Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

"Mamãe!? Falei, tá falado"!!!


"Mamãe!? Falei, tá falado"!!! - Gente de Opinião

A frase define, como nenhuma outra, o falo do abuso, do crime, do desprezo social. 

O capitalismo no BRASIL sempre foi de barbárie, o mais severo que se pôde inventar: nos moldes do Apartheid. 

Mas a escravidão entre nós foi decisiva. Marcou o racismo como herança cultural. 

Por isso, acredito que a repartição econômica é urgente, mas em si não resolutiva. 

Veja-se o presidente da Fundação Palmares. Esse protótipo não é exatamente capitalista, é o capitão do mato pós-moderno. 

Outro traço tenebroso de nossa formação cultural advém do fato de termos conciliado (à perfeição) escravidão com capitalismo, desde o sistema de Plantation: uma dupla expropriação, portanto. 

É o sistema de Plantation, por exemplo, que está na cabeça da classe média, ao explorar o trabalho doméstico - como se todos e todas fossem escravos da casa grande; especialmente a mulher negra e pobre. 

No Brasil as pessoas sempre foram compradas e vendidas (veja-se o lenocínio), e em 2022 não é diferente: abunda o trabalho análogo à escravidão. 

Com 20 milhões de pessoas passando fome em 2022, o custo da vida humana é baixíssimo. 

Como disse o deputado enviado à Ucrânia: a pobreza torna as pessoas (especialmente mulheres e negros) muito baratas, disponíveis e comestíveis. 

Infelizmente, esse sujeito não é voz perdida, ele só retratou o substrato da cultura nacional. Pois, morbidamente, é assim que pensam as elites e a classe média. 

Outro exemplo é o tirocínio de um juiz querendo associar prostitutas com "animais semoventes" - isto é, andou e é barato, logo, pode ser comprado ou vendido. E comido(a).

Na miséria galopante de 2022, milhares de mães pobres, famélicas, vendem seus filhos pela Internet. 

Além disso, some-se as reformas trabalhistas que dissolveram direitos e garantias, tornando a classe trabalhadora um puxadinho da senzala: da pejotização à uberização.

Desse modo, sambando entre escravidão e capitalismo, nunca fomos muito adeptos de "comprar força de trabalho"; afinal, as pessoas (pobres e comestíveis) são muito mais baratas.

A conclusão de hoje é dupla: 1. Escravidão e capitalismo (uberização comestível) é o que sempre fomos; 2. A miscigenação do mulato é a prova viva dos séculos de estupro da mulher negra, pelo "patrãozinho".

Isso vai mudar? Talvez. Eu começaria fazendo a mamãe se arrepender, no fundo da cadeia. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pensamento escravista no século XXI - Exploração do trabalho e a hegemônica violência contra os Direitos Humanos

Pensamento escravista no século XXI - Exploração do trabalho e a hegemônica violência contra os Direitos Humanos

       Todos os dias têm trabalho escravo acontecendo no Brasil. Todo dia está em vigência o pensamento escravista neste nosso regressivo e repressi

Mito da sala escura

Mito da sala escura

            O Mito da sala escura é meio, bastante, brasileiro. Não se confunda com o Mito da caverna, esse que tem uma enorme sofisticação filosófi

Navegar pela réstia da Lua

Navegar pela réstia da Lua

Amar é como cultivar flores. Não há um sem o outro. Não há música, não há Lua.É uma maré, a gente vai. Canta e se encanta.Não tem hora pra namorar

1º de Abril de 1964 - 60 Anos do Golpe

1º de Abril de 1964 - 60 Anos do Golpe

 Eu nasci em 1964, mas quero perguntar outra coisa: A Páscoa combina ou não com 1964?          O único leitor e a única leitora disposta poderão diz

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)