Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

Decência e Respeito


Decência e Respeito  - Gente de Opinião

A Educação Antifascista precisa vir do berço, para que a aberração moral não tenha que ser punida na fase adulta. 

O mais lastimável é que a criança deseducada em termos de respeito e decência ainda possa adquirir representação política, já adulto.

A lógica não permite ao "não-ser" tornar-se a representação do "vir-a-ser".

- isso ocorre porque não é a lógica que guia os adultos deseducados, abusadores, violadores de direitos e de pessoas. 

-- o que guia o adulto fascista é a mesquinharia, a patologia do sadismo, a corrupção da essência humana (a desumanidade).

O julgamento de hoje (12.04.2022), na ALESP, pela admissibilidade da cassação do deputado Arthur do Val (União Brasil-MBL), em razão das ofensas gravíssimas proferidas às mulheres pobres ucranianas, a todas as mulheres, reforça a tese de que o adulto não foi educado para viver no espaço público. 

A decisão unânime do Conselho de Ética (10 × 0) reforça a tese de que a educação antifascista deve estar em todos os níveis e, assim, ser praticada por todas e todos nós. 

Ainda entendo que o deputado Arthur do Val deveria ser enquadrado no Crime de Racismo (inafiançável e imprescindível), por tornar "objeto de consumo sexual" a mulher pobre. 

Para pavimentar este caminho jurídico basta-nos recuperar os índices de exclusão e de segregação social e econômica no país. 

No País do Mapa da Fome, facilmente verificamos que entre 60%, 70% dos pobres são negros: os "mais fáceis".

Desse percentual, no mínimo 50% são formados por mulheres negras.

Logo, pela lógica do deputado, as "mulheres mais pobres e fáceis", no Brasil, são negras. 

Arthur do Val ameaçou todas as mulheres pobres brasileiras e, especialmente, colocou um alvo de abuso sexual e moral na imensa maioria das mulheres negras. 

Porém, o trabalho não foi suficiente: o deputado Fernando Cury (União Brasil) não recebeu a mesma resposta, pelo assédio físico cometido contra a deputada Isa Penna (PCdoB).

No todo, a Educação Antifascista é muito semelhante à luta política antifascista, porque ambas não findam. 

Quem sabe um dia, no vir-a-ser da decência humana, não apenas os violadores e abusadores sejam punidos com "todo o rigor da lei", mas, acima de tudo, que todas as crianças sejam educadas para repelir todo e qualquer racismo, machismo, misoginia, homofobia, elitismo, capacitismo.


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Estado laico - nota zero para a militarização do ensino público.

Estado laico - nota zero para a militarização do ensino público.

O Estado é laico e, assim sendo, tenho a obrigação constitucional de ser absolutamente contrário a qualquer "escola cívico-militar". Inclusise porq

“Sociologia dos Afetos”

“Sociologia dos Afetos”

           Está correto falar de/em afetos? Claro que sim. Isso fica evidente quando tratamos de relações pessoais ou de relações sociais. Num exemp

Inteligência artificial na política

Inteligência artificial na política

No caso específico das fake news na seara política, o ônus da prova está invertido: na prática, o atingido pelo áudio (supostamente feito por IA) te

Consciência social e de classe

Consciência social e de classe

         O título trata, sem dúvida, da consciência de classe. E, no caso brasileiro, é uma consciência que deve olhar para baixo e para dentro, an

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)