Quinta-feira, 9 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

Canal aberto apresenta conteúdos sobre Direito, Ciência e Educação


Canal no YouTube atrai estudantes e profissionais de diversas áreas (Imagem: Divulgação) - Gente de Opinião
Canal no YouTube atrai estudantes e profissionais de diversas áreas (Imagem: Divulgação)

O que são direitos fundamentais? A pergunta parece simples, mas poucas pessoas conseguem dizer como esses direitos são apresentados no texto da Constituição Federal de 1988 (CF88). Para ajudar a elucidar esses pontos, docente da UFSCar mantém um canal aberto e gratuito com conteúdos relacionados à CF88 no YouTube, o www.youtube.com/c/ACiênciadaCF88.  

"A cultura geral sobre os direitos no Brasil não é cultivada. E há uma lógica de poder nisso", alerta o professor do Departamento de Educação (DEd) da UFSCar, Vinício Carrilho Martinez, coordenador da iniciativa. "É necessário um empenho para conhecer e apresentar à população a tese de que a CF88 tem muito a oferecer em seus capítulos destinados à Saúde, Educação Pública, Meio Ambiente e Proteção aos Indígenas, equilíbrio e limitação dos poderes, buscando integrar o Estado Democrático de Direito e as obrigações do Poder Público e dos cidadãos e cidadãs". Para o docente, "o canal A Ciência da CF88 é, desse modo, uma plataforma propriamente acadêmica, com forte vínculo institucional, em que as falas e os debates visam sempre à divulgação do conhecimento científico - mas de forma a não vulgarizar o conteúdo". 

Atualmente, o canal conta com mais de 1.200 inscritos, com um público muito variado, de estudantes a profissionais liberais, da área da Saúde, Educação, Engenharia, Ciências Sociais, Direito, entre outras. As ofertas dos cursos não têm uma periodicidade fixa, mas todas as formações ficam com acesso permanente, aberto e gratuito. Além da Constituição, o canal A Ciência da CF88 no YouTube apresenta conteúdos sobre Ciência, Conhecimento, massa crítica, uma disciplina chamada "O que é a Ciência, afinal?", um curso de formação de monitorias e, agora, o Curso Educação em Direitos Humanos - que está em andamento e pode ser acompanhado por qualquer pessoa interessada no tema. 

Conteúdos
Além dos cursos sobre a Constituição, o canal apresenta conteúdos relacionados às disciplinas ministradas no âmbito da graduação e pós-graduação pelo professor Vinício Martinez na UFSCar: "Educação, Estado e Poder"; "Educação e Sociedade"; "Sociedade de Controle"; "Estudos Avançados em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)", entre outras. "A partir de setembro haverá outra disciplina - ?Aspectos éticos, políticos e jurídicos do acesso à informação? - com duas ou três aulas no modo remoto e que também irá para o canal", conta o docente. 

Todo o trabalho para manter o canal é voluntário. "Ao longo de quase dois anos dessa experiência - com um ano praticamente mergulhados no isolamento social, foi construída uma rede de colaboradores e expositores de inúmeras áreas do conhecimento: da Ciência Política ao Direito, entre ativistas sociais, cientistas, educadores e magistrados, docentes e estudantes, da UFSCar e do exterior", relata Martinez.


O curso de extensão "Educação em Direitos Humanos", que está em andamento no canal e é organizado pela UFSCar, tem duração de 10 semanas e ocorre em encontros às quintas-feiras, a partir das 14 horas. A formação contabilizou, em sua primeira aula, no último dia 28 de julho, mais de 1.100 visualizações. Atualmente, há mais de 1.300 pessoas inscritas nesse curso.  

História
O professor Vinício Martinez conta que a ideia de abordar a Constituição começou em 2018, quando "tivemos um curso presencial celebrando os 30 anos da CF88, no Anfiteatro Florestan Fernandes, na Universidade - organizado com a colaboração de professores do Departamento de Educação". O objetivo do curso era o entendimento de que o primeiro contato com o texto da Constituição Federal de 1988, através de leituras comentadas sobre cada artigo, permitiria observar como são garantidos os Direitos indicados, os Deveres e a própria perspectiva da Democracia, que se desdobra em todos os Direitos Fundamentais; bem como transformar as principais críticas do senso comum em aprendizagem constitucional, ética: uma crítica da crítica. 

"Desde então mantive a ideia de retomar a CF88, em outro formato. Isso só foi possível em 2020, em conjunto com outras pessoas. Também foi quando percebi que não havia nenhum curso igual, lendo e debatendo a Constituição inteira: tem um ineditismo no trabalho. E o mais interessante é que tivemos o envolvimento de juristas, professores, estudantes, militantes, líderes sociais, pesquisadoras, cientistas. Inclusive, trouxemos duas crianças para falarem sobre a infância", completa Martinez. 

Durante a pandemia, em 2020, o curso foi elaborado para ser transmitido virtualmente. Foi aí que nasceu o canal do Youtube. A primeira edição em formato remoto aconteceu em 2021, com mais de 30 encontros, duas vezes por semana. "O curso sobre a Constituição foi muito abrangente, destinou-se a um público leigo e especializado; tivemos participações do exterior - enquanto estudantes ou palestrantes. Foram cerca de 800 inscrições", lembra o coordenador da iniciativa. 

Como resultado desse esforço, a iniciativa recebeu uma menção honrosa da Câmara Municipal de São Carlos, pelo trabalho disponibilizado à população, com o oferecimento de um conhecimento aprofundado - embora nem sempre digerível na primeira leitura - da CF88. 

Todos os conteúdos do canal A Ciência da CF88 podem ser acessados gratuitamente no YouTube, em www.youtube.com/c/ACiênciadaCF88.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Antropologia Política do Virtual - o fim da inteligência social

Antropologia Política do Virtual - o fim da inteligência social

É fato que, ao longo dos séculos, alguém sempre apontou para o Armagedon – e a Segunda Grande Guerra, com o implemento da Bomba Atômica, seguindo-se

Uma caneta

Uma caneta

Tenho lembrado muito do isolamento. E que se impôs como nosso isolamento. - como ironia radical, o que nos trouxe, nos levou. Mas somos melhores do qu

Não fiquei bonzinho - nem na casa da vovó

Não fiquei bonzinho - nem na casa da vovó

Quando você cuida da sua gata na pandemia, e a gatinha de 4 patas exige ser a dona da casa você aprende algumas coisas. A primeira e muito óbvia diz

Consciência é a Consciência da Consciência - é a coisa conhecível por “alguém que pode conhecer”

Consciência é a Consciência da Consciência - é a coisa conhecível por “alguém que pode conhecer”

Coisa, objeto conhecível por alguém (sujeito cognoscente) é o que se pode conhecer em algum momento. Esse “pode conhecer” tem três sentidos básicos:

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)