Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

Indulto de Natal


Indulto de Natal - Gente de Opinião

Quando chega essa época, penso em algumas coisas:

1. Aprendi quando criança que o espiritualismo tem o princípio de que não há pena perpétua: todos podem ser Ressocializados. Mas, somente se e quando o arrependimento for eficaz e fizer parte ativa da Consciência. Há um vasto exame de Consciência. Porém, para os ingênuos basta reduzir a dosimetria.

2. Há 10% da Humanidade que não tem algum sistema moral, biológico, social, funcionando muito bem, ou está sem desenvolvimento. São os psicopatas de algum tipo, de todo tipo, exercendo cargos de liderança e de decisão na política, nos negócios, nas forças armadas, além dos manipuladores do dia a dia - são desprovidos de empatia: a psiquiatria explica bem. A nossa sorte é que, desses 10%, menos de 10% são inclinados à morte com sadismo - Maníaco do parque, Beira-mar, por exemplo.

3. Contando todas as sociedades humanas conhecidas pela história (ou atuais), nenhuma (zero ocorrência) abdicou do aprisionamento, da exoneração social, do banimento - a lembrarmos do famoso "ostracismo" na Grécia antiga e da exclusão do Homem-lobo, no antigo Direito Germânico. Por isso, é o caso de se estudar História e Antropologia (além de reler a Teoria da Pena). A dosimetria dependia (depende) da gravidade das ações, como no caso de Atentado violento contra o Estado Democrático de Direito, tentativas de golpe de Estado e outros crimes de Lesa Pátria (traição à Pátria) *em momentos de justiça histórica, o paredão é simbolizado (Cuba após 1950). O potencial de dano, o índice lesivo, é enorme e não pode ser negligenciado.

4. Enfim, de tudo isso o é que conta? Acima de tudo, conta o Bom Senso e, sendo este a nossa orientação, nos obriga a checar a mudança moral, social, cognitiva, o que no item 1 é chamado de Exame de Consciência. Sem isso, sem "arrependimento eficaz" (simbolizado na culpa de quem comete o delito, na consciência e não só na convivência), a pena não cumpre seu efeito "pedagógico" e a reincidência é a regra (quando deveria ser a exceção).

5. Nosso sistema prisional tem condições de fazer isso (avaliar com laudo e perícia a Consciência restabelecida pelo Arrependimento), e não só debater-se na contagem de dias. Aliás, essa obrigação é nossa, se quisermos "fugir" da ingenuidade (das fábulas), do não aprofundamento conceitual, da leniência ou do sectarismo.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Estado laico - nota zero para a militarização do ensino público.

Estado laico - nota zero para a militarização do ensino público.

O Estado é laico e, assim sendo, tenho a obrigação constitucional de ser absolutamente contrário a qualquer "escola cívico-militar". Inclusise porq

“Sociologia dos Afetos”

“Sociologia dos Afetos”

           Está correto falar de/em afetos? Claro que sim. Isso fica evidente quando tratamos de relações pessoais ou de relações sociais. Num exemp

Inteligência artificial na política

Inteligência artificial na política

No caso específico das fake news na seara política, o ônus da prova está invertido: na prática, o atingido pelo áudio (supostamente feito por IA) te

Consciência social e de classe

Consciência social e de classe

         O título trata, sem dúvida, da consciência de classe. E, no caso brasileiro, é uma consciência que deve olhar para baixo e para dentro, an

Gente de Opinião Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)