Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

ALIÁS


ALIÁS - Gente de Opinião

Mais um belíssimo texto (crônica, artigo?) de Ricardo Kotscho, que você pode ler no rodapé[1]. Kotscho é um dos maiores jornalistas que já tivemos, criador do "jornalismo de clima": não mais verificado, hoje foi substituído pelo "jornalismo literário". 

Se não tivesse seguido pelas Ciências Sociais, teria sido jornalista. Em algum momento, consegui a autorização formal junto ao Ministério do Trabalho para a atuação no jornalismo. Nunca empreguei desse modo, mas me utilizo para o “segredo das fontes”.

Aliás (1), meu primeiro emprego foi numa redação (dos antigos jornais impressos), fazendo a cobertura de educação. 

Aliás (2), mantive uma coluna nesse Jornal da Manhã, impressa, recebida em casa, recortada e arquivada, por 20 anos. Acabou quando mudei para São Carlos. 

Tenho saudade da coluna impressa. 

Aliás (3), uma outra coluna, em outra redação, no Jornal Diário de Marília, chamava-se Citizen (veja a foto), pois acreditava ser possível avançar o tempo da cidadania: Citizen também era ou é uma marca de um relógio.

Aliás (4), acho que vou aproveitar o clima deste domingo (frio e nublado), tomar um café. E escrever uma crônica.

(curiosidade: Alias, sem acento, em espanhol, é sinônimo de apelido. Ao longo da vida, tive vários. Porém, só uma vez assinei com pseudônimo – a situação narrada, complicada e perigosa, assim exigia)

Aproveite, faça a sua invenção, entre palavras e recordações. Fale sobre algum(a) personagem que já vestiu sua pele

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma caneta

Uma caneta

Tenho lembrado muito do isolamento. E que se impôs como nosso isolamento. - como ironia radical, o que nos trouxe, nos levou. Mas somos melhores do qu

Não fiquei bonzinho - nem na casa da vovó

Não fiquei bonzinho - nem na casa da vovó

Quando você cuida da sua gata na pandemia, e a gatinha de 4 patas exige ser a dona da casa você aprende algumas coisas. A primeira e muito óbvia diz

Consciência é a Consciência da Consciência - é a coisa conhecível por “alguém que pode conhecer”

Consciência é a Consciência da Consciência - é a coisa conhecível por “alguém que pode conhecer”

Coisa, objeto conhecível por alguém (sujeito cognoscente) é o que se pode conhecer em algum momento. Esse “pode conhecer” tem três sentidos básicos:

Fuga das “Mentes Brilhantes” - E os cérebros que ficaram, continuam pensando?

Fuga das “Mentes Brilhantes” - E os cérebros que ficaram, continuam pensando?

A produção de ciência no Brasil acontece, via de regra, nas universidades públicas. É de lá onde saem os quadros da produção científica, isto é, aqu

Gente de Opinião Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)