Segunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

Decência e Respeito


Decência e Respeito  - Gente de Opinião

A Educação Antifascista precisa vir do berço, para que a aberração moral não tenha que ser punida na fase adulta. 

O mais lastimável é que a criança deseducada em termos de respeito e decência ainda possa adquirir representação política, já adulto.

A lógica não permite ao "não-ser" tornar-se a representação do "vir-a-ser".

- isso ocorre porque não é a lógica que guia os adultos deseducados, abusadores, violadores de direitos e de pessoas. 

-- o que guia o adulto fascista é a mesquinharia, a patologia do sadismo, a corrupção da essência humana (a desumanidade).

O julgamento de hoje (12.04.2022), na ALESP, pela admissibilidade da cassação do deputado Arthur do Val (União Brasil-MBL), em razão das ofensas gravíssimas proferidas às mulheres pobres ucranianas, a todas as mulheres, reforça a tese de que o adulto não foi educado para viver no espaço público. 

A decisão unânime do Conselho de Ética (10 × 0) reforça a tese de que a educação antifascista deve estar em todos os níveis e, assim, ser praticada por todas e todos nós. 

Ainda entendo que o deputado Arthur do Val deveria ser enquadrado no Crime de Racismo (inafiançável e imprescindível), por tornar "objeto de consumo sexual" a mulher pobre. 

Para pavimentar este caminho jurídico basta-nos recuperar os índices de exclusão e de segregação social e econômica no país. 

No País do Mapa da Fome, facilmente verificamos que entre 60%, 70% dos pobres são negros: os "mais fáceis".

Desse percentual, no mínimo 50% são formados por mulheres negras.

Logo, pela lógica do deputado, as "mulheres mais pobres e fáceis", no Brasil, são negras. 

Arthur do Val ameaçou todas as mulheres pobres brasileiras e, especialmente, colocou um alvo de abuso sexual e moral na imensa maioria das mulheres negras. 

Porém, o trabalho não foi suficiente: o deputado Fernando Cury (União Brasil) não recebeu a mesma resposta, pelo assédio físico cometido contra a deputada Isa Penna (PCdoB).

No todo, a Educação Antifascista é muito semelhante à luta política antifascista, porque ambas não findam. 

Quem sabe um dia, no vir-a-ser da decência humana, não apenas os violadores e abusadores sejam punidos com "todo o rigor da lei", mas, acima de tudo, que todas as crianças sejam educadas para repelir todo e qualquer racismo, machismo, misoginia, homofobia, elitismo, capacitismo.


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CIÊNCIA É CONSCIÊNCIA ¹?

CIÊNCIA É CONSCIÊNCIA ¹?

        O capitalismo é contraditório e isso significa dizer que produz uma ciência capaz de reduzir a fome, combater as letalidades naturais, ao me

O Bom Senso e o efeito extrator do senso comum

O Bom Senso e o efeito extrator do senso comum

        Esse é um dos temas da aula de hoje, na pós-graduação. Porém, note-se que se trata de um fenômeno social, cultural, que está presente na vid

Uma epistemologia política - necessária, obrigatória, ao Brasil de 2026

Uma epistemologia política - necessária, obrigatória, ao Brasil de 2026

Educação crítica  Assim como a violência social, e mais especificamente a violência escolar, outro enorme desafio para quem é profissional da educa

Ciência como consequência

Ciência como consequência

Ester Dias da Silva Batista – mestranda do PPGCTS/UFSCar O que fazer para alavancar a pesquisa, o Pensamento Científico, a inclusão, democratização

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)