva.

Ali, um dia de fome é assim – e traz uma conta muito dura:

      “Fiz a comida. Achei bonito a gordura frigindo na panela. Que espetáculo deslumbrante! As crianças sorrindo vendo a comida ferver. Ainda mais quando é arroz e feijão, é um dia de festa para eles.

      Vejam só. Até o feijão nos esqueceu. Não está ao alcance dos infelizes que estão no quarto de despejo. Quem não nos desprezou foi o fubá. Mas as crianças não gostam de fubá.

      O céu é belo, digno de contemplar porque as nuvens vagueiam e formam paisagens deslumbrantes. As brisas suaves perpassam conduzindo os perfumes das flores. E o astro rei sempre pontual para despontar-se e recluir-se. As aves percorrem o espaço demonstrando contentamento. A noite surgem as estrelas cintilantes para adornar o céu azul. Há várias coisas belas no mundo que não é possível descrever. Só uma coisa nos entristece: os preços, quando vamos fazer compras. Ofusca todas as belezas que existe.

      A Thereza irmã da Meyri bebeu soda...Tem dois filhos, um de 4 anos e outro de 9 meses”[1].

 

          Quando se lê isso com o coração na boca, o que não se vende é o lugar do Outro, da Outra. É o sentimento comum a quem consegue ver as pessoas comuns, aquelas que comumente passam pelas piores necessidades da vida.


[1] CAROLINA Maria de Jesus. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014, p. 43.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 18 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Minha emoção

Minha emoção

        Pode ser voz corrente para muita gente, desse tipo que passa pela vida, mas, para mim, é corrente apenas a emoção que sinto cada vez que lei

MAMÃE, VENDE EU “ – Mamãe, vende eu para a Dona Julita, porque lá tem comida gostosa”.

MAMÃE, VENDE EU “ – Mamãe, vende eu para a Dona Julita, porque lá tem comida gostosa”.

Não se lê uma frase como essa impunemente. Por mais que a leitura do livro revele uma autora muito diferente de nós – que lemos e que escrevemos ess

A fome também é professora

A fome também é professora

         O Brasil tem um presidente que passou fome – eleito pela terceira vez – e que teima em tentar tirar o país do mapa da fome. Poderíamos pens

Música preta

Música preta

Não é contra brancos - só não é de brancos - é Música preta  É o rock não branco - é blues- é jazz Cabem brancos e pretos - mss, não é Música branca É

Gente de Opinião Sábado, 18 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)