Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Semed leva Seminário de Educação do Campo ao Baixo Madeira


 

Depois de Porto Velho e Ponta do Abunã (Extrema e Nova Califórnia), o 2º Seminário de Educação do Campo, agora vai ser realizado também em São Carlos, nesta terça e quarta-feira, dias 6 e 7, e, posteriormente, em Calama, nos dias 9 e 10 de maio. Na pauta, uma ampla discussão no sentido de buscar alternativas para a definição de um projeto político-pedagógico, envolvendo a grade curricular, a legislação e a estruturação escolar.

“Com esse seminário, pretendemos discutir a realidade das escolas da zona rural e levantar propostas de ensino diferenciado da zona urbana. Buscaremos também debater as necessidades dos alunos que moram no campo, oferecendo formação para os professores que estão em sala de aula. Tudo isso visando sempre a melhoria da qualidade do ensino na zona rural”, destaca a secretária de Educação de Porto Velho, Fátima Ferreira.

Durante o seminário nos distritos do Baixo Madeira, segundo a técnica da Divisão de Inspeção Escolar Municipal (DIEM) da Semed, Janayara Dede, os técnicos da secretaria vão levantar a realidade das escolas rurais de São Carlos e Calama, bem como ensinar noções básicas sobre as questões de legislação, autorização e funcionamento das escolas, além da estruturação escolar – instrumentais da Secretaria Escolar. O evento tem como tema “Oficina na Escola: Legislação e Escrituração em Debate”.

Nos dias 26 e 27 de abril foi concluída a etapa do seminário em Ponta do Abunã, mas as discussões sobre a melhoria da educação do campo aconteceram mesmo na Escola “13 de Maio”, no distrito de Extrema, onde estiveram presentes professores e alunos também de Nova Califórnia e Vista Alegre do Abunã. Assim como na Capital, no Núcleo de Ensino de Ponta do Abunã (NEPA), foram debatidas as alternativas para melhorar, cada vez mais, a qualidade do ensino nas escolas públicas das zonas rurais de Porto Velho, através de uma maior interação entre professores e alunos.

“O que pretendemos, na verdade, é definir um projeto político-pedagógico, envolvendo a grade curricular, a legislação e a estruturação escolar”, destacou a chefe da DIEM, Luciana Basílio dos Santos. A expectativa do prefeito Roberto Sobrinho e da secretária Fátima Ferreira é que o seminário, como um todo, produza os resultados que os técnicos da Semed buscam para definir um modelo de educação, de acordo com a realidade de cada escola da zona rural.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)