Terça-feira, 18 de fevereiro de 2025 - 10h45
O
livro Educação e Sociedade do professor Vinício Carrilho Martinez (UFSCar/SP) está
disponível para aquisição na plataforma da Amazon, como um trabalho produzido
dentro da sala de aula. Agora você encontra no formato digital e impresso,
neste endereço:
Educação e Sociedade traz um debate profundo e rizomático. Na botânica, um rizoma é um caule subterrâneo que cresce horizontalmente, no qual nascem novas plantas a partir de múltiplas ramificações e em que diferentes pontos se conectam. No sentido de Deleuze e Guatarri (1995), trata-se de um modo de pensamento em rede com múltiplas conexões, se opondo às estruturas centralizadoras, hierárquicas e lineares. O debate rizomático que Vinício Carrilho Martinez faz neste livro se afasta de análises binárias, apresentando-nos conexões diversas para compreender a intrínseca relação entre a educação – como um fenômeno essencialmente político – e a sociedade. Sendo assim, não podemos estabelecer um único fio condutor desta obra, mas um conjunto de interrelações que permitem ao leitor não só um aprendizado sobre o tema, mas também a sua própria emancipação.
Emancipação
é um tema caro à presente publicação. Como sinalizado pelo autor, as páginas a
seguir nasceram dentro de uma sala de aula. Ancorado na noção de Educação para
a emancipação e em Paulo Freire, o conteúdo do livro ainda se alinha com a tese
de titularidade do autor. Assim, a leitura representa o resultado de um acúmulo
teórico do autor e coletivo. Com inspiração na tradição crítica freiriana, o
que se propõe está longe de um manual de Sociologia da Educação, mas sim uma
Sociologia Política da Educação, na qual a educação é instrumento de
consciência e transformação. É essa a proposta que encontramos neste livro
rizoma, no qual os “caules” elucidam as conexões entre questões como
colonização, patriarcado, racismo, capitalismo, elementos estruturantes da
sociedade brasileira que influem diretamente no acesso ao conhecimento e à
liberdade.
Boa
leitura.
Tainá
Reis
Doutora
em Sociologia UFSCar
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