Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

“7 de setembro”


“7 de setembro” - Gente de Opinião

Faz um ano, precisamente, nós escrevíamos aqui sobre o 7 de setembro. Lá como cá havia uma sombra, um fosso, a corrupção do ideário, a beligerância de quem sente prazer na dor pungente e na morte programada do povo. Método obscuro, típico do grupo ora no poder.

Isso aí não é o 7 de setembro, mas é o que se tornou. Com o aprisionamento do Estado pelo Governo, pelo Palácio, nem os três Poderes são exatamente três. Na prática são dois, pois o Legislativo (feito refém do Centrão, pragmático como ninguém) é dócil e obediente ao Executivo. O Judiciário, sobretudo o Supremo Tribunal Federal (STF), tem parcelas de resistência – ainda que o país “terrivelmente evangélico” por lá também esteja representado. Uma importante trincheira ainda está aberta.

No geral, esse 7 de setembro reflete a mesma obra fascista de aprisionar o Estado, a fim de que se executem as obras do Fascismo Nacional. Apenas a título de exemplificação, dos terrivelmente evangélicos que anseiam por um Estado Teocrático – os laivos do Estado Islâmico são vistos a olhos vivos –, vejam que a Polícia Rodoviária Federal recebeu uma cartilha incitando (hoje) à leitura da Bíblia, mas que (amanhã) poderá vir a ser cultuada obrigatoriamente. Talvez seja questão de tempo, a depender da evolução dia fatos.

A função da polícia, de qualquer polícia – desde a Politia, na Grécia antiga – não é rezar ou abrir-se para ver Jesus na goiabeira. Até porque nem todos gostam de goiaba e, também, porque goiabas podem ter bichos em seu ventre.

A polícia tem por funções essenciais três tarefas óbvias: prevenção, investigação e repressão ao crime. Rezando ou não, é isso que o povo espera, é isso que manda a Constituição Federal de 1988. Além do mais, crentes ou não, o povo ateu - e de qualquer denominação religiosa - igualmente merece uma atenção institucional – dentro dos marcos legais. Tanto quanto o policial ateu tem todo o direito do mundo de pregar o ateísmo, desde que sua pregação não interfira em seu trabalho.

Em contexto semelhante, as demais secretarias e ministérios andam conclamando os servidores públicos a participarem do cercadinho do 7 de setembro. Por hábito, os e-mails do tal “sougov” estão destinados à lixeira – exatamente porque o lugar do lixo é no lixo, mesmo. Simples assim.

Outra corrupção monumental do ideário está na apropriação indébita do “verde e amarelo” (com ou sem o escudo da CBF) como cores do governo – quando, na verdade, são as cores da bandeira. Neste caso, é a Nação que se curvou ao Estado, tendo-se corrompido o ideário nacional de acordo com os interesses palacianos.

O Duce fez essa cartilha, na Itália fascista. O que temos aqui é cópia barata – turbinada por redes sociais –, porém, com desfecho anunciado (aos olhos abertos) de fracasso, farsa ou tragédia. Que é tudo farsa já sabemos faz muito tempo; resta-nos verificar se será um fracasso retumbante ou a tragédia – há muito anunciada, em verde e amarelo. Aguardemos os próximos capítulos.

Apenas para registrar: a trilogia “Subterrâneos da liberdade” (Os ásperos tempos, A agonia da noite, A luz no túnel), de Jorge Amado, passada no período do Estado Novo, guarda impressionante similaridade com o cenário brasileiro de 2022. Um texto absolutamente atual, que precisa ser (re)lido por todos aqueles que se preocupam com os destinos da Nação. A história se repete…e tanto se repete que a misoginia - enunciada no debate de ontem - ainda nos assombra com o barbarismo imoral, como massacrou uma Teresa Batista Cansada de Guerra, do mesmo clássico de Jorge Amado.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fuga das “Mentes Brilhantes” - E os cérebros que ficaram, continuam pensando?

Fuga das “Mentes Brilhantes” - E os cérebros que ficaram, continuam pensando?

A produção de ciência no Brasil acontece, via de regra, nas universidades públicas. É de lá onde saem os quadros da produção científica, isto é, aqu

Mito do caramelo (1)

Mito do caramelo (1)

          O mundo inteiro sabe que o caramelo é um bem cultural, uma conquista imaterial e um patrimônio genético da humanidade. O caramelo só ocorr

Pensamento escravista no século XXI - Exploração do trabalho e a hegemônica violência contra os Direitos Humanos

Pensamento escravista no século XXI - Exploração do trabalho e a hegemônica violência contra os Direitos Humanos

       Todos os dias têm trabalho escravo acontecendo no Brasil. Todo dia está em vigência o pensamento escravista neste nosso regressivo e repressi

Mito da sala escura

Mito da sala escura

            O Mito da sala escura é meio, bastante, brasileiro. Não se confunda com o Mito da caverna, esse que tem uma enorme sofisticação filosófi

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)