Domingo, 7 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

Dois dias - que já revigoraram dois anos


Dois dias  - que já revigoraram dois anos  - Gente de Opinião

Finalmente, encerramos 2020, as mazelas da mistura corrosiva de pandemia e pandemônio. 

- infelizmente, contamos 700 mil mortes (evitáveis) dessa Covid-19 que está voltando.

Felizmente, já podemos dialogar sobre as "racionalidades" disponíveis neste início de 2023: agora, sim, com efetivas narrativas, ou seja, interpretações legítimas (lógicas) da realidade. 

Considerando-se, acima de tudo, que a negação da inteligência não nos (des)governa mais.

Considerando-se que, a "sensação da inteligência" nos faz mais humanos, como seres sociais-racionais. 

Considero legítimo celebrar os dois primeiros dias sem a besta em nossas vidas, e com o The Best da política no poder. 

O desafio é gigantesco, pois é preciso tirar o país das cinzas. 

Lula mostrou-se a própria Fênix; tão relevante que, praticamente, será impossível outra pessoa chegar à presidência pela terceira vez - e ainda mais saindo da prisão e enfrentando o Fascismo. 

Não será, nunca foi, fácil enfrentar a negação da inteligência social (enquanto razão e sociabilidade), porém, essa é ação que cabe a todos e todas. 

Nos próximos quatro anos, todos e todas que se nutrem da inteligência social (racionalidade e sociabilidade) vão atuar com a performance da Educação Política. 

- e, de forma bem específica, para além de explicitar o realismo político, a governabilidade, o presidencialismo de coalizão (colisão), etc, o desafio será debater racionalidade, razoabilidade, proporcionalidade, e tudo que envolve as possibilidades reais.

- é claro que não haverá muitas "possibilidades reais" para se aprofundar, contudo, nessa missão, não é difícil visualizar que melhor combateremos as sequelas do faschio investindo na inteligência social, pois é o que nos humaniza.

- é fácil perceber que o faschio não sobrevive com a epistemologia política, a ontologia.

- é fácil perceber que o faschio adotou a teologia da prosperidade, em negação à teleologia e à sociabilidade. 

Por tudo isso, esse tipo de Educação Política será/terá um desafio comum; tão difícil quanto escalar o Everest, nossa missão começa agora: desnazificar o país, convertendo-nos à realidade, facticidade, essencialidade das questões e da condição humana. 

Enfim, seguiremos atentos para que mais acertemos do que venhamos a errar.

Especialmente porque, além da terra arrasada e do genocídio programado, será nossa premissa e missão essencial derrotar a miséria e a fome.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MusicalizAI – música como hobby

MusicalizAI – música como hobby

Dois professores, Márlon Pessanha e Vinício Carrilho Martinez, e um estudante da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Lucas Gama, têm um pro

Nosso Renascimento

Nosso Renascimento

LuzEsperançaBuscasSonhosConstruções- sem as tuas maldades- agora enjauladas Chegou a tua horaEm verde e amarelo, e vice-versa- chegou a tua hora- não

Dê uma trégua

Dê uma trégua

(Há momentos em que pedimos trégua) Há momentos em que a política cansaEssa política, dos políticos que não cansam- de fazer o Mal(são feitos de g

República

República

A República, ahh a República A República que não se publica É pudicaMas não é publicávelImpopular, vai naufragar- é inviávelTraz a sina- do golpe vies

Gente de Opinião Domingo, 7 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)