Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

Haveremos de ressurgir


Haveremos de ressurgir - Gente de Opinião

Passada a ressaca do mar bravio, em nossos Tristes Trópicos, haveremos de ressurgir.

 

Como escreveu Otto Lara Resende,

- Hoje é um bom dia para nascer.

 

Façamos, do futuro, o nosso presente.

 

Em tempos tão nebulosos, Tempos Sombrios, obscuros - antagônicos à Humanidade, contrários à dignidade, opostos ao bom senso e à solidariedade, contraditórios ao conhecimento e à igualdade -, é fundamental pensarmos na Democracia, na Constituição, na República ("honeste vivere"), na liberdade e na educação como direito fundamental.

 

A reinvenção da Paideia - a cultura como "educação para a civilidade" - nunca foi tão precisa e necessária. É precisa como a bússola que nos guia no interior da Carta Política.

 

É precisa porque precisamos com urgência dessa Carta Náutica, sobretudo, em tempos de maremotos e tempestades perfeitas. É precisa a fim de que nos conduza ao equilíbrio, à marola da decência.

 

E precisamos que essa Educação Política nos embale para (re)ler e praticar o Reconhecimento Constitucional, pondo em prática, evidentemente, um ato preciso e decidido de Limpeza Pública - o próprio corolário do artigo 37 da Constituição Federal de 1988: LIMPE. Acrônimo de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

 

Precisamos de uma Educação Política que limpe toda a sujeira de nossa história, que limpe o caminho do povo - frente a todos os atos desumanos que foram interpostos.

 

O povo não precisa de heróis - tem vilões de sobra. O povo não necessita de mitos ou de Messias - muito menos de anjos decrépitos e decaídos. O povo não requer tutores, curadores, interventores e, absolutamente, nenhum Pai da Pátria.

 

O povo precisa ser preposto de si mesmo.

 

A consciência que se costura na cultura popular (Paideia Libertária) será o entreposto de todas e todos que procurem por sua própria "sabedoria de libertação".

 

Com isso, assim posto, ainda é preciso - como a necessidade que põe numa linha reta - elucidar a ação política que se aprende e ensina fazendo-se; mas, também, lendo (o mundo) e lendo-se dentro da realidade do nosso mundo.

 

Para essa ação, cabe-nos adiantar, precisamente, um chamamento de Marx & Engels no Manifesto: "Trabalhadores de todo o mundo, UNI-VOS!".

 

Para o Princípio Educativo que faz política ao se libertar, que promove a política de libertação - portanto, que faz da Política (Polis) a própria libertação do "Homem Político" -, para esta Educação Libertária (humanizadora em ato  consciente), sempre teremos Paulo Freire, notadamente, quando nos indica o caminho livre e transposto pela Consciência Transitiva:

 

"Aos esfarrapados do mundo

E aos que neles se descobrem

E, assim descobrindo-se,

Com eles sofrem, mas, sobretudo,

Com eles lutam"

*Pedagogia do Oprimido

 

Lutemos, pois, por um Brasil livre do Fascismo - façamos uso da vertù contra furore, que nossa luta se espraie bem depressa.

 

Façamos nossa Paideia agora mesmo ✊🏻✊🏻

 

Os fascistas não ficarão!!


Inscrições até hoje

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrOHZE3lFhnfYvFf7rbiQl_WdjZyhfPVfTygriPwEiXUdXew/viewform



* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fuga das “Mentes Brilhantes” - E os cérebros que ficaram, continuam pensando?

Fuga das “Mentes Brilhantes” - E os cérebros que ficaram, continuam pensando?

A produção de ciência no Brasil acontece, via de regra, nas universidades públicas. É de lá onde saem os quadros da produção científica, isto é, aqu

Mito do caramelo (1)

Mito do caramelo (1)

          O mundo inteiro sabe que o caramelo é um bem cultural, uma conquista imaterial e um patrimônio genético da humanidade. O caramelo só ocorr

Pensamento escravista no século XXI - Exploração do trabalho e a hegemônica violência contra os Direitos Humanos

Pensamento escravista no século XXI - Exploração do trabalho e a hegemônica violência contra os Direitos Humanos

       Todos os dias têm trabalho escravo acontecendo no Brasil. Todo dia está em vigência o pensamento escravista neste nosso regressivo e repressi

Mito da sala escura

Mito da sala escura

            O Mito da sala escura é meio, bastante, brasileiro. Não se confunda com o Mito da caverna, esse que tem uma enorme sofisticação filosófi

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)